23/02/2022 às 16h46min - Atualizada em 23/02/2022 às 21h01min

Novos dados da Polar revelam jeito inesperado da Geração Z manter-se ativa

O que começou como uma tendência pandêmica permaneceu, pois a caminhada continua sendo uma das principais atividades para os jovens

SALA DA NOTÍCIA Gabriela Mota
Divulgação
Dados recentes lançados pela Polar Brasil, líder mundial em wearables esportivos e tecnologia de frequência cardíaca, revela que a prática de caminhada continuou crescendo entre os jovens da Geração Z no ano passado. A atividade teve um aumento de 25% ano a ano, com usuários da Polar com idades entre 16 e 29 anos fazendo caminhada mais de três vezes por semana.

A popularidade dos treinos de caminhada começou em 2020, durante a pandemia, mas à medida que o mundo se adapta para viver com a COVID, a caminhada continua crescendo entre os mais jovens. Embora o pensamento tradicional leve a supor que as gerações mais jovens se concentrariam mais em exercícios de maior impacto e mais intensos em um esforço para obter mais benefícios físicos mais rapidamente, esses dados parecem sugerir uma mudança na percepção à medida que a Geração Z adota ainda mais a atividade de baixo impacto e alto benefício.

Os benefícios físicos e mentais da caminhada são bem documentados com estudos indicando que aqueles que caminham regularmente são mais saudáveis e vivem mais do que aqueles não praticam a atividade. A Dra. Raija Laukkanen do Polar Research Center explica: “Caminhar é uma das maneiras mais simples e eficazes de nos mantermos saudáveis dia a dia. Esse exercício versátil permite desvios de intensidade, tornando-o extremamente acessível. Além disso, como os lockdowns continuam afetando a saúde mental dos jovens, a caminhada pode ajudar a melhorar o humor, reduzir a depressão, tensão e estresse e até proporcionar noites de sono melhores.”

Não é de se surpreender que a tendência de caminhada também tenha contribuído para um aumento geral na contagem média diária de passos dos usuários da Polar. Os dados anônimos mostram quase 10.000 passos dados durante os meses de verão em 2021, o que representa cerca de 500 passos a mais por dia em média em comparação com 2020.

Essa tendência também está sendo vista em todo o mundo, com o Brasil vendo um aumento de 2% nos treinos de trabalho entre 2019 e 2020 e esse aumento sustentado até 2021. Em média, em todas as faixas etárias, as caminhadas duram mais de uma hora, com os usuários da Polar queimando cerca de 360 calorias por sessão.
Como essa tendência parece continuar, a Dra. Laukkanen também fornece algumas recomendações adicionais sobre como todos os caminhantes podem tirar o máximo proveito dos treinos de caminhada:
  1. Para obter resultados, nem sempre é preciso ter um treino de alta intensidade. Caminhadas lentas e de baixa intensidade podem ajudar as pessoas a manter a saúde cardiovascular.
  2. Exercícios de caminhada de alta intensidade, como a caminhada nórdica (usando bastões de caminhada) podem ser uma boa maneira de amplificar os resultados positivos da caminhada ao redor do corpo, utilizando mais músculos.
  3. Mudar o terreno de suas caminhadas também pode dar variedade à intensidade do treino. Por exemplo, subir ou descer ladeiras pode ter um grande impacto na intensidade de um treino de caminhada e pode gerar resultados ainda maiores.
  4. É recomendável caminhar com um grupo de pessoas para tornar a atividade mais uma experiência social. Embora isso possa não melhorar sua saúde fisiológica, pode ter um impacto positivo em sua saúde mental e níveis de estresse.
  5. Monitorar a frequência cardíaca durante sua próxima caminhada pode ajudar você a otimizar seu exercício e aprender mais sobre suas zonas de frequência cardíaca em diferentes contextos, garantindo o máximo proveito de suas caminhadas.

SOBRE A POLAR
Há mais de 40 anos, a Polar é pioneira em tecnologia esportiva wearable, ajudando os entusiastas do esporte – de pessoas que estão se exercitando pela primeira vez a atletas profissionais – a melhorar a saúde, o desempenho e o bem-estar geral. Reconhecida por uma dedicação incomparável à precisão científica, confiabilidade e uma experiência de usuário superior, a Polar se consolidou globalmente no setor como a parceira ideal para quem procura descobrir seu verdadeiro potencial. Nossa premiada linha de produtos inclui wearables esportivos pioneiros que funcionam perfeitamente com os aplicativos de treino e serviços em nuvem da Polar. 

SOBRE A PESQUISA DA POLAR
Os resultados da pesquisa da Polar são gerados com base em dados dos usuários do ecossistema Polar Flow em vários dispositivos Polar e mais de 12 mercados. Todos os usuários são maiores de 16 anos e se exercitam no mínimo uma vez por semana. A pesquisa incluiu um tamanho total de amostra acima de 1.000.000. Os resultados foram extraídos dos dados de usuários da Polar capturados entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021. Esses resultados foram calculados com base em dados de usuários individuais sem identificadores pessoais diretos. Os dados dos usuários foram tratados em massa para produzir os resultados de nível agregado apresentados.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »