21/03/2022 às 17h25min - Atualizada em 22/03/2022 às 16h01min

Ecossistema educacional do Colégio Santo Agostinho é destaque em uma das maiores premiações de inovação do mundo

O Campus foi reconhecido como um dos três mais inovadores projetos educacionais do mundo, durante o Festival SXSW, no Texas

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
 

 

 

O Colégio Santo Agostinho trouxe para a educação brasileira um reconhecimento internacional: o Campus foi destaque no SXSW Innovation Awards 2022, um dos maiores prêmios de inovação e interatividade do mundo. O ecossistema educacional do Colégio, foi reconhecido entre os três projetos mais inovadores do mundo na categoria Student Innovation, que avaliou iniciativas do segmento educacional de diversos países. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta segunda-feira (14), em Austin, no Texas, Estados Unidos. A instituição foi representada por Marlos Carmo, líder de Inovação, Clarissa Azeredo, supervisora de Internacionalização, e James Ubriaco, coordenador do High School Canadá.

Desenvolvido pelo Núcleo de Inovação do Colégio, o ecossistema educacional passou a ser o ambiente virtual de ensino e aprendizagem de todas as unidades do Colégio, sendo a principal plataforma utilizada para a construção do conhecimento e interação entre professores, estudantes, famílias e equipe pedagógica. "Estamos honrados por termos sido selecionados entre os três melhores e por podermos participar da cerimônia de premiação do SXSW Innovation Awards. O Campus foi reconhecido como uma das iniciativas mais inovadoras do mundo para a educação e estamos muito orgulhosos. É um feito inédito para uma instituição de ensino brasileira e o Campus ainda tem muito o que crescer. Nossa indicação já tem aberto portas para novas parcerias e possibilidades", declara Marlos Carmo.

O Campus foi criado com a premissa de “conhecer mais para cuidar dos estudantes” e, assim, transformar a jornada educacional de todos os alunos da instituição e das obras sociais assistidas pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora do Colégio Santo Agostinho.

O ecossistema possui interface simples e fácil de usar. Com interação em diversos tipos de mídia, utiliza o melhor da tecnologia para responder aos desafios do presente e do futuro, possibilitando uma forma única de aprender. Nele, estão disponibilizados os conteúdos elaborados e as aulas em vídeos e em outros formatos, divididos por série, turma e disciplina. Por meio do acompanhamento em tempo real dos indicadores de performance do estudante, tanto o aluno quanto a família podem analisá-los e, caso seja necessário, ajustar rapidamente a rotina de estudos. Dessa forma, é possível acompanhar de perto o processo de aprendizagem em cada componente curricular, e os professores podem identificar pontos de melhoria e evolução de forma detalhada.

Os pais e responsáveis também podem acessar o Campus para ter acesso a todos os dados disponíveis como agenda de atividades, índice de performance, engajamento por dia, fluxo Campus, conteúdos visualizados, exercícios respondidos e índice de acerto por disciplina, desempenho por atividade e o Meu Desempenho Campus, que compõe a nota do aluno por meio dos critérios de avaliação da escola. O programa está sempre aperfeiçoando e evoluindo com os estudantes e professores, permitindo transformar a maneira de ensinar, aprender e organizar o tempo dedicado aos estudos.

A inovação também quebra o processo tradicional de avaliação das escolas, que vão geralmente com uma nota de zero a 100. O Campus prevê uma avaliação 360º do estudante, a partir da análise de desempenho e comportamento do aluno na plataforma para apresentar os resultados em tempo real.

 

Sobre o Colégio

 

O Colégio Santo Agostinho, mantido pela  Sociedade Inteligência e Coração (SIC), foi fundado, em Belo Horizonte (MG), em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha. Já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino, sempre primando pela excelência da educação oferecida e pelo trabalho de formação humano-cristã de seus alunos. Prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio, atende, atualmente, a cerca de 8,5 mil alunos nas Unidades de Belo Horizonte (nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima.

 

 

 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »