21/03/2022 às 15h43min - Atualizada em 22/03/2022 às 15h41min

Falta de dinheiro não é o principal fator que impede o crescimento de micro e pequenas empresas no Brasil

Os empreendedores, muitas vezes, não sabem qual é o ponto-crítico que impede o crescimento da empresa.

SALA DA NOTÍCIA Raquel Ferreira
canguru.com
Karen Ramos - Florescer Retratos
A falta de dinheiro não é o principal problema da maioria das micro e pequenas empresas. Na maior parte das vezes o problema é a dificuldade de gestão, que vai muito além de saber lidar com o dinheiro. É o que constatou Ana Paula Pezzoto Lima, co-fundadora e CEO da Canguru Expert, startup que acelera micro e pequenas empresas.

Depois de três anos de trabalho com os empreendedores, a executiva percebeu que os empresários, tantos os que já estão há muitos anos no mercado quanto os novos, não reconhecem que precisam de ajuda para aprimorar seus negócios. E isso, infelizmente, acaba estagnando o crescimento da empresa.

“Quando eu converso com os empreendedores, vejo que eles já estão dando o melhor de si pelo negócio e não enxergam perspectiva de crescimento. Eles não compreendem qual é a causa-raiz das dores que estão enfrentando em seus negócios, explica a executiva.

Entre as principais dificuldades dos empreendedores na gestão de suas empresas estão:
●    falta de estratégia de planejamento estratégico;
●    dificuldade de fazer a gestão financeira;
●    não saber criar um plano de vendas e metas;
●    ineficiência na operação do negócio sem controle de processos;
●    não utilizar ferramentas de marketing e comunicação para atrair mais clientes;
●    baixo engajamento com parceiros, equipe e clientes que poderiam criar novas oportunidades de negócio.
Por isso, a especialista ressalta que para alcançar o sucesso empresarial é preciso saber qual é a causa-raiz que impede o crescimento sustentável da empresa. “Quando se chega nesse ponto, a ajuda de um expert no assunto específico é fundamental para que o empreendedor possa superar o problema e ver o negócio deslanchar”, conta. 
 
Esse foi o caso de Ana Paula Silva, proprietária da Chic Chic Morena, loja de roupas sediada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que comercializa peças presencialmente e via e-commerce com entrega para todo o Brasil. A empreendedora conseguiu dobrar o faturamento em um mês após a mentoria com o Mentor Canguru expert em vendas Sérgio Kunio Kawanami.

Além dos negócios da família, ela é coordenadora e professora, mas entrou no mundo da moda em junho de 2020, em plena pandemia. Até o final de 2021 ela não enxergava um crescimento sustentável na empresa.
 
Ela sentiu a necessidade de procurar ajuda, e a Canguru entrou na vida da empresa para dar um direcionamento para a empreendedora. “Nós fizemos um diagnóstico e entendemos que primeiro era preciso aumentar as vendas para colocar mais “sangue nas veias do negócio”, relata a CEO da Canguru. 
 
O trabalho foi minucioso, da organização das peças até oferecer um “cafezinho” para o cliente. “Eu descobri que precisava começar pelo básico, olhar para o nosso negócio com o olhar do cliente e pensar: ‘o que eu estou vendo aqui é o que eu gosto?’ Eu gosto da organização, gosto da limpeza, gosto de como estou sendo atendida, então são coisas básicas que fizeram toda a diferença”, conta a empreendedora. “Depois de implantar as mudanças sugeridas pelo mentor, teve cliente que me perguntou se a loja era nova”, recorda.
 
Mas o pulo do gato, ou do canguru, como a CEO costuma dizer, foi fazer um planejamento estratégico de vendas, começando pela definição do perfil da cliente com base no histórico de compras e pesquisa para entender melhor suas preferências, para só então traçar o plano de execução e metas.
 
“Eu consegui definir o estilo dos meus produtos, focando em uma moda casual. Antes, eu vendia também peças plus size, mas, depois da mentoria, entendi que o ideal é ter um espaço exclusivo para esse público, que definirei em um segundo momento”, relata a empreendedora.

“O que vemos diariamente na rotina da Canguru é que os micro e pequenos empresários não reconhecem que precisam de ajuda com seus negócios. Eles não se motivam com a oportunidade que o conhecimento em gestão pode gerar porque não compreendem como implementar em seus negócios. Por isso, estamos prontos para ajudá-los”, completa Ana Paula Pezzoto Lima.
 
Por fim, a proprietária da Chic Chic Morena entendeu que seu maior problema como empreendedora não era a falta de dinheiro para investir mais no seu negócio. Um olhar externo, do Mentor Canguru, possibilitou que ela enxergasse isso e trabalhasse para remodelar o que vinha sendo feito, sem gastar nenhum centavo a mais.
 
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