24/02/2022 às 10h53min - Atualizada em 24/02/2022 às 14h11min

ISA CTEEP adere ao Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência da REIS

SALA DA NOTÍCIA Mara Júlia Miranda dos Santos

São Paulo, 24 de fevereiro de 2022 – A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é um desafio. Segundo o Instituto Ethos, mesmo com a promulgação da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91) voltada às empresas com mais de cem empregados, dados sobre a inclusão de profissionais com deficiência nas companhias mostram que apenas 30% das cerca de um milhão de vagas destinadas a essa população foram preenchidas. Durante a pandemia, esse cenário se tornou ainda mais preocupante: de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), cerca de 20% dos 849 mil postos de trabalho fechados eram ocupadas por pessoas com deficiência. 

Dificuldade para adaptar escritórios e fábricas, falta de mão-de-obra qualificada e reajuste no processo de contratação são alguns dos motivos dificultadores para as empresas cumprirem não somente com a cota estabelecida por lei, mas para irem além, ampliando sua função social e promovendo debates e melhorias para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Como mais um passo rumo à diversidade, para aumentar a participação no tema e para ampliar a contratação de pessoas com deficiência, a ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do País, aderiu ao Pacto Pela Inclusão da Empregabilidade de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, junto à Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS).

Com isso, a companhia assume cinco compromissos que deverão ser implementados na estratégia do seu Programa de Diversidade e Inclusão: comprometer a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência; desenvolver políticas e procedimentos com vistas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização; promover cultura e ambiente inclusivos e acessíveis a todas as pessoas com deficiência; comunicar e educar sobre os direitos e os deveres das pessoas com deficiência, além de incluir a temática na estratégia da empresa.

O Pacto considera os princípios, leis e normas de respeito aos direitos das pessoas com deficiência, sobretudo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas), a Lei Brasileira de Inclusão e a Carta de Compromisso da Rede Global de Empresas e Deficiência da OIT (Organização Internacional do Trabalho) - (Charter Principles - ILO Global Business and Disability Network).

“Acreditamos que nossas ações têm o potencial de impactar positivamente a sociedade à medida em que empoderamos nossos colaboradores e promovemos a equidade, inclusão e a valorização das diversidades. Sabemos que há ainda um enorme desafio para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e que precisamos avançar com urgência para efetivarmos o nosso papel social. Por isso, colocamos o tema no centro da nossa estratégia”, explica Cristhiani Chitero, diretora de talento organizacional da ISA CTEEP.

Atualmente, a empresa tem cerca de 70 vagas abertas. Para participarem dos processos seletivos, os interessados devem acessar o site https://isacteep.gupy.io/.

Diversidade

Em 2020, o Grupo ISA, ao qual a transmissora pertence, instituiu o Programa Outros Olhares, que direciona a estratégia de diversidade e inclusão da companhia, além de ampliar discussões e conscientização sobre o tema, por meio de quatro pilares: equidade de gênero; pessoas com deficiência; LGBTQI+ e étnico racial.  

No ano passado, pela primeira vez, a ISA CTEEP abriu inscrições para o Programa de Estágio voltado para diversidade e inclusão, com um processo seletivo destinado majoritariamente para mulheres, pretos e pardos e pessoas com deficiência.

Em equidade de gênero, a companhia já se destaca como a empresa com a maior participação de mulheres em cargos de diretoria executiva do setor elétrico brasileiro. São três profissionais, de um total de cinco, representando, portanto, 60% do quadro da alta liderança.

Em todo o Grupo ISA, o corpo gerencial de 29% é representado por mulheres, contra uma média de 18% em empresas da América Latina, segundo pesquisa realizada pela International Business Review em 2020. A companhia, há cinco anos, também promove a participação de mulheres em todos os conselhos de administração de suas subsidiárias.

Sobre a ISA CTEEP

Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por aproximadamente 21 mil km de redes de linhas de transmissão e 142 subestações (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo Multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total. 

 

Sobre a REIS

A Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) pela Empregabilidade da Pessoa com Deficiência é um movimento brasileiro, colaborativo, lançado em maio de 2012, no 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian, que contou com a participação de mais de 60 empresas, e tem como missão reunir e mobilizar empresas no Brasil para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, através do compartilhamento de conhecimentos e identificação de boas práticas, da articulação de contatos, parcerias e projetos para o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos, visando a qualificação profissional e a facilitação da contratação e retenção. 

Informações para a imprensa - ISA CTEEP

RPMA Comunicação
Pedro Henrique Santos – (11) 96513-0069
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
isacteep@rpmacomunicacao.com.br
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »