24/03/2022 às 14h59min - Atualizada em 24/03/2022 às 15h50min

Saiba Tudo Sobre Rinoplastia

A Cirurgia do Nariz Que Sempre Está em Alta

SALA DA NOTÍCIA Gabi Dallo RTA Comunicação
Cirurgião Plástico Hugo Sabath
Arquivos pessoais

A rinoplastia tem o objetivo de melhora a aparência, o tamanho e a proporção do nariz, equilibrando assim a aparência facial e melhorando a autoestima dos pacientes. “Além disso, a cirurgia plástica do nariz também pode corrigir dificuldades respiratórias causadas, por exemplo, por anomalias estruturais dessa região.” explica o cirurgião plástico Dr. Hugo Sabath.

Segundo o Dr. Hugo o objetivo da rinoplastia, além de corrigir defeitos nasais estéticos ou funcionais, tem como objetivo harmonizar o formato e o tamanho do nariz ao rosto do paciente, considerando sua etnia e características dos olhos, testa, boca e queixo.

“Ao mesmo tempo, deve manter ou melhorar a integridade das funções nasais, como a respiração, a filtração, a umidificação e o aquecimento do ar inalado. Isso além de preservar olfato e, ainda a ressonância da voz.” complementa Hugo Sabath. 

O Dr. Hugo Sabath, diretor e cirurgião plástico da Clínica Sabath cita algumas características que o prcedimento de rinoplastia é capaz:

Vale destacar que, quanto mais proporcional o nariz ficar, mais natural será o resultado. Com isso, evita-se o indesejado aspecto de “nariz de plástica”. 

“Existem 5 tipos de rinoplastia: estética, funcional, étnica, secundária e pós-traumática ou reconstrutiva.” esclarece o cirurgião da Clínica Sabath. A partir dos princiais modelos de rinoplastia, estética e funcional, há subtipos, que variam conforme as técnicas empregadas, como por exemplo:

Rinoplastia estética redutora, de aumento, do dorso nasala, da fenda que separa as narinas (columela), etc; 

Rinoplastia funcional associada à septoplastia; à correção da carne esponjosa (hipertrofia dos cornetos), desvio de septo, entre outras.

Na maioria das vezes, a busca pela rinoplastia vem da vontade do paciente em resolver um problema estético, relacionado ao seu tipo de nariz. Que pode ser:

Fino e arrebitado; 

Curto;

Com as asas mais alargadas;

Com a giba (osso ou calombo) pretuberante;

Com a ponta progetada para baixo.

“Outra possibilidade é a indicaçao médica, por conta de algum distúrbio funcional. Que pode decorrer de genética, por lesão ou ocasionado por alguma cirurgia anterior insatisfatória.” comenta Dr. Hugo, da Clínica Sabath.

Ser fisicamente ativo, comer de maneira saudável, não fumar e ter uma expectativa realista em relação à cirurgia contam pontos a favor do paciente. Esses critérios, apesar de indiretos, são levados em consideração pelos médicos para decidirem se devem ou não operá-lo.

Mas, independentemente da motivação, a realização do procedimento depende da avaliação médica. A rinoplastia somente é feita quando cirurgião e paciente estão de acordo.

Já a idade mínima para se submeter à cirurgia plástica no nariz varia de acordo com o objetivo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é preciso que o crescimento facial tenha parado e que o paciente tenha, no mínimo, 13 anos, mas em geral a cirurgia pode ser indicada aos 15 anos em mulheres e entre 16 e 17 anos em homens. No entanto, apenas a avaliação médica individualizada poderá confirmar a viabilidade da cirurgia.

Dr. Hugo Sabath explica sobre os resultados e um pouco do pós operatório. Confira:

“O processo de recuperação é lento e gradual. Em 15 dias a maioria dos pacientes já apresentam uma aparência satisfatória, apesar de o nariz e um pouco do rosto ainda estarem inchados. Mas o resultado da rinoplastia só é avaliado após o primeiro ano.” ressalta o Dr. Sabath.

Os cuidados no pós-operatório contam pontos a favor de um resultado satisfatório. Por isso, nada de fazer esforços físicos que comprometam a cicatrização das incisões.”Apartir de todas essas informações, o desejo ou a necessidade de fazer a cirurgia plástica no nariz se torna bem mais consciente. Afinal, por mais seguro que seja, todo procedimento traz riscos. Cabe a cada um refletir o que é aceitável, tendo em mente os benefícios, e o mais importante: procure um cirurgião capacitado e que lhe dê confiança para realizar a sua tão sonhada rinopla.” Finaliza Dr. Hugo, cirurgião plástico da Clínica Sabath.


Mais Sobre Hugo Sabath:
Graduação em Medicina - Universidade Católica Boliviana – UCB - Bolívia – Residência - Especialização em Cirurgia Geral - Hospital Universitário Japonês – Bolívia  
Graduação em Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. 
Orientador: UFRN -UFPB. - Residência - Cirurgia Geral - Hospital Stella Maris – Brasil  
Residência - Cirurgia Plástica - Faculdade Medicina do ABC Hospital Santa Catarina 
Reconstrução mamária com experiência na área de medicina , ênfase em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica. – AC Camargo
Cirurgião Plástico - Clínica Sabath Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São Luiz – Hospital Ruben Berta – Hospital San Gennaro - São Paulo, Brasil  
Equipe Cirúrgica Pós Bariátrica – Grupo Ana Rosa Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São Luiz – Hospital Ruben Berta - Hospital San Gennaro - São Paulo, Brasil  
Cirurgião Plástico - Reconstrução Mamária Hospital Oncológico de Santa Cruz de La Sierra - Bolívia Mutirão de Cirurgias Plásticas Reconstrutivas Hospital SAIDA – Líbano
Membro da FILACP
Membro Titular da Sociedade Boliviana de Cirurgia Plástica
Membro ISAPS
Membro Internacional Sociedade Americana de Cirurgia Plástica
Titulo de Especialista Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro IPRAS.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »