24/03/2022 às 14h57min - Atualizada em 24/03/2022 às 16h01min

Owens Illinois amplia capacitação de colaboradores em LIBRAS

Companhia realizará duas novas turmas em 2022, nas quatro plantas, com expectativa de treinar 40 novos funcionários

SALA DA NOTÍCIA OI

Para melhorar o processo de comunicação entre equipes em suas fábricas e reforçar ações de inclusão, a Owens Illinois – líder mundial na fabricação de embalagens de vidro – está ampliando a capacitação de seus colaboradores por meio de treinamento na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Atualmente, a companhia conta com 31 pessoas aptas a se comunicarem com a comunidade com deficiência auditiva e, para 2022, estão previstas duas novas turmas para capacitar mais 40 colaboradores. O programa tem duração mínima de seis meses, com 40 horas de treinamento e, após passar por avaliação, o aluno está apto a entender a linguagem de sinais primária, permitindo que ele se comunique com seus colegas surdos.

A iniciativa surgiu quando funcionários da fábrica do Rio de Janeiro refletiram sobre como melhorar a comunicação com os colegas, durante um treinamento sobre diversidade. Hoje a O-I conta com mais de 30 pessoas deficientes auditivas nas equipes das quatro fábricas. O programa de ensino em LIBRAS está alinhado aos valores de diversidade, trabalho em equipe e integridade da O-I e, com ele, a companhia tem percebido melhora significativa no engajamento dos times, na qualidade das tarefas executadas e no clima organizacional como um todo.

“O interesse dos funcionários por esse programa cresce à medida que as conversas sobre diversidade e inclusão continuam dentro da fábrica. Ações que tratam de pluralidade geram bastante engajamento e, por isso, nós nos dedicamos a torná-la realidade no nosso dia a dia”, diz Hadailton Sousa, Gerente de Pessoas & Cultura da O-I.

Além de habilitar as equipes para aprenderem LIBRAS, a companhia também está investindo na adaptação de sua plataforma de treinamentos internos, traduzindo todos os cursos para a língua de sinais, além de oferecer intérprete para treinamentos e palestras presenciais. “Outro ponto positivo do treinamento em LIBRAS é a percepção de valor dessas ações nos processos seletivos. Muitos candidatos – com deficiência ou não – mencionam que se inscreveram para vagas na O-I por conta das iniciativas realizadas em prol da integração. “A Owens Illinois no Brasil está bastante avançada em relação a outros países no que se refere a essas práticas. Isso é motivo de muito orgulho para toda a companhia e nos motiva ainda mais a investir em novos projetos”, conclui Hadailton.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »