24/03/2022 às 16h11min - Atualizada em 24/03/2022 às 17h50min

Fort Atacadista adota praça do Largo da Alfândega, um dos espaços mais tradicionais da região central de Florianópolis

Além de revitalizar o endereço, a rede também irá cuidar da manutenção do espaço; a reabertura está marcada para este sábado (26) com cerimônia e atrações culturais

SALA DA NOTÍCIA Davi Paes e Lima
Flavio Tin (ND) e Tiago Ghizoni (NSC)
A praça do Largo da Alfândega, ao lado do Mercado Público de Florianópolis, foi inaugurada pela Prefeitura Municipal em fevereiro de 2020 -- um mês antes do início da pandemia; porém, neste período em que a circulação de pedestres diminuiu e muitas atividades foram cessadas, o espaço ficou subutilizado, com ares de abandono e acabou até mesmo sofrendo depredação. Foi aí que surgiu o convite da Secretaria de Turismo de Florianópolis para o Fort Atacadista adotar a praça, contribuindo para as melhorias necessárias e, principalmente, para a manutenção de um espaço com tanta importância para a história da cidade.

A cerimônia que marca a adoção da praça, já devidamente revitalizada pelo Fort Atacadista e pronta para acolher a comunidade, está marcada para este sábado, dia 26 de março, às 10h, dando continuidade à programação especial da Prefeitura pelo aniversário da capital catarinense. “Queremos melhorar a experiência do público que frequenta a praça, sejam os moradores ou turistas, para que desfrutem desse espaço tão rico para a nossa história com mais segurança e conforto, além de destacar curiosidades sobre o Largo da Alfândega e a cultura açoriana”, explica Silvia Marquez, coordenadora regional de marketing do Fort Atacadista.


Foto: Tiago Ghizoni (NSC)


Entre as principais melhorias, a ativação de cinco espelhos d´água e um novo projeto de jardinagem -- tudo para deixar o espaço mais bonito e prazeroso de frequentar, e até mesmo para estimular a população a zelar mais por esta área pública. “A proposta é entregar um espaço revitalizado para o público e, junto à Prefeitura e demais órgãos públicos, conscientizar a população a valorizar e também cuidar do espaço”, completa Silvia.

Ao longo da praça, foram instalados totens com fotos que marcaram a história da região, destacando fatos curiosos e que resgatam um pouco da cultura açoriana. Os conteúdos, assinados pelo historiador Sérgio Luiz Ferreira, permeiam cinco elementos: mar, terra, religiosidade, artesanato e folclore. “Aqui no Largo da Alfândega nós encontramos todos os elementos da cultura da Ilha; é, sem dúvida, o lugar onde a cultura de Florianópolis se encontra. Por isso, buscamos reunir nesses totens conteúdos pertinentes a todos esses aspectos, contemplando por exemplo a pesca da tainha, a farinha de mandioca, entre outros”, destaca o historiador. As ilustrações são do artista plástico Jesus Fernandes.

Além da entrega da praça revitalizada, o Largo da Alfândega contará com uma agenda de eventos e intensa programação cultural assinada pela Secretaria Municipal de Turismo para movimentar e dar ainda mais vida ao espaço. Neste sábado (26), além da cerimônia às 10h com a presença de autoridades locais, o público está convidado a prestigiar apresentações culturais, como o Boi de Mamão, Roda de Rendeiras e Ratoeiras, Grupo Afro Pegada Nagô e Pau de Fita Sambaqui.

Serviço:

  • Cerimônia de Adoção da praça do Largo da Alfândega
  • Local: Largo da Alfândega, Centro, Florianópolis, ao lado do Mercado Público Municipal
  • Data: 26/03/2022 - Sábado
  • Horário: 10h
  • Entrada: gratuita


Foto: Flavio Tin (ND)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »