24/03/2022 às 13h10min - Atualizada em 24/03/2022 às 15h20min

UniBH reconhece trabalho do Grupo de Resgate Animal, em cerimônia especial

Centro Universitário condecorou todos os integrantes que já atuaram no Grupo, com a medalha “Honra ao Mérito”

SALA DA NOTÍCIA Leticia Simões
Divulgação UniBH
Um trabalho relevante, que já percorreu diversas regiões do país e segue fazendo a diferença para animais vítimas de ocorrências ambientais e naturais de toda a sorte, marca a operação do Grupo de Resgate Animal do UniBH. Como forma de agradecer e distinguir essa atuação, o Centro Universitário condecorou os integrantes com a entrega da medalha de Honra ao Mérito, em cerimônia no Campus Buritis. O evento contou com a presença de professores, alunos e familiares, além de entidades e autoridades.

Breno Mourão, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniBH, destaca que os integrantes abrem mão da vivência com a família e com seus respectivos ciclos sociais, para se dedicar à salvaguarda dos animais. “O valor social desse trabalho é imensurável. Décadas após décadas acompanhamos ciclos diversos de fenômenos climáticos, e os animais – tanto silvestres quanto domésticos – sofrem com esse panorama, seja chuva, enchentes ou fogo. Ter preparo, confiança e expertise em preservar a vida animal é um atributo a mais para todo médico veterinário. E contar com um Grupo desse porte, no UniBH, eleva a instituição e, por consequência, o curso de Medicina Veterinária, a um patamar diferenciado. É um trabalho sem precedentes dentro de um Centro Universitário.”

Todos os estudantes do Grupo de Resgate Animal do UniBH, sob mentoria do professor Aldair Woyames, foram condecorados na cerimônia. Autoridades de municípios onde o Grupo atuou, além da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Anclivepa Minas, juntamente com o UniBH, ofereceram o reconhecimento aos integrantes.

De projeto universitário a uma estrutura de referência nacional

Aldair Woyames, professor de Medicina Veterinária do UniBH e coordenador do Grupo de Resgate Animal do Centro Universitário, destaca que o Grupo se transformou em referência de socorro e salvamento de animais. “O reconhecimento é mais uma prova da força que esse projeto de extensão tem. Ele vai além de ser um objeto extensionista da graduação. Hoje, o Grupo de Resgate Animal tem respaldo junto às autoridades de diversos municípios brasileiros, como uma atividade necessária, sobretudo, na capital mineira.”

De acordo com Aldair, a Medicina Veterinária não tinha, até cerca de três anos atrás, desenvolvido o socorrismo e o resgate animal como uma área de reconhecimento profissional. “Essa parte de atuação era vista como um serviço feito por outros profissionais. O UniBH foi pioneiro em distinguir esse trabalho como essencial para a defesa animal e para as políticas públicas de saúde animal”, ratifica.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »