23/03/2022 às 16h17min - Atualizada em 24/03/2022 às 06h21min

Projeto Trilha Empreendedora entra para o Calendário Rio 2030, da ONU

Parceria público-privada prepara estudantes da rede pública para o mercado de trabalho, ajudando no combate à evasão escolar

SALA DA NOTÍCIA Camilla França
RPM Comunicação
Divulgação
O projeto Trilha Empreendedora – parceria da ONG Junior Achievement, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Fundação Casas Bahia e Michelin – acaba de entrar para o calendário Rio 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento Rio2030, lançado, nessa terça, 22 de março, no Cristo Redentor, é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio, cujo objetivo é promover atividades de impacto, voltadas para a agenda 2030 da ONU.

No ano em que se comemora o 30º aniversário da Rio 92, 2022 foi escolhido como o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável.  Segundo a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Ana Asti, para entrar no calendário oficial, é preciso comprovar a capacidade técnica e financeira da iniciativa, além de estar vinculada a um dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – status ativo da Trilha Empreendedora, que está de acordo com a ODS 4 (Educação de qualidade).

Criada em 2017, a Trilha Empreendedora visa preparar estudantes do Ensino Médio da rede pública para o mercado de trabalho, ajudando no combate à evasão escolar. Em 2021, o projeto atendeu a 80 escolas, proporcionando a 6.448 jovens a oportunidade de desenvolverem suas habilidades e competências socioemocionais, por meio da metodologia “aprender fazendo”.

Para isso, os jovens recebem mentoria para elaborar um currículo, simulam entrevistas de emprego, refletem sobre o futuro do trabalho e aprendem sobre economia pessoal e opções de investimento. A próxima edição da Trilha já está confirmada para iniciar no dia 3 de maio.

Sobre a Junior Achievement Rio de Janeiro

A Junior Achievement é uma ONG centenária, que atua no Rio de Janeiro desde 1999. Nossa missão é despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas educacionais que difundem a prática da livre iniciativa, com a ética e a responsabilidade social. O trabalho em parceria com a secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e as empresas que nos apoiam financeiramente possibilitam a implementação do projeto. Em parceria com educadores, voluntários e gestores, unimos forças para impulsionar o futuro da educação, preparando crianças e jovens para a vida em todas as suas dimensões. 
 
Sobre a Junior Achievement Worldwide

Como uma das maiores ONGs voltadas para jovens do mundo, a instituição prepara jovens para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Há mais de 100 anos, a organização oferece soluções práticas, aprendizagem experiencial para o mercado de trabalho, alfabetização financeira e empreendedorismo.
A cada ano, nossa rede de mais de 590.000 voluntários e professores atende mais de 10 milhões de estudantes em mais de 100 países. Visite jaworldwide.org. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »