22/03/2022 às 22h15min - Atualizada em 23/03/2022 às 15h24min

Nextracker lança o NX Horizon-XTR, um rastreador solar para usinas de energia fotovoltaicas, capaz de se adaptar às variações do terreno

Nova tecnologia de rastreador economiza tempo e dinheiro, além de reduzir riscos de projetos solares

SALA DA NOTÍCIA Yvana Crizanto
FREMONT, Califórnia, 22 de março de 2022 – A Nextracker™ lança hoje o NX Horizon-XTR™, um rastreador de eixo único, que se adapta às variações do terreno. Ele é projetado para ampliar o mercado de energia solar em locais com terrenos inclinados, irregulares e desafiadores. Há três anos, a Nextracker começou a implantação e os testes em campo com o NX Horizon-XTR em usinas de geração centralizada, trabalhando em estreita colaboração com clientes que enfrentavam despesas e desafios de construção em locais com terreno acidentado. A economia de milhões de dólares em função de obras de terraplanagem e, ao mesmo tempo, o uso de estacas estruturais para o suporte dos painéis mais curtas foi validada em projetos selecionados. Atualmente, mais de 15 locais com o NX Horizon-XTR estão operacionais e dezenas de projetos adicionais estão sendo elaborados e construídos nos EUA e em outros países.

Cada vez mais, os desenvolvedores de projetos de energia incluem locais com terrenos inclinados e ondulados para atender à demanda de usinas solares de geração centralizada. Terrenos com essas características costumam aumentar os riscos e os custos dos projetos, exigindo muita terraplenagem e estacas de fundação mais longas. As funcionalidades de adaptação ao terreno do NX Horizon-XTR podem reduzir a necessidade de nivelamento, minimizar os custos com aço e diminuir os riscos do projeto. 
“A capacidade do NX Horizon-XTR de adaptar-se ao terreno pode reduzir significativamente a terraplenagem, permitindo que locais inviáveis ​​se tornem projetos solares economicamente e ambientalmente viáveis. Menos terraplenagem significa custos iniciais mais baixos e um cronograma mais realista. Com o XTR, ganhamos mais projetos, pois nos tornamos mais competitivos em nossas propostas, ao mesmo tempo que reduzimos nosso impacto no meio ambiente”, disse Donny Gallagher, vice-presidente de engenharia da SOLV Energy, parceiro da Nextracker e a maior empresa de EPC (projeto de engenharia, suprimentos e construção) dos Estados Unidos, que implantou e testou o NX Horizon-XTR em campo.
“É uma maneira mais inteligente e simples de montar plantas solares em terrenos desafiadores”, explicou Nick de Vries, vice-presidente sênior de tecnologia e gestão de ativos da Silicon Ranch. “Há algumas coisas que a engenharia simplesmente não pode resolver. Na minha experiência, a camada superficial do solo é uma delas”, afirma. Segundo o executivo, a adoção de rastreadores solares tradicionais em locais com terreno de topografia variada exige terraplenagem extra e estacas de fundação mais longas, o que aumenta o risco e os custos do projeto.

“O trabalho de terraplanagem é especialmente doloroso, pois afeta um projeto solar três vezes: primeiro, ao exigir o nivelamento do terreno; depois, devido ao realocando a terra exposta; e por fim, ao implicar na correção dos inevitáveis problemas de erosão e hidrologia resultantes da falta de uma camada superficial de solo com boa cobertura vegetal”, resume. De acordo com de Vries, para a Silicon Ranch, os projetos solares de alta qualidade e o cuidado com o solo andam de mãos dadas. Na sua visão, a adaptação aos contornos do solo nativo com o Horizon-XTR faz todo sentido.

“No Brasil, um dos aspectos mais interessantes dessa solução é aumentaremos as opções de terrenos viáveis à geração de energia fotovoltaica. Isso é particularmente importante nas áreas consideradas nobres para a geração de energia solar, justamente aquelas próximas a subestações (pontos de conexão), hoje muito disputadas”, afirma Nelson Falcão, diretor sênior de Vendas da Nextracker Brasil.

Solução sob medida
“Há mais de 3 anos, a SOLV (anteriormente, Swinerton Renewable Energy) nos incentivou a desenvolver uma solução que se adaptasse ao terreno. O resultado é nossa linha de produtos XTR”, conta Dan Shugar, fundador e CEO da Nextracker. Segundo ele, a empresa trabalhou em estreita colaboração com eles e com os acionistas dos projetos para integrar seus requisitos e concluir testes de laboratório e de campo para um rastreador que se adaptasse ao terreno. “Oferecemos alguns anos de exclusividade à SOLV, os quais trabalhamos juntos, e depois, lançamos a tecnologia para o mercado global. À medida que o mundo corre para atingir os objetivos de energia limpa, o NX Horizon-XTR abre uma nova fronteira para os desenvolvedores de energia solar construírem de forma acessível em locais que anteriormente apresentavam custos proibitivos, enquanto diminuem o impacto no meio ambiente”, acrescenta o CEO.

Principais fatos sobre a tecnologia do novo rastreador NX:
 
  • O NX Horizon-XTR quebra o paradigma da restrição de projeto de “linha reta” ao se adaptar aos altos e baixos das ondulações de norte a sul do terreno. Assim, os rastreadores não precisam mais de instalação ao longo de um único plano, pois podem seguir os contornos naturais do local.
 
  • O NX Horizon-XTR baseia-se no aprendizado obtido com os mais de 50 gigawatts de implantações de rastreadores NX Horizon ao redor do mundo.
 
  • Ele já foi construído com base em mais de três gigawatts de projetos, e possui hoje mais projetos em construção ou em fase final de desenvolvimento em todo o mundo.
 
  • Os locais com XTR obtêm economias significativas em despesas de capital (Capex) e despesas operacionais (Opex) em pontos selecionados. Isso inclui de 30% a 90% menos trabalho de terraplenagem de “corte e aterro” e estacas até 91 centímetros mais curtas.
De acordo com um relatório de 2021 da Wood Mackenzie sobre energia e renováveis, o mercado de rastreadores dos EUA cresceu 34% em 2020. A Nextracker manteve sua posição como o principal fornecedor global de rastreadores solares com 29% de participação no mercado global.
###

Nextracker no Brasil
 
Com mais de 60 GW vendidos em todo o mundo, a Nextracker é líder mundial em soluções de rastreadores inteligentes e integrados de e software para o setor. Nossos rastreadores solares e sua inteligência permitem que os projetos solares de usinas centralizadas acompanhem o movimento do sol e otimizem o desempenho dessas instalações, ao mesmo tempo que reduzem os custos ROI (retorno do investimento) das centrais de energia solar fotovoltaica.

A empresa iniciou as suas atividades no Brasil em 2015. Sua sede local, fábrica e programa de treinamento para realizar instalações de rastreadores - a Academia PowerworX – estão sediados em Sorocaba (SP). Com uma presença local e com uma equipe para apoiar o ciclo completo de vida do projeto desde a operação, vendas e engenharia, a empresa forneceu rastreadores solares para usinas solares desde o Ceará a São Paulo, entregando uma produção entre 20% a 30% maior que aplicações de rastreadores de inclinação fixa. O país está se tornando rapidamente no nosso segundo mercado de rastreadores no mundo. Já fornecemos localmente - ou vamos fornecer, incluindo instalações em funcionamento e em construção - rastreadores solares de última geração para 14 grandes projetos de energia limpa e acessível que somam cerca de 4 gigawatts. Desde o início de cada projeto, a nossa equipe de campo pode apoiar nossos clientes com serviços de engenharia de projetos, treinamento para a instalação dos rastreadores, supervisão no local do projeto, comissionamento e serviços de O&M.

Contatos para a imprensa (em nome da Nextracker)
Vianews
Ana Cecilia Americano, ana.americano@vianews.com.br Cel. (11) 96852-9623
Yvana Crizanto, yvana.crizanto@vianews.com.br Cel. (91) 98138-7691


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »