Atualmente, no Brasil, existem cerca de 41 milhões de pessoas com obesidade, correspondendo a 26% da nossa população. Esse número mais que dobrou entre 2003 e 2019 e continua aumentando no mundo todo. São 2,8 milhões de pessoas que morrem por ano em decorrência do excesso de peso e obesidade.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como hipertensão e diabetes, apresentaram casos mais graves da doença causada pela covid-19. Mundialmente, existe uma alta incidência de pessoas com obesidade internadas nas UTIs, como no Reino Unido, com até 72% dos pacientes internados. Nesse grupo, a infecção teve um desenvolvimento mais rápido levando à insuficiência respiratória aguda, síndrome do desconforto respiratório agudo e outras complicações. Considerando essas questões, eles também entraram como prioridade na vacinação contra o vírus.
Uma das grandes barreiras na busca do tratamento da obesidade é o preconceito. Muitas pessoas acreditam que a obesidade não seja uma doença e a relacionam à falta de força de vontade, falha de caráter ou algo facilmente controlável. Mas, isso não é verdade. O tratamento da obesidade engloba diferentes frentes, como reeducação alimentar, prática regular de atividade física, medicação, acompanhamento psicológico e cirurgia bariátrica.
Como forma de alertar a população para os riscos provocados pela obesidade, foi instituído o Dia Mundial da Obesidade no dia 4 de março. Em apoio à data, o Instituto Obesidade Brasil realizará neste ano, no dia 12 de março, a segunda edição do projeto Obesidade em Pauta: Menos estigma, mais acolhimento, um evento 100% online e gratuito para conscientização da obesidade como doença crônica e diminuição do preconceito.
“Considerando que essa seja uma doença crônica que não apresenta cura, mas sim controle, são muito comuns as recaídas. A pessoa começa o tratamento da obesidade, porém quando alcança um peso que considera bom para ela, abandona tudo e volta a engordar. É importante conscientizarmos pacientes e profissionais de saúde de que o acompanhamento é para toda vida”, explica Dra. Andrea Pereira, médica nutróloga e presidente da ONG Obesidade Brasil.
O evento acontecerá das 8h30 às 18h com uma programação especial durante todo o dia, contando com diversos especialistas na área e depoimentos de pacientes. A transmissão acontecerá nas redes sociais do Instituto Obesidade Brasil, no Youtube, Instagram e Facebook. A abertura e encerramento serão feitos pelo ator Rodrigo Santoro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.diainternacionaldaobesidade.com.
O Instituto Obesidade Brasil é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade e surge com o objetivo de conscientizar e trazer informações claras e objetivas, sempre com mentoria científica, com linguagem acessível sobre obesidade, prevenção, diagnóstico, tratamento, novas tecnologias e direcionamento aos centros públicos e gratuitos de atendimento, ajudando da melhor forma possível.
A ONG foi fundada em fevereiro de 2020 para conscientizar pessoas de que a obesidade é uma doença multifatorial e crônica e conta com um Conselho Científico composto por especialistas colaboradores de todo o território brasileiro, de perfil multidisciplinar, que adota o conceito de saúde universal e trabalha para que todos tenham acesso à ajuda médica especializada.
Coordenadores da ONG Obesidade Brasil
Nutróloga Andrea Pereira MD, PhD Doutorado pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica Pós-doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Médica Nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein Membro da Comunidade Canadense de Terapia Nutricional. Presidente e co-fundadora da ONG Obesidade Brasil Autora do livro ‘Dieta do Equilíbrio: a melhor dieta anticâncer”.
Psicóloga Andrea Levy Psicóloga Clínica e bariátrica, especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares pelo HC-FMUSP; Mais de 20 anos de atuação em clínica de Obesidade e Cirurgia Bariátrica; Coordenadora da ONG Instituto Obesidade Brasil; Autora do livro ‘Cirurgia Bariátrica: manual de instruções para pacientes e familiares’.
Cirurgião Bariátrico Carlos Schiavon Médico Especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Formado em 1987, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Doutor Cirurgião pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo, SP. Especialista em Cirurgia Bariátrica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Coordenador de Ensino e Pesquisa do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Investigador principal do Trial GATEWAY – Gastric Bypass to Treat Obese Patients With Steady Hypertension.