23/03/2022 às 17h52min - Atualizada em 24/03/2022 às 06h23min

NVIDIA abre NVLink para integração personalizada de silício

Link ultra energeticamente eficiente de matriz para matriz e chip para chip para GPUs, DPUs e CPUs NVIDIA abre um novo mundo para chips e sistemas personalizados

SALA DA NOTÍCIA Luiz Valloto
GTC - Tornando possível uma nova geração de integração em nível de sistema em data centers, a NVIDIA anuncia a NVIDIA® NVLink®-C2C, uma interconexão ultrarrápida de chip para chip e matriz para matriz que permitirá que matrizes personalizadas se interconectem de forma coerente às GPUs, CPUs, DPUs, NICs e SOCs da empresa.

Com embalagens avançadas, a interconexão NVIDIA NVLink-C2C pode proporcionar até 25 vezes mais eficiência energética e seria 90 vezes mais eficiente na área do que a PCIe Gen 5 em chips NVIDIA e permitir largura de banda de interconexão coerente de 900 gigabytes por segundo ou mais.

“Estamos presenciando a abertura de um novo horizonte de possibilidades na fabricação de chips e sistemas personalizados. Essa é, a meu ver, a principal característica da NVIDIA como empresa de tecnologia, a capacidade de continuar aprimorando tecnologias e expandindo horizontes de desenvolvimento que impactam todo o mercado de tecnologia. Não fabricamos soluções únicas, criamos possibilidades e desbravamos o futuro”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

“Chiplets e computação heterogênea são necessários para contrariar a desaceleração da Lei de Moore”, afirma Ian Buck, vice-presidente de computação em hiperescala da NVIDIA. “Usamos nossa experiência de classe mundial em interconexões de alta velocidade para criar uma tecnologia uniforme e aberta que ajudará nossas GPUs, DPUs, NICs, CPUs e SoCs a criar uma nova classe de produtos integrados construídos por meio de chipslets”.

O NVIDIA NVLink-C2C tem a mesma tecnologia que é usada para conectar o silício do processador na família do superchip de NVIDIA Grace™, anunciada também no GTC desse ano, assim como o superchip Grace Hopper anunciado no ano passado. O NVLink-C2C está aberto para a integração semipersonalizada em nível de silício com a tecnologia de NVIDIA.

O NVIDIA NVLink-C2C suporta o protocolo Arm® AMBA® Coherent Hub Interface (AMBA CHI). A NVIDIA e a ARM estão trabalhando em estreita colaboração para aprimorar a AMBA CHI para apoiar aceleradores totalmente coerentes e seguros com outros processadores interconectados.

“Como o futuro do design da CPU é cada vez mais acelerado e multichip, é fundamental apoiar SoCs baseados em chipslet em todo o ecossistema”, conta Chris Bergey, vice-presidente sênior e gerente geral da linha de negócios de infraestrutura na Arm. “A ARM está apoiando um amplo conjunto de padrões de conectividade e projetando nosso protocolo AMBA CHI para suportar essas tecnologias futuras, incluindo a colaboração com a NVIDIA no NVLink-C2C para lidar com casos de uso como conectividade coerente entre CPUs, GPUs e DPUs”.

O NVIDIA NVLink-C2C é construído sobre a tecnologia de design de LINK e SERDES de classe mundial da NVIDIA, e é extensível a partir de integrações de nível PCB e módulos de múltiplos chips para conexões de nível de wafer e interposer de silício, oferecendo largura de banda extremamente alta enquanto otimiza a eficiência da área de matriz e energia.

Além do NVLink-C2C, a NVIDIA também suportará o padrão de desenvolvimento Universal Chiplet Interconnect Express (UCIe) anunciado no início de março. A integração de silício personalizada com chips NVIDIA pode usar o padrão UCIe ou NVLink-C2C, que é otimizada para menor latência, maior largura de banda e maior eficiência de energia.

Alguns dos principais recursos do NVLink-C2C incluem:

•    Alta largura de banda – suporte a transferências de dados coerentes de alta largura de banda entre processadores e aceleradores;
•    Baixa latência – suporte atômico entre processadores e aceleradores para realizar sincronização rápida e atualizações de alta frequência para dados compartilhados;
•    Baixa potência e alta densidade – usando embalagens avançadas, é 25 vezes mais eficiente em termos energéticos e 90 vezes mais eficiente na área do que a PCIe Gen 5 em chips NVIDIA;
•    Suporte padrão do setor – trabalha com os protocolos AMBA CHI ou CXL padrão do setor da ARM para interoperabilidade entre dispositivos.

Para saber mais sobre o NVIDIA NVLink C2C, assista à apresentação do GTC 2022 de Huang. Inscreva-se gratuitamente no GTC para participar de sessões com a NVIDIA e líderes do setor.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »