23/03/2022 às 15h51min - Atualizada em 24/03/2022 às 06h23min

5 dicas para vencer a concorrência nos marketplaces

Com o aumento no volume de vendas, a concorrência cresce na mesma proporção

SALA DA NOTÍCIA Luna Marina Oliva da Conceição
https://magis5.com.br/
Divulgação

Os marketplaces apresentam resultados incríveis no Brasil e no mundo: de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apenas no ano de 2020 o crescimento foi de 68%. Com o aumento no volume de vendas, a concorrência cresce na mesma proporção. Pensando em ajudar quem quer se destacar no mercado virtual, vencer a concorrência e conquistar clientes promotores, o Magis5, Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, lista 5 dicas especiais.

Foque em seus diferenciais
É muito provável que muitas outras lojas vendam a mesma coisa que você dentro do mesmo marketplace, por isso o seu foco deve ser aquilo que tem de melhor, desde o atendimento, personalização e método de entrega até a exclusividade de algum produto ou serviço específico. Estude e analise, até mesmo conversando com seus clientes mais fiéis, quais são os seus diferenciais e o que pode fazer para que um consumidor opte por você na hora da compra. 

Trabalhe nos títulos
O título é sempre o primeiro filtro utilizado pelo consumidor e, por isso, deve ser claro e conter as principais informações sobre o produto. A ideia é que as palavras apareçam por ordem de importância: palavra-chave + especificação do produto + marca + cor (se houver). Sempre exclua informações desnecessárias, sendo o mais conciso possível. 

Imagens de qualidade
Não adianta nada o consumidor clicar no seu anúncio e se deparar com poucas fotos, ou com imagens sem qualidade. Normalmente, quando isso acontece, o cliente não finaliza a compra. A foto e o vídeo são as únicas fontes visuais para quem compra online e, por isso, são extremamente importantes. Sendo assim, invista em imagens de alta qualidade e diferentes ângulos do mesmo produto. Lembre-se também do fundo branco, além de dar o foco no que está sendo exposto, é requisito para anúncios nos marketplaces.

Descrições
Um erro que, infelizmente, é muito comum nos anúncios de produtos nos marketplaces é a duplicação de informações. Não há dúvidas de que criar uma boa descrição de cada produto é trabalhoso, porém, é uma ação essencial para o sucesso da loja virtual. Quando pensamos nos marketplaces, é ainda mais necessário, já que a descrição não deve apenas convencer o consumidor de comprar, mas de comprar com você. Por isso, ela deve ser clara, objetiva e responder todas as dúvidas do potencial cliente sem gerar ambiguidades. Para auxiliar na criação, anote as perguntas frequentes dos clientes e leia todas as mensagens e feedbacks para entender o que seu público está falando e, claro, buscando.

Preços e fretes
Por mais difícil que seja ter valores extremamente competitivos, é importante ficar de olho na concorrência e negociar com os fornecedores e transportadoras para oferecer o melhor preço final ao cliente. Além disso, sempre que possível, seja flexível nas condições de pagamento, oferecendo descontos à vista e/ou um bom número de parcelas sem juros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »