21/03/2022 às 15h58min - Atualizada em 22/03/2022 às 15h41min

Loja UniBH lança coleção Conexões, sob supervisão de Ronaldo Fraga

Linha conceito desenvolvida por estudantes foi ministrada pelo renomado estilista. Proposta reforça cultura da economia criativa.

SALA DA NOTÍCIA Leticia Simões
Loja UniBH/Divulgação
Integrar o campus à comunidade é o objetivo do Cidade UniBH, programa que engloba todos os projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes do Centro Universitário. E se a ideia é fazer com que essas iniciativas dialoguem com a sociedade, por que não criar uma linha de produtos diferenciados, tendo como mote a própria cidade? Inspirada nos ícones da capital mineira, as peças da primeira coleção da Linha Conceito da Loja UniBH, foram desenvolvidas pelos alunos e alunas com curadoria do estilista Ronaldo Fraga e trazem estampas exclusivas aplicadas em diversos produtos. Os itens da coleção “Conexões” estarão disponíveis on-line, na Loja UniBH.

Flávia Virginia, coordenadora do projeto da Loja Conceito, destaca que a proposta teve como referência o desejo de fazer com que a comunidade vivencie a cidade dentro e fora do Campus. “Queríamos oferecer produtos que trouxessem identidade e conexão. A ideia foi trazer a cidade para dentro do nosso espaço, estampada nas peças da coleção.”

O briefing do projeto se voltou para lugares marcantes de Belo Horizonte. “Todo o levantamento imagético da coleção foi feito em torno dessa transição que encontramos no hipercentro de BH, que reúne ícones do passado e do presente”, conta Flávia.

Alunos de Design, Arquitetura e até da Psicologia fizeram parte do grupo que desenvolveu o projeto de extensão. “É uma proposta que tem pesquisa, criação de mockups e de peças gráficas, apresentação, defesa. O Ronaldo Fraga foi muito importante nesse direcionamento, por conta de toda sua experiência”, ressalta a coordenadora.

Desafio fashion
O estilista Ronaldo Fraga, que ministrou o projeto, destaca que os alunos encontraram um enorme desafio, ao ter de desenvolver grafismos e estampas que contemplassem itens que vão desde peças do vestuário a acessórios. “Os produtos estabelecem link entre o Campus e a cidade. A coleção traz roupas confortáveis que em nada lembram os uniformes universitários tradicionais, provocando o desejo de serem usados além da sala de aula.”

Segundo Fraga, a criação das estampas traz doses de humor, contemporaneidade e poesia ao universo gráfico do UniBH.

O mix de produtos a ser disponibilizado para venda na Loja UniBH será feito como acontece no mercado. “Entregamos um portfólio com muitas possibilidades e a equipe do Marketing do UniBH, responsável pela loja, fará a seleção das peças com base em pesquisas realizadas com o público. Como é uma primeira coleção, o primeiro passo é entender o gosto do potencial consumidor”, explica Flávia.

Experiência para a vida
Sarah Aquino, estudante de Design, esteve no grupo de trabalho do projeto. Ela diz que a vivência de Ronaldo Fraga foi determinante para o resultado. “Ronaldo compartilhou muito da visão dele, dos processos de criação. Ajudou a gente a desenvolver as ideias para as estampas e nos orientou durante o processo. Estou no último semestre do curso de Design e ter experiências com as áreas que o design abrange é muito importante para eu saber do que gosto ou não.”

Sarah revela que o projeto da Loja Conceito despertou seu entusiasmo por desenvolvimento de produtos e de marcas. “Pensar na marca do UniBH aplicada nos produtos, na identidade da loja e em vários outros pontos, fez nascer em mim um interesse por essa área. Acho que o mais importante de todo o processo foi pensar na experiência que as pessoas teriam com o que estávamos desenvolvendo”, destaca.

Vinícius Monteiro, estudante do 7º período de Psicologia, participou do processo desde o início. “Esse projeto foi muito enriquecedor para mim. Vi como é importante dialogar com outros saberes. O Design acabou sendo a minha segunda opção e eu decidi seguir na área da Psicologia. Tive o grande prazer de flertar ainda mais com o Design e a honra de ter a Flávia Virgínia e o Ronaldo Fraga como mentores”, destaca o aluno.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »