23/02/2022 às 15h20min - Atualizada em 23/02/2022 às 17h12min

Cia Raros Circus aborda temática ambiental para estudantes de 14 cidades do interior de São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A EMEF Professora Amélia da Silva Passos Macchetti, de Brodósqui, recebe, nesta quinta-feira (24), o espetáculo “Reciclown Circus”, produção da Cia Raros Circus, de Ribeirão Preto, em apresentação única e exclusiva para os alunos da escola, às 10h. A sessão integra a nova temporada do grupo, que até o final de abril fará 14 apresentações em escolas municipais e estaduais de Ribeirão Preto e região.

A temática ambiental é o foco de “Reciclown Circus”, comédia que une circo e teatro para chamar a atenção do público para questões como ‘o que é o lixo?’, ou ‘como ressignificar e reutilizar os objetos que a sociedade descarta?’. O desenrolar do roteiro é conduzido pela conversa entre um gari e um catador de materiais recicláveis, colocado em cena como um agente ambiental.

Poético e divertido, o espetáculo aborda a importância de pequenas ações e seus impactos na vida de todos em meio à ótica da sociedade do consumo. O tempero mágico que encanta crianças e adultos fica por conta dos números de malabarismo, mágica, equilibrismo, acrobacias e manipulação de objetos.


De acordo com João Marcílio, artista da Raros Circus, a inspiração do “Reciclown” veio da observação da produção de lixo pelos brasileiros, que cresce a cada dia. “A intenção deste trabalho é a de despertar, de maneira lúdica, a reflexão sobre separação, reutilização e reciclagem do lixo e sobre o papel de cada um na conscientização e transformação do modo como lidamos com o lixo que produzimos”, fala Marcílio.

Três em um

Voltada para o público infantojuvenil, com idade entre nove e 17 anos, cada sessão da peça terá três momentos distintos, conforme explica Fábio Brasileiro, coordenador geral da Raros Circus. “Começamos com uma oficina de malabarismo com materiais reciclados. Depois, fazemos a apresentação do espetáculo e encerramos com uma roda de conversa com os estudantes, que é sempre um momento especial de troca de conhecimentos”, diz Brasileiro. “Acreditamos que a arte não é um fim em si mesma e pode ser usada como ferramenta pedagógica”, completa o coordenador.

Projeto aprovado no edital Proac 08/2021, de Circulação de Espetáculos para o público infantojuvenil no Estado de São Paulo, a produção foi classificada em quinto lugar entre 307 projetos inscritos. A temporada de “Reciclown Circus” nas escolas deverá alcançar em torno de três mil estudantes.  A estreia da temporada aconteceu em Cajuru no dia 17 de fevereiro. Após Brodósqui, as próximas agendas já definidas são em Santa Cruz da Esperança (4/3), Jurucê (7/3) e Luiz Antônio (30/3). Ao todo, a cia fará 14 apresentações e está em fase de fechamento de data com escolas de outras cidades.

Sobre a Cia Raros Circus
Fundada em 2016 em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circus é um grupo circense de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.

Desde 2017, a Cia Raros Circus realiza apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil, como o sertão nordestino, além de circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças. 

Em 2018 e 2019, o grupo foi premiado com o edital ProAC de número circense e de produção e circulação de espetáculos circenses, respectivamente com “Clownflitos Amorosos” e “Clownfusão, os Internacionalmente desconhecidos”, que permitiu a apresentação online deste espetáculo em 69 unidades da Fundação CASA. Também pelo ProAC, a produção “Reciclown Circus” foi vista virtualmente pelo público das dez cidades que mais sofrem com a poluição no Estado de São Paulo.

A companhia é presença constante - e premiada - em festivais nacionais, como o Festival Internacional de Circo (FIC), Festival Paulista de Circo, Festival Arte por Todo Lugar, Festival Circo na Praça e Festival de Janeiro. Oficinas formativas também compõem o cardápio de atuação da Raros Circus. Para conhecer melhor, acesse https://www.instagram.com/ciararoscircus/ e https://www.facebook.com/ciararoscircus.

Serviço
Temporada do Espetáculo “Reciclown Circus”, com Cia Raros Circus – Circuito em Escolas 

Datas e Horários/Cidades
24 de fevereiro, 10h - Brodósqui
Local: EMEF Professora Amélia da Silva Passos Macchetti 

4 de março, 11h30 – Santa Cruz da Esperança/SP 
Local: EMEF "Olympio Pereira Conceição"

7 de março, 10h30 – Jurucê/SP 
Local: “EMEF Dr. Mário Lins”   

30 de março, 15h – Luis Antônio/SP
Local: Anfiteatro Municipal Luiz Penha “Didi”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »