22/02/2022 às 10h49min - Atualizada em 22/02/2022 às 17h32min

O Boticário cria experiência in game com evento de Carnaval inédito no Avakin

Em parceria com a BBL e a AlmapBBDO, a marca aposta em jornada do consumidor e reforça presença no cenário gamer com experiência imersiva de beleza e ações de conteúdo digital

SALA DA NOTÍCIA Leandro Gléria
https://bbl.gg/
Depois do sucesso da estreia no universo gamer em 2021, O Boticário retorna ao jogo de realidade virtual Avakin Life, que permite que o usuário crie seu próprio avatar. O projeto, idealizado em parceria com a BBL, empresa one-stop-shop especializada em games e e-sports, e com a agência AlmapBBDO, estará ativo entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março, um dos períodos mais esperados pelos usuários do jogo – quando  ocorrerá o Carnaval.
 
A ativação da loja in-game prevê atividades exclusivas por período limitado, como a criação de dois blocos temáticos de Carnaval nomeados com marcas do Boticário: Intense e Match, a disponibilização de tutoriais e conteúdo de vídeo no cinema virtual do jogo, bots exclusivos, desafios e concursos de maquiagem e cabelo, encorajando o jogador a ousar na customização de avatares, curtir a folia virtualmente e trazer as dicas para o mundo fora da tela.
 
A ação de carnaval e a reativação da loja no jogo é mais um passo do Boticário na estratégia de ampliar o diálogo e promover experiências diferenciadas que conectam o mundo in e out game com os mais diversos públicos, incluindo o consumidor gamer, que já atinge status da chamada mídia de massa. “Precisamos estar onde os nossos consumidores estão. Hoje, já temos um mindset analítico e data-driven. Com isso, precisamos entender com profundidade esse público, escutando ativamente a comunidade e, a partir dessa escuta, conectar nossas marcas com a linguagem, os produtos e serviços relevantes, atrelando a audiência com uma estratégia personalizada. Não podemos falar de evolução e construção de futuro do nosso negócio e da comunicação, sem estarmos conectados com os Gamers" – comenta Natalia Calixto, Diretora de Mídia, BI, CRM & Insights.
 
Durante o período de ativação, as atividades irão engajar e proporcionar benefícios aos gamers, que deverão escolher um dos blocos que estarão na Praça do Brasil para curtir a folia, onde poderão interagir com a ação e somar pontos. Na dinâmica, o bloco campeão ganhará uma festa especial, aberta ao público e tematizada com suas cores.
 
“O Carnaval é uma data que tem tudo a ver com O Boticário e com a expertise da BBL no segmento de games e eSports vamos criar momentos especiais por meio da beleza e inserir a marca de forma ainda mais natural e efetiva no Avakin, sempre trazendo ações em que o gamer seja recompensado com vantagens e benefícios. Tudo foi pensado para melhorar a experiência da comunidade com a marca”, explica Nando Cohen, CEO da BBL, sobre a escolha da data festiva para a nova ativação.
 
Outra preocupação da marca é a jornada do consumidor, considerando um olhar diferente para cada nicho de maneira estratégica e focada na expectativa de quem pretende impactar. “A nossa primeira ativação no Avakin Life em 2021, nos permitiu capturar insights do consumidor para retomar com uma experiência mais marcante e inovadora. Em linha com nossa estratégia de atuação em games e conexão com novas audiências, criamos uma experiência imersiva virtual inovadora e hiper-realista”, comenta Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo Boticário.
 
A Gestora de Parcerias da Lockwood Publishing, Catarina Água-Mel, ficou muito feliz pelo retorno da marca ao game. “A primeira ação com o Boticário foi incrivelmente bem recebida pelos jogadores que adoraram a loja e a experiência. Voltar a receber a marca para celebrar o Carnaval com os jogadores é um prazer e temos a certeza que será mais um êxito.”
 
Além das ativações em torno do Carnaval, os players terão acesso a skins do Boticário que poderão ser adquiridas na loja da marca, onde a consultora Thaty estará pronta para recebê-los. As personalizações fazem referência a produtos reais das categorias de maquiagem e cabelo, traduzindo em cores e benefícios os itens do portfólio selecionados para essa nova entrada. De maquiagem, as opções são o Lápis para Olhos Berinjela Uvinha Artística Intense by Manu Gavassi, a Sombra Matte Compacta Azul pra Meditar Intense by Manu Gavassi, o Batom Cremoso Rosa 260 Intense, entre outros. E para os cabelos, dentre a variedade de itens, temos o Match Tônico do crescimento.
 
Outra ação inédita será a exibição de vídeos com tutorias de make e looks no AvaBytes, o cinema  do Avakin, para que os jogadores possam aproveitar as dicas para seues avatares e também fora do game.  "Este é mais um movimento de uma estratégia 360 e crescente de games para O Boticário, com objetivo de se consolidar, cada vez mais, como a marca preferida na categoria para o público gamer. Nosso desafio em mídia é ampliar os pontos de contato com este target, mas também criar relações profundas. Retomar a ativação em Avakin é a prova disto.  Estamos dando sequência na nossa relação com os jogadores do real life games em um momento em que as conversas sobre as festividades começam a aquecer”, destaca Suellen Kiss, Diretora de Mídia da AlmapBBDO.
 
O Boticário no universo gamer   
Além das ações em Avakin Life, a marca também está investindo em outras frentes do universo gamer, no início desse ano, deu início a parceria com o time feminino da equipe de eSports Black Dragons. A relação que vai muito além do patrocínio, iniciou com campanha cocriada e estrelada por atletas do time, com uma assinatura que traz a conexão entre o universo de beleza e dos games. E também trazendo essa relação dos dois mundos, um ensaio fotográfico intitulado “Por Trás do Avatar”, mostra o amor que move as atletas de eSport e toda sua potência, retratando a beleza da sinergia da equipe e a singularidade das atletas.
 
O Boticário acredita que incentivar a notoriedade, profissionalismo, treinamento e crescimento do time feminino contribui para um cenário mais inclusivo, por isso a parceria conta ainda com ação de envelopamento de um novo espaço de treinamentos, além de uma estratégia de comunicação 360, incluindo podcast, encontro no Spaces do Twitter, lives do Twitch, plataforma nativa dos gamers, e também conteúdos exclusivos.
 
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