21/03/2022 às 10h47min - Atualizada em 22/03/2022 às 15h01min

O que os futuros franqueados devem levar em conta ao abrir uma franquia

Leandro Castelo, rei das franquias, explica o que ponderar ao abrir o negócio do franchising

SALA DA NOTÍCIA 300 Franchising Exponencial
Muitas pessoas me abordam e perguntam o que precisam saber antes de abrir uma franquia. Oriento os empreendedores com intuito de evitar erros no início do negócio. Afinal de contas, sair de uma posição de empregado para o de empreendedor e empregador é o sonho de muitos brasileiros. 

Marcas estabelecidas no mercado, como franquias, amenizam riscos econômicos e possibilitam o impulsionamento de lucros. É preciso avaliar o suporte da franqueadora. O apoio por parte da franqueadora deve estar disponível na operação e no gerenciamento. É importante verificar tudo o que contempla o suporte oferecido. Por exemplo, apoio jurídico, de marketing e de treinamento de pessoal contribuem muito para o sucesso do negócio.

É preciso saber quanto pode investir, porque cada franquia é diferente. O franqueado precisa ter um panorama do tempo de retorno do investimento. Não indico contratar um empréstimo sem avaliar as possibilidades de pagamento. Um bom planejamento financeiro é fundamental para o êxito da empresa. Também é fundamental ver a localização da loja, o tamanho do espaço e a quantidade de funcionários. Tudo influi sobre os custos.

Por fim, conheça o seu perfil. O interesse pela atividade escolhida como negócio gera otimismo e força para encarar os períodos difíceis. Esse interesse também faz você estudar e pesquisar mais sobre o negócio e segmento escolhido para empreender. Com paixão, o sucesso é garantido. 

Leandro Castelo, CEO da 300 Franchising e Co-funder da Ecoville; empreendedor Endeavor Global; empreendedor do ano pela Ernst & Young e autor do livro Sonhe, Acredite e Faça, da Editora Gente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »