25/02/2022 às 10h43min - Atualizada em 25/02/2022 às 15h42min

Braskem e Molécoola instalam pontos de coleta de resíduos para facilitar seu descarte correto e reciclagem

Projeto premia consumidor que destinar embalagens pós-consumo de maneira adequada; primeiras estações chegam a São Vicente e Campinas no início de março

SALA DA NOTÍCIA CDN Comunicação
Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado de resíduos sólidos, facilitando o engajamento com a reciclagem, a Braskem se uniu à startup Molécoola em um projeto que irá instalar dez pontos de coleta de material reciclável em diversos locais do estado de São Paulo. Os primeiros chegam a Campinas e São Vicente ao longo das próximas duas semanas, e outros oito serão distribuídos ao longo do primeiro semestre em outros municípios e bairros da capital paulista.

A ação funciona em um sistema de cashback, que gera pontos àqueles que levarem seus resíduos recicláveis, como embalagens plásticas, vidro, papel, papelão, alumínio e outros materiais às estações da Molécoola (ver endereços abaixo). Os pontos podem ser trocados por descontos em produtos de diversas empresas parceiras.

“Essa é mais uma iniciativa que tangibiliza a atuação da Braskem em prol da Economia Circular. É uma maneira de engajarmos a população na causa da reciclagem gerando conscientização, noção de corresponsabilidade e educação ambiental”, afirma Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular na Braskem.

A executiva explica que o projeto está relacionado com as metas da companhia, dentre as quais a de produzir 300 mil toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado até 2025, e 1 milhão de toneladas até 2030. Além de trabalhar para evitar que 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros, ou depositados no meio ambiente. 

“Um dos principais desafios para esses objetivos serem alcançados é o acesso a resíduos, por isso parcerias como a que estamos fazendo com a Molécoola são uma forma de acelerarmos a captação de matéria-prima de qualidade, além de serem importantes para incentivarmos a educação ambiental e a circularidade dos resíduos”, completa Fabiana.

A expectativa é que em cada estação sejam coletadas 8 toneladas de resíduos sólidos por mês. Os resíduos plásticos gerados nesses e em outros pontos da Molécoola serão direcionados para a Braskem, que irá realizar a reciclagem dos mesmos, fazendo com que retornem à cadeia em novos produtos, fechando o ciclo da Economia Circular.

Como participar
O consumidor interessado em se engajar na causa, participar do projeto e acumular pontos para trocar por produtos e serviços deve, como primeiro passo, se cadastrar no site ou no aplicativo da Molécoola. Nessas plataformas, há vídeos curtos com informações educativas sobre reciclagem. Feito isso, é preciso entregar os materiais recicláveis em uma das estações, levando-os já limpos e, de preferência, separados por categorias (plástico, vidro, metal etc.). Nas estações, os materiais serão pesados e, de acordo com o peso verificado, os pontos correspondentes serão destinados para a conta cadastrada.

“É muito importante que as pessoas aprendam a reciclar e, a partir daí, incorporem a reciclagem no dia-a-dia como um hábito. O principal problema que temos que resolver como sociedade para que a reciclagem funcione é educacional, e para ajudar nisso montamos uma plataforma para que o consumidor aprenda a reciclar de forma divertida e incentivada, no formato ‘Recicle e Ganhe’”, explica Rodrigo Jobim Roessler, fundador da Molécoola.

Confira os endereços das estações de coleta:

Campinas
Endereço: Rod. Dom Pedro I, s/n - Km 139 - Jardim Nilópolis, Campinas - SP, 13082-901
Horário de funcionamento: Seg – Sáb das 8:00 às 16:00

São Vicente
Endereço: Av. Prefeito José Monteiro, 1045 - Jardim Independência, São Vicente - SP, 11380-900
Horário de funcionamento: Seg – Sáb das 8:00 às 16:00

Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.

Sobre a Molécoola
A Molécoola é uma startup de impacto social e ambiental, que surgiuem 2017 com o intuito de engajar o consumidor em aprender a reciclar e incluir essa atividade no dia-a-dia, criando um ciclo positivo que gera benefícios para todos. Até hoje, a empresa já coletou mais de 1.000 toneladas de materiais recicláveis e 100% deles foram corretamente destinados. A empresa possui parceria com grandes indústrias e varejistas para fazer cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos e para facilitar a troca de pontos por produtos.

Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA

Molécoola nas redes sociais
www.instagram.com/molecoolaoficial
www.facebook.com/molecoolaoficial
www.linkedin.com/company/molecoola-fidelidade-ambiental/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »