23/03/2022 às 08h32min - Atualizada em 23/03/2022 às 15h23min

Zoom lança Avatares para ampliar experiências virtuais

Versão atualizada do aplicativo garante coleção de personagens para reuniões

SALA DA NOTÍCIA Thais Barreto
Reprodução - Zoom
O Zoom lança nesta semana sua coleção de Avatares para ampliar experiências virtuais. O novo recurso está disponível para o Zoom Meetings e o Zoom Webinars. A ideia é que os usuários possam ter convivências mais imersivas e divertidas em diferentes tipos de interações.

Os Avatares na comunicação por vídeo proporcionam diversão nas reuniões e webinars, além de aliviar o clima das tarefas de trabalho, seja em casa, no escritório ou na sala de aula. Eles substituem a aparência do usuário por um animal virtual que espelha seus movimentos de cabeça e expressões faciais.

Trata-se de uma alternativa para aqueles que não querem aparecer na câmera, mas que desejam expressar linguagem corporal e expressões faciais. O Zoom destaca que, embora seja possível o reconhecimento do rosto, o movimento com olhos, nariz e boca para criar o efeito desejado, o recurso não usa reconhecimento facial e não armazena dados nem características faciais. 

A plataforma oferece neste lançamento apenas avatares de animais, mas em breve haverá novas opções. Tudo está disponível em apps nos dispositivos de desktop Windows e macOS, bem como em dispositivos móveis iOS. Para usufruir dos Avatares, é necessário certificar de que o desktop Zoom ou aplicativo móvel esteja sendo executado na versão 5.10.0 ou superior. 

Para habilitar e escolher seu avatar é indispensável:

1. Certificar que a câmera da web esteja ligada e o vídeo esteja ativado.
2. Abrir na barra de ferramentas da reunião as opções de vídeo selecionando a seta para cima ao lado do ícone de vídeo.
3. Selecionar a opção Escolher fundo virtual ou Escolher filtro de vídeo.
4. Navegar até a aba Avatares e fazer a escolha da preferência

Quem quiser alterar o avatar, volta na guia Avatares para selecionar um novo. Quando desejar remover o filtro, é só selecionar o botão Nenhum na guia. Os usuários também podem clicar em "Desativar avatar" no bloco de vídeo de auto visualização em uma reunião, ou clicar no menu em "Parar vídeo", onde tem o símbolo do acento circunflexo (^).

Quando usar Avatares?

- Trabalho híbrido - É possível melhor entrosamento com os colegas e proporcionar diversão para reuniões e eventos de formação de equipe. Quem quiser pode vestir-se como seu animal favorito ou usar um avatar de pets quando desejar fazer uma pausa para não aparecer na câmera durante as videoconferências.

- Para entrar no personagem para a hora da história - É possível criar uma atmosfera de admiração que envolva os alunos durante a hora da história na sala de aula, assumindo uma aparência animada.

- Dar vida às aulas de ciências - Quando desejar ensinar uma lição sobre animais, é possível capturar a atenção dos alunos e dar nova vida às aulas, com a possibilidade de escolher o avatar do animal que é objeto de estudo no momento. 

- Tornar os cuidados pediátricos menos estressantes - Discutir saúde e bem-estar com os pacientes pode ser difícil, especialmente em um ambiente pediátrico. O Avatar é um recurso que pode trazer um sorriso aos rostos dos pacientes e criar um ambiente mais descontraído usando avatares.

- Criar momentos memoráveis durante eventos virtuais - Essa é uma oportunidade de provocar uma surpresa especial para os palestrantes do webinar e quebrar o gelo durante eventos virtuais.

Os avatares se somam a outros recursos:

- Backgrounds virtuais: Este recurso permite exibir uma imagem ou vídeo como plano de fundo durante uma reunião do Zoom, o que pode fornecer mais privacidade ou ajudar a criar uma experiência de reunião dinâmica.

- Cenas imersivas: A partir da visualização imersiva do Zoom, os hosts podem colocar os participantes automaticamente ou manualmente em uma cena de reunião virtual de sua escolha. É possível até mover os participantes por essa cena e redimensionar a imagem de um usuário para uma experiência mais natural.

- Filtros: Quem quiser pode ainda escolher chifres de unicórnio, usar um tapa-olho de pirata ou utilizar óculos aeroespaciais para aumentar o nível de suas chamadas de equipe, happy hours ou noites de jogos.

-  Zoom Apps: Os aplicativos ampliam ainda mais a experiência, eles incluem quadro branco, gerenciamento de projetos, anotações, jogos, quiz, etc.

O Zoom oferece um guia completo para tornar qualquer organizador um especialista em reuniões. Basta entrar no site do Zoom para conhecer o Centro de Aprendizagem.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »