23/03/2022 às 16h58min - Atualizada em 24/03/2022 às 06h22min

Como aumentar a motivação no trabalho

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Um bom ambiente de trabalho e boas condições de trabalho em que o colaborador se sinta bem são essenciais para o crescimento da produtividade e da competitividade da empresa. Para isso, é necessário saber como aumentar a motivação no trabalho. Aqui explicamos como alcançá-lo. 

As  políticas de recursos humanos  vão além da seleção de pessoal, contratação e pagamento de salários, atualmente incorporam também o desenvolvimento de soft skills, competências fundamentais para criar um bom ambiente entre as pessoas que compõem uma entidade e que melhoram significativamente os resultados.

Como você verá, uma das habilidades essenciais é a motivação, vamos ver o que é e as vantagens que tem.

Visite também: beeworkrp.com.br

O que é motivação no trabalho e quais são seus benefícios

Existem várias definições dessa  habilidade  fornecidas por vários autores, portanto, daremos uma que resume o conceito de maneira geral. É um conjunto de fatores que orientam o comportamento para o alcance dos objetivos.

Estes devem ser estudados e mantidos ao longo do tempo pela organização, de forma a  fidelizar os colaboradores,  proporcionando um bom ambiente de trabalho baseado na estimulação positiva.

Desta forma, quando uma pessoa se sente satisfeita com o trabalho que realiza, sua produtividade aumentará, sua criatividade, assim como seu envolvimento, sua dedicação e, portanto, seu trabalho terá maior qualidade, bem como um melhor relacionamento com o resto dos trabalhadores, para que haja um clima mais positivo na empresa.

Tudo isso resultará em uma  melhoria da competitividade  que acarretará um aumento nos lucros.

Técnicas para aumentar a motivação no trabalho

Que o trabalho é o certo para a pessoa

O trabalhador deve possuir as habilidades e conhecimentos, e até mesmo a experiência, necessários para realizar satisfatoriamente as tarefas que seu cargo implica.

Desta forma, você se sentirá motivado e satisfeito com seu trabalho. Por outro lado, se as tarefas o ultrapassarem, ele não atingirá os objetivos, ou se forem muito simples, não haverá desafios e a consequência em ambos os casos será a desmotivação.

Melhoria das condições de trabalho

Os fatores que influenciam o contexto de trabalho são decisivos na motivação ou desmotivação do colaborador, pois afetam notoriamente o seu desempenho e, consequentemente, a sua produtividade. Esses fatores são os seguintes:

  • Salário pecuniário e emocional adequado e equitativo.
  • Regras e políticas da empresa que são justas e aceitas pela equipe.
  • Condições físicas adequadas do local de trabalho físico: ventilação, temperatura, luz, espaço, mobiliário, decoração, etc.
  • Fornecer os recursos necessários para a execução do trabalho.
  • Relações humanas positivas e enriquecedoras.
  • Para estabelecer objetivos

O funcionário se envolve mais se souber quais são os propósitos da empresa em relação ao seu trabalho, pois assim saberá qual direção deve seguir e não ficará desorientado, mas terá objetivos claros a alcançar .

Para definir esses objetivos, pode-se utilizar a  técnica SMART, ou seja, devem ser específicos; mensurável; atingível; relevante e na hora. Estes devem ser revistos periodicamente e ter o consenso dos colaboradores.

Leia também: Consulta Simples Nacional | Guia Completo.

Horário flexível

A maratona de horários em que o trabalhador não tem tempo para conciliar a vida pessoal e familiar afeta seriamente a motivação, pelo que facilitar a flexibilização nesta área, também nas datas de férias, e até implantar o teletrabalho é fundamental, uma vez que se os colaboradores têm qualidade de vida, é se traduzirá em maior motivação e eles terão um desempenho melhor. Não se trata de trabalhar longas horas, mas de aproveitar ao máximo as horas trabalhadas.

Incentive a participação e delegue

Os trabalhadores são aqueles que possuem o conhecimento, as habilidades e a experiência para desempenhar as tarefas relacionadas ao seu cargo.

Por isso, é melhor levar em conta as opiniões deles, que eles participem da tomada de decisões, que você delegue a eles, pois eles sabem o que fazer efetivamente. Dessa forma, eles se sentirão mais importantes e sua motivação aumentará.

Reconheça seu trabalho

O reconhecimento é muito importante e faz parte do  salário emocional. Comemore as conquistas com parabéns e até prêmios, como algumas horas de folga.

É uma maneira muito boa de aumentar a motivação da equipe, pois normalmente apenas as falhas são destacadas e o que é bom não é mencionado e ambos devem ser indicados.

Aplicar essas técnicas para aumentar a motivação para a mudança na empresa será muito benéfico em todos os sentidos.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »