25/02/2022 às 12h10min - Atualizada em 25/02/2022 às 15h41min

Com o crescimento da automação inteligente no Brasil, Stoque ganha destaque em ranking do ISG

Empresa foi reconhecida como Rising Star no quadrante Automação Inteligente de Negócios, com forte potencial para se tornar líder de mercado, principalmente com serviços voltados ao mercado de crédito

SALA DA NOTÍCIA Dayane Bazzo
Geralt/Pixabay
O uso de automação inteligente vem crescendo no mercado brasileiro com as empresas investindo cada vez mais na contratação de fornecedores especializados na aplicação de inteligência artificial. É o que aponta o relatório ISG Provider Lens Intelligent Automation – Solutions & Services 2021, da líder global de consultoria e pesquisa ISG (Information Services Group). Segundo o estudo, muitas empresas ainda estão nos estágios iniciais da jornada de automação, mas estas tecnologias se tornarão a norma até 2025.
 
A Stoque, empresa brasileira que há mais de 18 anos desenvolve soluções de automação inteligente e digitalização de processos e documentos, foi reconhecida pelo estudo como "Rising Star" no quadrante Automação Inteligente de Negócios, com forte potencial para se tornar líder de mercado. A empresa se destaca entre um total de 61 companhias avaliadas. O estudo independente compara os provedores em suas soluções e serviços proprietários e os posiciona com base em seus portfólios e perspectivas. A Stoque também foi indicada como "Product Challenger" no quadrante de Processamento Inteligente de Documentos, por conta da sua plataforma Ábaris, solução SaaS de gestão de conteúdo e automação de fluxos.
 
O resultado do relatório reflete a expansão da companhia, que passou a investir cada vez mais na frente de automação, impulsionada pela alta demanda do mercado, principalmente com o início da pandemia e a aceleração da transformação digital. “A Stoque vem incorporando novas tecnologias a processos historicamente executados por BPOs mais tradicionais e de forma intensivamente manual, para entregar aos seus clientes mais eficiência em seus processos, acuracidade e, principalmente, a capacidade de competir em um ambiente onde o cliente final passa a exigir, cada vez mais, uma experiência mais ágil e digital”, comenta Thiago de Assis, CEO da companhia.
 
Mercado de crédito automatizado
 
Presente em cinco capitais, incluindo a sede em Belo Horizonte (MG), e mais de 230 clientes em todo país, a Stoque oferece, entre outras soluções, uma plataforma de automação inteligente para o setor de crédito, incluindo empréstimos consignados e imobiliários, tendo na carteira grandes bancos tradicionais e digitais, financeiras e seguradoras. Este amplo portfólio e a capacidade da empresa se reinventar com sucesso explorando oportunidades de negócios que requerem alto grau de automação e conhecimento especializado, foi um dos principais diferenciais para a indicação no quadrante que analisa os provedores de serviços de automação inteligente de negócios.  
 
"Com a nossa solução, todo o processo do crédito consignado após a originação, como análise de documentos e formalização do contrato, ocorre de forma automatizada, com mais de 65% das propostas sendo analisadas sem a necessidade de um check humano", explica Assis. O relatório ISG destaca ainda que a Stoque também se tornou um dos maiores provedores de serviços para os processos de empréstimo imobiliário no país, tendo processado mais de 3.5 milhões de pedidos de crédito (entre consignado e imobiliário) desde 2020.
 
O estudo também aponta a capacidade da companhia de integrar o Ábaris, sua solução proprietária, com plataformas globais, como por exemplo a Kofax, para a captura de documentos e RPA. "Desta forma, a empresa oferece uma solução de ponta a ponta com as melhores tecnologias de automação em uma arquitetura SaaS com um baixo custo de entrada. Isto permite que a empresa dê suporte às necessidades especiais de clientes de uma maneira acessível", afirma o relatório.
 
De acordo com Assis, esse resultado chancela os investimentos que a Stoque vem fazendo em novas tecnologias com foco em hiperautomação, como inteligência cognitiva, Processamento de Linguagem Natural (NLP), tecnologia OCR, reconhecimento visual, entre outras, além da contratação de executivos experientes para os cargos de CTO e diretor comercial. "Eu vejo um futuro promissor para o mercado de automação inteligente, pois as empresas estão no início dessa jornada e nós, como provedores destas tecnologias, estamos atentos às demandas e necessidades dos clientes, desenvolvendo soluções que suportem o crescimento do mercado e proporcione mais agilidade, eficiência e redução de custos".  
 
Processamento Inteligente de Documentos
 
De acordo com o relatório, 80% das empresas perceberam que não conseguem realizar o verdadeiro valor da automação inteligente sem uma base sólida de dados. A Stoque também foi indicada no quadrante de Processamento Inteligente de Documentos por oferecer um software que pode integrar tecnologias de inteligência artificial para filtrar e analisar grandes volumes de dados não estruturados em vários formatos para posterior processamento, armazenagem e uso em outros aplicativos.
 
É o caso do Ábaris, plataforma proprietária de processamento inteligente de documentos que atende diversos setores, incluindo o de educação. A solução permite que as instituições de ensino superior digitalizem todo o seu acervo acadêmico, com armazenamento seguro em nuvem, e emitam o diploma digital, seguindo as exigências do Ministério da Educação.
 
Além disso, o estudo destacou como pontos fortes a possibilidade de ser facilmente integrada, por meio de APIs padrão, a todos os tipos de aplicações e atuar como um ponto de entrada para outras soluções da empresa, como gerenciamento de conteúdo empresarial (ECM), sistema de gestão eletrônico de documentos ou automação comercial inteligente (IBA).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »