21/03/2022 às 11h54min - Atualizada em 22/03/2022 às 15h03min

Celebridades ajudam a dar voz às questões de Gênero por meio das roupas e acessórios

Genderless é a tendência do momento

SALA DA NOTÍCIA Carolina Peres
https://www.artcocojoias.com.br/
Google

Antes restritas a uma parcela muito pequena da sociedade, as discussões sobre Gênero finalmente tomaram conta de todos os espaços, e o mundo da moda apresentou uma maneira livre de preconceitos de se vestir a quem nunca tinha parado para refletir sobre isso.

Após quebrar a construção social entre feminino e masculino nas peças de roupa, permitindo que as pessoas expressem sua personalidade por meio do vestir, a moda sem Gênero escalou e chegou aos acessórios.

Este mercado está em crescimento. A plataforma de buscas de moda e beleza Lyst revelou que a pesquisa por palavras relacionadas a termos como "neutro"e "sem gênero" aumentou 33% desde o início de 2021. 

Celebridades como o cantor Harry Styles têm impulsionado o interesse. Após o Grammy 2021, quando apareceu com uma pluma roxa no pescoço, a visualização de produtos semelhantes na rede subiu 1.500% em apenas dois dias. 

 

Harry Styles / Instagram

A influência das celebridades

O cantor inglês é uma das principais referências quando o assunto é joia no Gender. Harry não tem medo de usar joias inusitadas, sexy e que se tornam instantaneamente itens de desejo.

Na mesma apresentação no Grammy, o cantor carregava no pescoço uma peça única, personalizada pela Gucci: um colar de banana. O item não está à venda para o público, mas uma versão com pulseira foi comercializada. 

Sua namorada, a atriz Olivia Wilde, é assídua da joalheria, e já foi flagrada com um colar de ouro em formato de cruz que ele usou na mesma ocasião. Por outro lado, Harry também empresta alguns acessórios da amada, como anéis e pulseiras, e chega a usá-los em seus shows.

Entretanto, para além de quebrar as barreiras entre feminino e masculino, as joias permitem levantar outras questões, inclusive sobre Gênero não-binário, e quem vem fazendo isso muito bem é o cantor e ator Billy Porter, estrela da série Pose.

No Emmy Awards 2021, um enorme colar de diamantes e esmeraldas,  braceletes de diamante, anéis e brincos, acompanhavam seu look all black com asas. 

Em 2019, o astro já havia quebrado paradigmas ao chegar no tapete vermelho do Oscar combinando um impecável smoking com uma volumosa saia. Nos dedos, um anel de diamante amarelo da histórica joalheria Oscar Heyman, avaliado em quase US$ 1 milhão. 

Outra celebridade que tem ajudado a potencializar o discurso no gender, tanto em relação às roupas quanto aos acessórios, é a atriz premiada Zendaya. Ela já declarou diversas vezes ser a favor da moda agênero.

Em 2019, a atriz compareceu a uma festa da revista Harper 's Bazaar usando um belo terno cinza estampado com gravata da Berluti - o mesmo modelo usado pelo ator Michael B.Jordan anteriormente. Para finalizar, anéis grossos em metais pesados nas cores prata e preto, e um pequeno brinco redondo, também em preto. 

A produção de joias no gender 

A ascensão da moda no Gender atraiu os olhares das principais marcas fashion do mundo, até mesmo das Maisons mais tradicionais. 

A Louis Vuitton lançou, em 2020, sua primeira coleção de joias sem gênero. Criação da diretora artística Francesca Amsitheatrof - que fez história na Tiffany & Co. -, a coleção LV Volt brinca com os símbolos da label francesa e grafismos em anéis, pingentes, braceletes e colares. 

Há também brasileiros brilhando entre as joias no gender. É o caso do designer radicado em Londres, Alan Crocetti, cujas peças já foram parar em nomes como Rihanna, Sam Smith e Dua Lipa, e assinou uma parceria com Jean-Paul Gaultier. 

Alan usa prata esterlina banhada a ouro 18 quilates ou ródio para confeccionar suas peças. As pedras, como ametistas, topázio e cristais, vêm de diferentes partes do mundo, inclusive do Brasil, e o ouro e a prata são reciclados, conferindo sustentabilidade à cadeia.

Inspiradas nas grandes marcas, versões mais acessíveis dos acessórios híbridos foram surgindo e é possível encontrar joias e semijoias  no gender em lojas e e-commerces, em opções que ajudam a expressar diferentes personalidades. 

Como usar joias no Gender

A escolha de peças que têm a ver com o estilo de quem vai vestir é um fator determinante para incorporá-las ao visual. Quanto a isso, há uma boa variedade de peças - do divertido colar de banana do muso Harry Styles aos discretos brincos da atriz Zendaya. 

De forma geral, os itens menores, em cores clássicas e materiais tradicionais são adequados para ambientes mais formais, como reuniões de trabalho. Já os acessórios mais extravagantes vão ao encontro com os amigos, festas e até mesmo ao Carnaval. Entretanto, dá para experimentar as combinações e tornar as peças ideais para todos os ambientes.

Para quem não tem o costume de usar acessórios, mas adoraria investir nas joias no gender, a dica é dedicar um tempo na frente do espelho para testar as opções entre si e com algumas peças de roupa. Assim, ao se arrumar, basta incluir a joia que orna melhor. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »