24/02/2022 às 12h55min - Atualizada em 24/02/2022 às 17h01min

Quatro dicas para varejistas aumentarem suas vendas

Ter uma visão geral do estoque e focar na experiência de compra são alguns dos destaques para aproveitar as oportunidades do comércio

SALA DA NOTÍCIA Sandro Paim
Reprodução

Diversos segmentos do varejo enfrentam grandes desafios desde o início da pandemia e, para muitos empreendedores, a retomada do comércio é uma oportunidade para mudar esse cenário. Para ajudar administradores que buscam aumentar o lucro, especialmente os pequenos varejistas, a Zucchetti reuniu uma lista com dicas que ajudam a alavancar negócios sem comprometer tempo e orçamento. 

 

Gestão de estoques

Estoque parado é sinônimo de dinheiro parado! Por isso, faça uma avaliação de seus produtos antes de anunciar promoções, por exemplo. Optar por ferramentas que apoiem a gestão de estoques, e consigam oferecer uma visão clara sobre demandas diferentes, é de grande ajuda. Com isso, é possível identificar quais produtos têm menor saída, deixando esses itens disponíveis para as promoções. Assim, o varejista evita que se peque por excesso ou falta de matérias primas sazonais. 

 

Para os negócios do ramo alimentício, a gestão de estoques é ainda mais relevante. A curta durabilidade de alimentos e o desperdício podem causar sérios problemas. Para evitar esse tipo de prejuízo, existem duas soluções tecnológicas: o ClippPro e o módulo complementar ClippCheff. No ClippPro, é possível fazer toda a gestão do estoque, identificando os itens mais vendidos, controlando quantidade mínima, fazendo composições, lançando entradas e saídas, entre outras funcionalidades. 

 

Com o ClippCheff é possível lançar itens em pedidos, mesas, comandas, controlar entregas, além de fazer a emissão do documento fiscal. Além disso,  está disponível a integração com o IFood, que conecta todas as informações de cada pedido na plataforma com a solução Zucchetti, desenvolvida especialmente para os micro e pequenos negócios de alimentação continuarem  crescendo.

 

Foco no digital

Ter uma visão geral do negócio é fundamental para fazer ações de vendas. Com o objetivo de dinamizar o acesso à documentos e integrar serviços, softwares de gestão facilitam muito a vida do empreendedor. Este é o caso do Clipp360, ferramenta da Zucchetti que além de acelerar os processos administrativos, também facilita o gerenciamento - que  pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento. É uma ótima maneira de visualizar as opções mais atrativas para empresas e seus clientes.

 

Qualifique sua equipe

Conhecer as informações e detalhes do produto que está sendo vendido é essencial para que o cliente se sinta satisfeito e volte a fazer negócio com você — já que sabe que terá suas demandas atendidas e confiará na capacidade da empresa. Desde o atendente de caixa ao supervisor da equipe, todos os envolvidos devem ser experts sobre o que está sendo vendido. Caso seu produto seja digital, outro ponto importante é garantir que todos saibam trabalhar adequadamente nele.

 

Não deixe a experiência de lado

UM maior fluxo de vendas representa também a necessidade de um atendimento mais atento. De acordo com a pesquisa do Reclame Aqui (2020), 51,2% dos consumidores não se importariam em pagar mais caro por um produto, uma vez que tivessem uma experiência de compra melhor com a marca. 

 

Uma boa experiência de compra significa oferecer um atendimento excepcional, o que é sinônimo de um software confiável no ponto de venda.  Sistemas como o ClippPro permitem que o varejista ofereça diversas formas de pagamento integradas (Pix, Carteiras digitais e CashBack), emissão de documentos fiscais, e conexão com os maiores Marketplaces do país. Desta forma, garante que o cliente opte por comprar no canal mais conveniente para ele, com a melhor forma de pagamento.


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