22/03/2022 às 11h04min - Atualizada em 22/03/2022 às 16h13min

Dia Mundial da Água: GeneSeas trabalha para uso sustentável deste recurso

Grupo especializado no mercado de pescados se preocupa com o uso consciente e a preservação dos recursos hídricos

SALA DA NOTÍCIA Agatha Antunes

O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março, data simbolizada pela conscientização da população sobre a importância do uso responsável desse recurso natural para o bem-estar de diferentes ecossistemas e para a segurança do direito universal à água limpa e potável. Porém, para a GeneSeas, grupo brasileiro especialista na verticalização do processo da tilápia, esta preocupação é exercitada todos os dias na rotina das atividades operacionais.

Para a empresa, a Aquicultura, também homenageada no mês de março, é uma atividade que depende totalmente da saúde do ecossistema aquático e respeitá-la é um processo natural para o comércio responsável. O objetivo é garantir que a produção de pescados não esteja interferindo na qualidade da água dos reservatórios ou poluindo o meio ambiente. Este compromisso ambiental com o capital natural é um dos pilares que sustentam suas operações em todas suas esferas.  

A atividade de criação de tilápia da GeneSeas é desenvolvida no Reservatório da UHE de Ilha Solteira, Rio Paraná, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, um dos principais reservatórios do país em função de sua extensão, volume e vazão de água. Suas águas límpidas e de alta pureza, temperatura adequada e posição geográfica, fornecem à produção perfeitas condições para o desenvolvimento das atividades. 

A GeneSeas adota medidas de monitoramento da água e efluentes em cada etapa do processo como forma de monitorar a qualidade do reservatório e garantir que os impactos estão sendo reduzidos. Além disso, os peixes são alimentados com rações de alta digestibilidade, flutuabilidade e baixos índices de fósforo de forma a manter a qualidade da água através de uma prática sustentável de manejo e o efetivo controle para a não disseminação de espécies não nativas pela bacia hidrográfica.

Estas e outras ações de cunho socioambiental possibilitaram a GeneSeas receber dois dos mais importantes selos de controle de qualidade e boas práticas na aquicultura: BAP (Best Aquaculture Practices) e ASC (Aquaculture Stewardship Council). A fim de amplificar o comprometimento com a qualidade de seus produtos, a Geneseas ainda estimula toda a cadeia produtiva a seguir os mesmos processos. Com isso, adquiriu o status de produtor BAP 4 estrelas (frigorífico, fazendas, fábrica de ração e alevinos certificados).

Além disso, a GeneSeas possui a certificação SMETA que certifica práticas responsáveis em respeito às normas laborais, como saúde e segurança do trabalho, preocupação com o meio ambiente (de forma a atender as boas práticas ambientais e a legislação vigente) e ética comercial. Com isso, o grupo figura entre as empresas brasileiras do setor mais desenvolvidas nas questões socioambientais e oferece produtos adequados aos mais rigorosos padrões de qualidade, exigidos por seus parceiros nacionais e internacionais. 

Sobre a GeneSeas:
A GeneSeas, fundada em 2001, é um grupo especialista em pescados que engloba as marcas DellMare, Saint Peters e Tilly. Desde 2015 a GeneSeas é controlada pelo fundo de investimento Aqua Capital e está presente em todos os elos da cadeia produtiva da tilápia, desde a produção de ração, passando pela piscicultura, beneficiamento e distribuição nos mercados nacionais e internacionais. Sua missão é praticar a aquacultura de forma responsável e transformar o consumo de pescados no país, garantindo a continuidade do fornecimento de produtos de alta qualidade. 

Mais informações no site: geneseas.com.br, no LinkedIn (geneseasaquacultura) ou no Instagram (geneseasaquacultura). 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »