FREMONT, Califórnia, 22 de março de 2022 – A Nextracker™ lança hoje o NX Horizon-XTR™, um rastreador de eixo único, que se adapta às variações do terreno. Ele é projetado para ampliar o mercado de energia solar em locais com terrenos inclinados, irregulares e desafiadores. Há três anos, a Nextracker começou a implantação e os testes em campo com o NX Horizon-XTR em usinas de geração centralizada, trabalhando em estreita colaboração com clientes que enfrentavam despesas e desafios de construção em locais com terreno acidentado. A economia de milhões de dólares em função de obras de terraplanagem e, ao mesmo tempo, o uso de estacas estruturais para o suporte dos painéis mais curtas foi validada em projetos selecionados. Atualmente, mais de 15 locais com o NX Horizon-XTR estão operacionais e dezenas de projetos adicionais estão sendo elaborados e construídos nos EUA e em outros países.
Cada vez mais, os desenvolvedores de projetos de energia incluem locais com terrenos inclinados e ondulados para atender à demanda de usinas solares de geração centralizada. Terrenos com essas características costumam aumentar os riscos e os custos dos projetos, exigindo muita terraplenagem e estacas de fundação mais longas. As funcionalidades de adaptação ao terreno do NX Horizon-XTR podem reduzir a necessidade de nivelamento, minimizar os custos com aço e diminuir os riscos do projeto. “A capacidade do NX Horizon-XTR de adaptar-se ao terreno pode reduzir significativamente a terraplenagem, permitindo que locais inviáveis se tornem projetos solares economicamente e ambientalmente viáveis. Menos terraplenagem significa custos iniciais mais baixos e um cronograma mais realista. Com o XTR, ganhamos mais projetos, pois nos tornamos mais competitivos em nossas propostas, ao mesmo tempo que reduzimos nosso impacto no meio ambiente”, disse Donny Gallagher, vice-presidente de engenharia da SOLV Energy, parceiro da Nextracker e a maior empresa de EPC (projeto de engenharia, suprimentos e construção) dos Estados Unidos, que implantou e testou o NX Horizon-XTR em campo. “É uma maneira mais inteligente e simples de montar plantas solares em terrenos desafiadores”, explicou Nick de Vries, vice-presidente sênior de tecnologia e gestão de ativos da Silicon Ranch. “Há algumas coisas que a engenharia simplesmente não pode resolver. Na minha experiência, a camada superficial do solo é uma delas”, afirma. Segundo o executivo, a adoção de rastreadores solares tradicionais em locais com terreno de topografia variada exige terraplenagem extra e estacas de fundação mais longas, o que aumenta o risco e os custos do projeto.
“O trabalho de terraplanagem é especialmente doloroso, pois afeta um projeto solar três vezes: primeiro, ao exigir o nivelamento do terreno; depois, devido ao realocando a terra exposta; e por fim, ao implicar na correção dos inevitáveis problemas de erosão e hidrologia resultantes da falta de uma camada superficial de solo com boa cobertura vegetal”, resume. De acordo com de Vries, para a Silicon Ranch, os projetos solares de alta qualidade e o cuidado com o solo andam de mãos dadas. Na sua visão, a adaptação aos contornos do solo nativo com o Horizon-XTR faz todo sentido.
“No Brasil, um dos aspectos mais interessantes dessa solução é aumentaremos as opções de terrenos viáveis à geração de energia fotovoltaica. Isso é particularmente importante nas áreas consideradas nobres para a geração de energia solar, justamente aquelas próximas a subestações (pontos de conexão), hoje muito disputadas”, afirma Nelson Falcão, diretor sênior de Vendas da Nextracker Brasil.
Solução sob medida “Há mais de 3 anos, a SOLV (anteriormente, Swinerton Renewable Energy) nos incentivou a desenvolver uma solução que se adaptasse ao terreno. O resultado é nossa linha de produtos XTR”, conta Dan Shugar, fundador e CEO da Nextracker. Segundo ele, a empresa trabalhou em estreita colaboração com eles e com os acionistas dos projetos para integrar seus requisitos e concluir testes de laboratório e de campo para um rastreador que se adaptasse ao terreno. “Oferecemos alguns anos de exclusividade à SOLV, os quais trabalhamos juntos, e depois, lançamos a tecnologia para o mercado global. À medida que o mundo corre para atingir os objetivos de energia limpa, o NX Horizon-XTR abre uma nova fronteira para os desenvolvedores de energia solar construírem de forma acessível em locais que anteriormente apresentavam custos proibitivos, enquanto diminuem o impacto no meio ambiente”, acrescenta o CEO.
Principais fatos sobre a tecnologia do novo rastreador NX:
O NX Horizon-XTR quebra o paradigma da restrição de projeto de “linha reta” ao se adaptar aos altos e baixos das ondulações de norte a sul do terreno. Assim, os rastreadores não precisam mais de instalação ao longo de um único plano, pois podem seguir os contornos naturais do local.
O NX Horizon-XTR baseia-se no aprendizado obtido com os mais de 50 gigawatts de implantações de rastreadores NX Horizon ao redor do mundo.
Ele já foi construído com base em mais de três gigawatts de projetos, e possui hoje mais projetos em construção ou em fase final de desenvolvimento em todo o mundo.
Os locais com XTR obtêm economias significativas em despesas de capital (Capex) e despesas operacionais (Opex) em pontos selecionados. Isso inclui de 30% a 90% menos trabalho de terraplenagem de “corte e aterro” e estacas até 91 centímetros mais curtas.
De acordo com um relatório de 2021 da Wood Mackenzie sobre energia e renováveis, o mercado de rastreadores dos EUA cresceu 34% em 2020. A Nextracker manteve sua posição como o principal fornecedor global de rastreadores solares com 29% de participação no mercado global. ###
Nextracker no Brasil Com mais de 60 GW vendidos em todo o mundo, a Nextracker é líder mundial em soluções de rastreadores inteligentes e integrados de e software para o setor. Nossos rastreadores solares e sua inteligência permitem que os projetos solares de usinas centralizadas acompanhem o movimento do sol e otimizem o desempenho dessas instalações, ao mesmo tempo que reduzem os custos ROI (retorno do investimento) das centrais de energia solar fotovoltaica.
A empresa iniciou as suas atividades no Brasil em 2015. Sua sede local, fábrica e programa de treinamento para realizar instalações de rastreadores - a Academia PowerworX – estão sediados em Sorocaba (SP). Com uma presença local e com uma equipe para apoiar o ciclo completo de vida do projeto desde a operação, vendas e engenharia, a empresa forneceu rastreadores solares para usinas solares desde o Ceará a São Paulo, entregando uma produção entre 20% a 30% maior que aplicações de rastreadores de inclinação fixa. O país está se tornando rapidamente no nosso segundo mercado de rastreadores no mundo. Já fornecemos localmente - ou vamos fornecer, incluindo instalações em funcionamento e em construção - rastreadores solares de última geração para 14 grandes projetos de energia limpa e acessível que somam cerca de 4 gigawatts. Desde o início de cada projeto, a nossa equipe de campo pode apoiar nossos clientes com serviços de engenharia de projetos, treinamento para a instalação dos rastreadores, supervisão no local do projeto, comissionamento e serviços de O&M.