22/02/2022 às 15h11min - Atualizada em 22/02/2022 às 17h20min

5 Aplicações financeiras para investir dinheiro em 2022

SALA DA NOTÍCIA Victor A

Se você tem acompanhado as notícias econômicas, sabe que a economia mundial está uma bagunça no momento. Isso pode fazer com que seja um pouco difícil entender quais as melhores aplicações financeiras para investir dinheiro em 2022. Afinal, você não quer perder seu dinheiro em uma aplicação de pouco sucesso, não é mesmo? Ao mesmo tempo, não quer aplicar em uma opção que não vai render tanto assim, sendo que existem outras melhores.

Na situação atual, vemos que a inflação segue em alta e com projeção de ser ainda significativa em 2022. Isso tem ativado uma resposta do Banco Central via aumento da Taxa Selic, para tentar freá-la. Só em uma reunião do COPOM em janeiro de 2022, o Banco Central aumentou a Selic em 1,5 pontos, algo que já tinha acontecido nos últimos dois encontros do COPOM. Ou seja, do final de setembro até o final de fevereiro, a Selic foi de 6,25% para 10,75%, um aumento de 4,5 pontos percentuais.

Nesse cenário, quais são as aplicações financeiras para investir dinheiro em 2022? É o que veremos a seguir!

5 aplicações financeiras para investir dinheiro em 2022

1. Tesouro Direto

Com a inflação em alta e a Selic também subindo em níveis bem altos, as aplicações de Renda Fixa se tornaram cada vez mais interessantes. De certa forma, esse é um retorno dos títulos de Renda Fixa, que foram “desprezados” desde a queda da Selic a níveis mínimos históricos e um aumento do interesse na Bolsa de Valores nos últimos anos.

Atualmente, é possível encontrar títulos prefixados do Tesouro Direto com rendimentos garantidos de mais de 11% ao ano. É uma ótima opção para quem quer pegar um valor guardado e mantê-lo rendendo para a aposentadoria, por exemplo. Poucas são as opções de investimento com rendimento garantido tão alto.

Há também a opção de pegar títulos atrelados à inflação, que rendem bastante nesse momento de inflação mais alta.

Outras opções de Renda Fixa, como CDB ou LCI/LCA, também são interessantes, mas contam com regras mais complexas do que o Tesouro Direto. Você pode até encontrar opções melhores, mas teria de procurar bastante e, possivelmente, seriam de bancos pouco reconhecidos.

2. Ações na Bolsa

Se a Renda Fixa está em alta, significa que a Renda Variável está em baixa? Não necessariamente. Muitas opções de Renda Variável seguem bem atrativas, especialmente se você souber o que está fazendo.

Um exemplo é comprar ações na Bolsa. É verdade que a qualidade especulativa do Day Trade faz com que ele seja, ao mesmo tempo, mais interessante em momentos de crise, mas também muito mais arriscado. No entanto, o que é realmente vantajoso é a estratégia Buy’n’Hold. 

Essa estratégia consiste em comprar ações para segurá-las por muito tempo, esperando a sua grande valorização no longo prazo. Para escolher os papéis a comprar, é vital saber como fazer valuation de empresas para entender quais são as companhias com melhores perspectivas de valorização.

3. Fundos de investimento

Se você quer aproveitar vários tipos de investimentos ao mesmo tempo e ter uma exposição mais controlada ao mercado, acompanhado por investidores e gestores profissionais, sua melhor alternativa são os Fundos de Investimento.

Eles são muito versáteis e existem combinações quase infinitas de composições de Fundos. Existem alguns focados em criptomoedas, outros em apenas Renda Fixa e por aí vai. Portanto, faça uma boa seleção de fundos e analise quais deles falam mais com você e suas necessidades.

4. Criptomoedas

Você deve ter visto no jornal o crescimento gigantesco do Bitcoin em 2020 e alguns resultados igualmente incríveis em 2021, não é mesmo? Mas será que em 2022 ela e outras criptomoedas vão apresentar bom resultado? A expectativa é que sim.

Muitas pessoas têm questionado a Bitcoin em 2022, mas muitas outras criptomoedas surgem como alternativas para grandes ganhos. No entanto, lembre-se de que essas moedas não possuem lastro e, portanto, são muito voláteis. Elas podem sim ter esticadas de valor gigantescas, mas podem ter quedas muito bruscas. Só invista se souber o que está fazendo.

5. Opções

Um mercado bagunçado, pouco previsível, é muito fértil para cenários improváveis e para investidores querendo se proteger. Isso significa, portanto, que as Opções se tornam particularmente vantajosas.

As Opções são contratos negociados na Bolsa que permitem que o investidor faça ou não determinada ação, dependendo do cenário descrito no contrato. Comprá-los e vendê-los pode ser uma excelente maneira de lucrar em um cenário mais instável.

Agora que você já viu essas aplicações financeiras para investir dinheiro em 2022, é hora de colocar o conhecimento em prática e começar a planejar a sua carteira para este ano. Lembre-se de que não existe investimento ruim: apenas uma carteira descalibrada e sem proteção. Por isso, invista sim em Renda Variável e também em Renda Fixa. Ambas ajudarão seu patrimônio a crescer.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto e diga em quais aplicações financeiras para investir dinheiro em 2022 você pretende alocar seus recursos!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »