22/03/2022 às 12h05min - Atualizada em 22/03/2022 às 16h11min

300 Franchising contrata consultoria Mid, da Falconi, para expandir número de franquias no Brasil

Aceleradora é o player do franchising brasileiro  

SALA DA NOTÍCIA 300 Franchising Exponencial

Desde o mês de dezembro, a 300 Franchising Exponencial é acompanhada pela Mid, o braço para médias empresas da Falconi, maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas. Sob o comando dos irmãos Leandro Castelo e Leonardo Castelo, a 300 Franchising é a maior aceleradora de franquias do Brasil. Possui matriz em Joinville, uma filial em São Paulo e, em Maceió, um escritório focado na prospecção de novos clientes. A decisão pela contratação da mais renomada consultoria de gestão do país tem como foco o planejamento estratégico de curto e longo prazo, mudanças na cultura organizacional e vai até o desdobramento de metas e ações de melhoria que potencializarão o crescimento da 300 Franchising.

“Nosso plano é crescer, expandir nosso número de unidades no Brasil e no exterior e, em cinco anos, sermos o sexto maior player do franchising mundial. Para tal, é preciso que nos reinventemos, de forma a escalar o negócio. Os planos e metas mudam. A gestão também precisa se transformar, para obter novos resultados com a máxima eficiência. Revisitar a estratégia da cultura organizacional também faz parte desse processo”, destaca o CEO Leonardo Castelo.

O programa Gestão para Resultados da Mid Falconi tem como interface o Conselho de Administração e integra avaliações com diretores, gerentes e coordenadores. Também contempla alinhamento com os demais colaboradores. “O início da consultoria na empresa envolveu inúmeras conversas com CEOs, levantamento de vulnerabilidades e treinamento dos líderes de equipes e aprendizado na plataforma FRST”, explica Marina  Borges, diretora-geral da Mid Falconi.  Ela conta que o acompanhamento se estenderá para a governança de todas as marcas que a empresa atende.

O trabalho de transformação da cultura organizacional começou com a reformulação de visão e missão, bem como criação do manifesto da empresa, a exemplo do que fazem grandes companhias como a Netflix. “Até mesmo a maneira como os colaboradores se vestem, o chamado dress code entrou no radar e passa por uma reorganização, trazendo a todos a consciência de que o colaborador é o maior cartão de visita do local onde trabalha”, comenta Janaína Marcon, diretora de Gente e Gestão, lembrando que outra mudança em andamento diz respeito a melhorias no Código de Ética e Conduta da aceleradora de franquias.

“Temos hoje  90 marcas e vamos incluir somente mais dez durante o ano. Para termos o tempo para uma organização interna, revisão de investimentos, metodologias, processos e treinamento da equipe. Acreditamos que, para o crescimento a longo prazo, é essencial essa reestruturação. A consultoria da Mid Falconi tem nos apoiado para a realização de todas essas mudanças”, destaca o presidente da empresa, Leandro Castelo, acrescentado que as alterações envolvem todos os níveis hierárquicos, em um processo de governança transparente. Como sinal de sucesso da parceria com a holding, foram iniciadas conversas para que o programa de gestão se estenda para cada marca.

No médio prazo, o crescimento das cifras está no radar dos empresários para, com isso, aumentar o valor de marca da empresa. Especificamente  sobre clientes, o investimento na startup de vendas Sales Farm vai impactar positivamente no plano de crescimento para consolidar a holding como sexto maior player do franchising mundial em alguns anos. A companhia também foca cada vez mais na qualificação de leads e clusterização de marcas.

Com o crescimento e mudança da cultura organizacional, a empresa reestruturou o setor de Gente e Gestão, o processo interno desde a contratação do colaborador, passando pela promoção e até o desligamento. Outra ação é a implementação da comunicação voltada ao institucional e a estruturação da área de treinamentos internos com o fortalecimento da Universidade Franquia. A partir desse ano a 300 Franchising Exponencial entra no mercado europeu com presença das marcas e suas franquias e, mais adiante, Estados Unidos e China. “Além de estarmos mudando o mercado do franchising brasileiro, nós impactamos a geração de emprego e renda”, pondera o CEO. A empresa, por meio das franquias, gera mais de 30 mil empregos.

Sobre a 300 Franchising

A 300 Franchising Exponencial, maior holding aceleradora de franquias do país, é liderada pelos irmãos Leonardo Castelo e Leandro Castelo, empreendedores Endeavor e ganhadores do prêmio Empreendedor do ano EY. Em junho a empresa completa três anos com investimento em 90 marcas de franquias que juntas possuem mais de sete mil unidades e lideram em 18 segmentos econômicos. A holding possui matriz em Joinville, uma sede em São Paulo e um escritório de captação de negócios em Maceió. A empresa fechou o ano de 2021 com faturamento de R$ 2,2 bilhões Sell-out.

Sobre a Mid Falconi:

A Mid é o braço especializado em empresas de médio porte (empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões) da Falconi – maior consultoria latino-americana de gestão e pessoas. Foi lançada em 2020 e conta com mais de 100 clientes em todo o Brasil, em diferentes segmentos da economia. Entre eles destacam-se Agronegócio, Energia, Incorporação & Construção, Materiais de Construção, Mídia & Publicidade, Químico, Serviços Especializados e Serviços Financeiros. Endereçando diretamente os principais temas de empresas deste porte, a Mid ajuda as organizações a atingir a maturidade gerencial necessária para solucionar problemas e prosperar. Quanto maior a maturidade de uma empresa, maior a capacidade dela em planejar o futuro e ter a aptidão de desdobrar o planejamento em metas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »