21/02/2022 às 13h43min - Atualizada em 21/02/2022 às 17h51min

NeoAssist promove iniciativa sobre igualdade religiosa e de gênero em ambiente de trabalho

Empresa de tecnologia especialista em atendimento ao cliente concede "day-off" para pessoas de diferentes crenças e aumenta licenças dos pais

SALA DA NOTÍCIA NeoAssist

A inclusão é essencial para um ambiente de trabalho acolhedor e diverso, mas poucas empresas brasileiras fomentam ideias que incentivem um cenário profissional mais agradável. De acordo com um estudo global realizado pela PwC, 76% das companhias entrevistadas dizem que o tema é um valor ou uma prioridade, porém apenas 5% delas estão tendo sucesso na iniciativa. Uma das corporações que se destacam no mercado por essa questão é a NeoAssist - empresa de tecnologia especializada em atendimento ao cliente -, que acaba de anunciar o lançamento de uma ação para ampliar a equidade de gênero e liberdade religiosa no seu ambiente de trabalho. 

Atualmente com mais de 70% de colaboradores que fazem parte de grupos minoritários, a companhia passa a conceder a mesma quantidade de datas religiosas, estabelecidas como feriados no Brasil, para pessoas de diferentes religiões. Dessa forma, elas poderão tirar o dia livre nas ocasiões sem desconto de salário, banco de horas ou benefícios. “Todos os colaboradores irão ter até 7 folgas durante o ano para celebrar as datas importantes e sagradas dentro de sua religião e/ou expressão de espiritualidade, isso tendo como base os feriados nacionais, estaduais e municipais de São Paulo. Já para pessoas que possuem suas datas religiosas/espirituais contempladas pelo calendário civil serão concedidos 3 dias adicionais à sua escolha, com base nas celebrações”, explica a CEO da NeoAssist, Anna Moreira Bianchi.

Outra novidade da NeoAssist é o aumento da Licença Paternidade. Assim como a Licença Maternidade, os pais poderão se dedicar exclusivamente aos cuidados dos filhos recém-nascidos por até seis meses. Além disso, os colaboradores poderão solicitar a Licença Parental Adotante para crianças de até 18 anos. Pela lei, só são contempladas adoções de crianças com até 8 anos. “Para que as sociedades e as economias possam avançar, os indivíduos precisam ter acesso simultâneo ao trabalho e à parentalidade. Facilitar essa escolha significa garantir que as estruturas necessárias de apoio sejam implementadas por meio de políticas voltadas para a família, que incluem a licença parental”, ressalta Bianchi.

"Nosso objetivo é criar um ambiente que valorize a tolerância e a igualdade sob todos os âmbitos, pois assim conseguiremos ajudar os colaboradores a alcançar uma maior realização pessoal e profissional. Consideramos bem-estar, saúde mental e liberdade aspectos fundamentais para a equipe, o que só é possível com ações voltadas para a diversidade e a inclusão. Vale ressaltar que essas alterações que anunciamos foram sugeridas pelos próprios colaboradores e definidas por uma votação dos comitês internos desses recortes.", completa a executiva.

Diversidade
Priorizar as pessoas sempre esteve no propósito da NeoAssist, mas foi justamente o isolamento social, provocado pela pandemia de Covid-19, um dos estopins para intensificar essa mentalidade internamente. Um grande exemplo disso foi a criação do Coletivo Mergulhar, comitê focado na atração, retenção e desenvolvimento de talentos diversos, lançado em abril de 2021. A sua finalidade é fazer com que trabalhadores pertencentes a grupos minoritários possam ocupar espaços que não ocupavam antes na sociedade, crescendo, portanto, no ambiente de trabalho - e, consequentemente, no âmbito pessoal. 

Com as aplicações de Censos, a companhia foi capaz de estabelecer métricas ao longo dos anos que comprovam a eficácia da sua política inclusiva. Os dados mostram que de 2019 a 2021 houve um aumento de 10% no número de mulheres na empresa, e hoje elas representam 40% dos colaboradores e são maioria no nível de Gerência. Há, pela primeira vez, a representatividade de pessoas trans dentro da empresa (3,03% do quadro de funcionários), inclusive em cargos de liderança. A representatividade de pessoas negras também evoluiu para 20,3%. Além disso, 20% dos funcionários declaram fazer parte da comunidade LGBTQIA+.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »