23/02/2022 às 10h20min - Atualizada em 23/02/2022 às 13h11min

Nova obra da Edusp analisa relação da arte verbal e não verbal na Antiguidade

Caio Prates

SALA DA NOTÍCIA Murilo do Carmo Janelli
A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lança "A Representação e seus Limites: Pictura Loquens, Poesis Tacens", do professor Paulo Martins, que examina o tratamento das imagens verbais e não verbais na Antiguidade Clássica. A obra é fruto da tese de livre-docência do autor e apresenta como as diferentes formas de arte se relacionam e interferem na forma como se enxerga o presente e o futuro.
Para tanto, Martins se debruça sobre autores-chave da romanidade, como Catulo, Cícero, Virgílio, Propércio, ligando-os a ícones da cultura grega como Homero, Platão, Aristóteles, além de pintores célebres da estátua de Zêuxis, por exemplo. O estudo busca definir um conceito que se entrelace a todos os autores, gêneros e artes em representações discursivas e iconográficas. 

Paulo Martins é graduado em latim e grego, mestre e doutor em letras clássicas e livre docente de língua e literatura latina na USP, onde é professor associado. Ele é o atual diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

O autor foi professor de língua e literatura latina em diversas universidades particulares de São Paulo e na Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis), além de ter sido professor de literatura brasileira e língua portuguesa no ensino médio em colégios de São Paulo. Foi visiting professor no King's College London, visiting fellow na Yale University, e academic fellow do Institute of Classical Studies da School of Advanced Studies da University of London.

 
Mais informações - Ex-Libris Comunicação Integrada
Caio Prates - (11) 99911-2151
Fabio Galiotto - (43) 98455-1157
Murilo Carmo - (11) 97123-4167
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »