21/02/2022 às 09h08min - Atualizada em 21/02/2022 às 18h11min

Quando a criança começa a ler livros?

Facilitar a leitura para crianças é um dever do adulto

SALA DA NOTÍCIA Educação em destaque
Ler é um presente.
Facilitar a leitura para crianças é um dever do adulto. 

Mas a pergunta é, quando a criança começa a ler livros? Ou ainda quando devo começar a liberar livros para os meus filhos? 
A resposta pode ser complexa e tem diversas perspectivas diferentes, contudo a verdade é que cada criança tem o seu tempo. Mas como pais e educadores devemos sempre incentivar a leitura. 
Portanto definir uma faixa etária para livros na infância pode ser algo diferente em função da potencialidade de cada mini leitor. 
Por isso o ideal é que pais e educadores mostrem as vantagens e despertem em seus pequenos a vontade e o prazer da leitura, começando por exemplos com a leitura compartilhada. 
Toda a vez que um educador faz uma leitura, com diferentes vozes, caretas e demais possibilidades de interpretação, ele está certamente associando algo divertido e prazeroso a uma leitura. Então não importa tanto a etária definida entre os livros infantis, simplesmente crie o hábito de ler para sua criança.

Ainda assim, pensando em apoiar pais e educadores com informação elaboramos uma relação de leitura e faixa etária: 
1-3 anos. Explorador – Trabalhe a leitura compartilhada, use palavras, imagens e sons para ganhar a atenção da criança na leitura. Lembre-se até os 3 anos a criança está explorando o máximo dos 5 sentidos. Ajude ela nesta aventura!

4-6 anos. Pré-leitor – Continue trabalhando com a leitura compartilhada, porém comece a dar mais autonomia para a criança. O livro deve ficar nas mãos dela e ela começar a folhear sozinha. Além disso é importante ajudá-la a identificar letras, palavras e quando possível, formações de sentenças.
 
7-9 anos. Iniciante – Aqui a criança já começa a entender de maneira autônoma algumas histórias. Tente desafiar a criança com a complexidade dos livros ajudando assim a desenvolver uma fluência linguística e ampliar seu vocabulário. Acredite, livros de aventura ficção e fantasia podem surpreender no ganho de atenção desta criança à leitura.

10-12 anos. Entusiasta – Agora a criança, pré-adolescente já tem autonomia leitora, capaz de ler textos mais densos e complexos. A leitura aqui pode ajudar muito a criança desenvolver o pensamento crítico. Ficção, romance, aventura e suspense podem ser boas opções. Deixe a criança se aventurar! 

13+ anos. Fluentes – Com mais de 13 anos a criança já deve ter total autonomia e interesse pela leitura. O incentivo dos pais e educadores é fundamental. Tirar a criança das telas e leva-la para as páginas é provavelmente um dos atos de amor mais importantes que um adulto pode fazer para as crianças do século 21.
Lembre-se a leitura é uma das melhores formas de desenvolver o cérebro, tanto da criança quanto do adulto. O fato de ler um simples livro pode gerar uma quantidade de sinapses neuronais incrivelmente significativa no cérebro, por isso, ajude sua criança a criar esse hábito!

Clique e conheça a Asteriumland

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »