23/03/2022 às 14h39min - Atualizada em 23/03/2022 às 15h31min

Liderança exige inteligência emocional

Rei do Franchising fala sobre aspecto importante para os negócios

SALA DA NOTÍCIA 300 Franchising Exponencial
Eu comecei a liderar muito cedo. Descobri que liderança você desenvolve, mas também existem pessoas que têm o dom de serem dirigentes, nasceram para isso. Também aprendi, ao longo da vida profissional, que é necessário ter visão estratégica e sistêmica dos negócios, saber planejar e, principalmente, executar.

Como comecei a comandar muito cedo, como engenheiro de produção da Coca-Cola, tive a oportunidade de desenvolver liderança juntamente com a inteligência emocional. E ao longo de todos esses anos fui me desenvolvendo. Os livros e estudos auxiliam bastante juntamente com a prática. 

Nessa função e, hoje, como presidente e CEO das minhas empresas, tenho a convicção de que a inteligência emocional é fundamental no negócio. Visão que eu não tinha no início da carreira. No dia a dia, o que vale são os comportamentos que você tem quando está instável emocionalmente ou quando acontece algo fora do planejado.

É preciso ter inteligência emocional para saber lidar com os problemas, sejam cotidianos ou complexos. Nesse aspecto, é fundamental que gestores busquem o autoconhecimento. É preciso saber quais são os pontos fortes e fracos em sentimentos e ações.

Depois, é preciso conhecer o próximo, compreender como ele se comporta e é necessário gerenciar e controlar as suas próprias emoções, talvez esse, o ponto mais difícil na vida de qualquer pessoa e dos empreendedores também. É importante olhar o contexto e compreender quais atitudes tenho de automotivação, principalmente, frente aos problemas.

Também destaco a necessidade de sociabilidade com a equipe e a empatia. Um líder tem de saber se relacionar interpessoalmente. E é fundamental ser bom sob pressão. Você percebe o nível de maturidade do gestor quanto maior for sua capacidade de se manter estável emocionalmente em situações e ambientes instáveis.

Leonardo Castelo, CEO da 300 Franchising e Co-funder da Ecoville; empreendedor Endeavor Global; empreendedor do ano pela Ernst & Young e autor do livro Sonhe, Acredite e Faça, da Editora Gente.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »