25/02/2022 às 09h36min - Atualizada em 28/02/2022 às 11h41min

Hemocentro de Rio Preto está com o estoque crítico no abastecimento

O Hemocentro é responsável pelo abastecimento de 39 instituições de Rio Preto e região.

Harley Pacola
Divulgação

O estoque de bolsas de sangue do Hemocentro de Rio Preto atingiu seu menor índice: há apenas 13 bolsas disponíveis. Nesse momento, a geladeira do banco de sangue possui apenas 13 bolsas do tipo O+; o estoque do tipo O- também precisa de abastecimento. Por isso, o Hemocentro convoca, em estado de urgência, todos os moradores para que agendem um horário por telefone e façam a doação de sangue.
 
"Precisamos muito dos doadores, pois estamos na véspera do Carnaval, época em que costuma aumentar o número de acidentes e por isso precisamos urgente da presença dos doadores para abastecerem nossos estoques", explica Camila Galvão, coordenadora de captação do Hemocentro Rio Preto.
 
Desde o início do ano, o fluxo de doadores diminuiu em 80% e, consequentemente, houve uma baixa expressiva nos estoques. Durante esta época os estoques podem atingir níveis ainda mais críticos. O Hemocentro é responsável pelo abastecimento de 39 instituições de Rio Preto e região.
 
O abastecimento do banco de sangue é necessário para atender vítimas de acidentes graves, transfusões de pacientes diagnosticados com Covid-19, pessoas que necessitam de cirurgias e pacientes com doenças graves que passam por situações nas quais o organismo não produz as células sanguíneas necessárias como, por exemplo, leucemia e câncer.
 
Novidade

Com o objetivo de facilitar o acesso dos doadores, o Hemocentro de Rio Preto está disponibilizando vagas no estacionamento interno do Hospital de Base, totalmente gratuito. Para ter este benefício é muito simples: ao final da doação, o doador deve solicitar ao enfermeiro a Declaração de Comparecimento e entregar na guarita do estacionamento ao sair.
 
Agendamento

O Hemocentro realiza agendamento para doações de sangue por telefone, seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do governo estadual de São Paulo. A medida é incentivada para evitar aglomerações.
 
A unidade também recomenda que os doadores com disponibilidade de horário compareçam durante a semana para melhor distribuição dos agendamentos.
 
Hemocentro Rio Preto

Av. Jamil Feres Kfouri, nº 80 - Jardim Panorama.
Telefones: (17) 3201-5078 / (17) 3201-5151
Whatsapp: (17) 99623-9985
Horário de Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 07h às 13h.
 
ATENÇÃO

No feriado de Carnaval, terça-feira, dia 1º de março, o Hemocentro Rio Preto estará fechado.
 
Quem pode doar

- Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade; quem tem menos de 18 deve estar acompanhado de um dos responsáveis legais;
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e após o almoço aguarde 2 horas para doar;
- Apresentar documento original com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH).
 
Covid-19
- Doadores que apresentaram diagnóstico ou suspeita de coronavírus estão aptos a doar 10 dias após a completa recuperação;
- Doadores assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste;
- Doadores que tiveram contato com casos positivos de contaminação por coronavírus estão aptos a doar após 7 dias do último contato;
- Doadores que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptos a doar após o término do tempo de indicação de isolamento.
 
Vacinas
De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 contam com um tempo de inaptidão de:
- Coronavac: 48 horas;
- AstraZeneca/Oxford/Fiocruz: 7 dias
- Pfizer: 7 dias
- Janssen: 7 dias
- Sputnik V: 7 dias
- Covaxin: 48 horas
- Moderna: 7 dias
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »