23/03/2022 às 15h55min - Atualizada em 24/03/2022 às 06h22min

Abong realiza encontro nacional sobre o papel das OSCs na construção de uma sociedade do bem viver

Evento acontece durante Assembleia para eleição do Conselho Diretor e Diretoria Executiva da associação

SALA DA NOTÍCIA Redação
https://abong.org.br/o-que-fazemos/
Abong

Nos dias 24 e 25/03, ocorrerá, de forma online, o encontro nacional da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais. O segundo dia contará com a realização da Assembleia Geral da organização, também de forma virtual, na qual serão eleitas/os as novas diretoras e os novos diretores para o triênio 2022-2025. Os nomes foram indicados pelos coletivos estaduais que estiveram reunidos com um quórum de, ao menos, 50% das associadas, nos estados onde essas instituições atuam. Entre os candidatos e candidatas estão representantes dos seguintes estados: Acre, Bahia, Sergipe, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

O Encontro Nacional será aberto ao público e pretende proporcionar momentos de troca de experiências e de reflexões sobre as práticas de resistência das OSCs, dos movimentos sociais, parceiros e financiadores presentes e suas contribuições na busca por alternativas às crises sociais, políticas, ambientais e econômicas no Brasil e no mundo. "O encontro é um momento estratégico para definição de ações futuras para o fortalecimento da luta por uma atuação conjunta em defesa dos direitos por uma sociedade igualitária.", diz Débora Rodrigues, uma das atuais diretora executiva da organização. “Também queremos, com este encontro, proporcionar um espaço de reflexão e debate entre as organizações da sociedade civil, movimentos sociais e demais segmentos interessados sobre o papel estratégico da Abong na construção de uma sociedade do bem viver", complementa Débora.

Ao celebrar três décadas de atuação na defesa e promoção da democracia, dos direitos humanos e dos bens comuns, nacional e internacionalmente, a Abong revisita sua história e a importância do papel que a organização vem cumprindo na luta pela construção de uma sociedade mais plural e acolhedora, a partir dos olhares diversos de seus  diferentes protagonistas. Na ocasião, estão previstas duas mesas que vão debater assuntos importantes como: o contexto global e os desafios para atuação das OSCs no Brasil e no mundo e a Abong na luta antirracista. "Esta última pretende provocar uma reflexão sobre a luta antirracista e o papel das organizações da sociedade civil na implementação de políticas internas, contribuindo para o combate ao racismo estrutural", explica Débora Rodrigues.

O evento contará com apresentações culturais, partilhas dos estados, análises de contexto e a apresentação do planejamento estratégico para os próximos anos, finalizando, no segundo dia, com a posse da nova diretoria executiva e do conselho diretor da Abong. Entre os convidados estão: Keila Simpson, da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABGLT/Antra), Dirce Piloto Varela, da Plataforma das ONGs e Juana Kweitel, da Conectas Direitos Humanos. 

Serviço 

Encontro Nacional e Assembleia Geral da Abong 

Data: dias 24 e 25 de março, por meio virtual, através da plataforma Zoom.

Horários: 24/03 - das 9h às 12h e das 14h às 17h e | 25/03 - das 9h às 13h.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »