21/03/2022 às 13h00min - Atualizada em 22/03/2022 às 15h02min

A importância da logística apropriada para o transporte farmacêutico

Escolher um operador logístico adequado para este tipo de operação é fundamental para o sucesso do processo de transporte

SALA DA NOTÍCIA Mariana França Lino
Nos últimos tempos, percebemos o crescimento de setores muito importantes e um deles foi o varejista farmacêutico, que de acordo com levantamento da Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo (USP), computou faturamento estimado de R$ 66.07 bilhões, o que representa crescimento 14,69% em 2021. Neste contexto, foi evidente, o aumento no volume de entregas, fato que teve impacto direto na logística, que reforçou os cuidados com a entrega de produtos específicos, tanto para a indústria quanto para o consumidor final.  

Quando tratamos de transporte de fármacos, é necessário estar atento às especificidades e características do segmento, como armazenagens exclusivas, veículos adaptados, cumprimento das legislações e equipamentos adequados. Estes pontos são primordiais no momento de escolher um operador logístico para o transporte, deve-se também levar em consideração o diferencial tecnológico e os certificados que comprovem a eficiência do operador, trazendo segurança durante todo o processo logístico.

Diante desta realidade, um dos principais desafios no setor logístico nesse segmento é justamente o cuidado com armazenagem do produto durante o trajeto, como temperatura adequada e ventilação do veículo. Além disso, é imprescindível atenção aos diversos processos envolvidos no transporte, sendo os principais: a atenção ao tipo de transporte que será utilizado para a carga observando a melhor opção, rastreio de mercadorias, gestão de riscos, monitoramento do frete e o seguro garantido para todas as cargas.

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, ampliou em 22,65% seu sistema de transporte de carga de farma dentro do segmento de fracionados, que consiste em agrupar diversificados tipos de produtos no mesmo veículo, organizado com remessas de pequenas quantidades. A utilização desse modelo faz com que em apenas uma viagem sejam entregues encomendas de diversos segmentos compatíveis, otimizando o tempo de entrega e diminuindo os custos.

De acordo com Jorcei Chiochetta, Diretor de Carga Fracionada da BBM Logística, a ampliação do sistema de transporte desse tipo de carga mostra a atenção da companhia com o atendimento de diversos segmentos. “Com o crescimento da indústria farmacêutica nos últimos tempos, precisamos aumentar nosso sistema para suprirmos melhor as demandas, sempre buscando as melhores soluções para oferecer a experiência adequada aos nossos clientes”. Finaliza o executivo.

A companhia possui uma ampla malha rodoviária, que atende todas as regiões do Brasil e Mercosul a partir de uma distribuição para em todo varejo, oferecendo as melhores soluções para cargas fracionadas para o setor, e investindo em medidas e tecnologias que acompanham todo o processo do produto desde a saída do fabricante ao cliente final, também chamado de processo End-to-End.
_________________________________________________________________________________
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é um dos principais operadores logísticos do Mercosul e foi eleita em 2021 pelo Financial Times uma das oito transportadoras que mais cresceram nas Américas, sendo a única representante do Brasil. Alicerçada sob o conceito End-to-End, operando desde a matéria-prima até o consumidor final, a companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado e carga geral, internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. Com 25 anos de atuação, a partir da entrada em 2017 do fundo de Private Equity Stratus e da nova equipe de gestão, a BBM se tornou um consolidador do setor de transporte rodoviário, adquirindo empresas de altíssima reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019. Hoje, com mais de 5.000 funcionários, 3.000 veículos em operação e aproximadamente 11 milhões de entregas por ano, a BBM é a única empresa totalmente Omnichannel do mercado brasileiro, provendo soluções logísticas para qualquer canal de venda.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »