25/03/2022 às 13h55min - Atualizada em 25/03/2022 às 15h32min

Dicas para vender pelo Whatsapp

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

As redes sociais trouxeram uma grande revolução em cima do conceito das relações humanas, modificando a maneira com que a sociedade se comunica entre si. A mesma coisa pode ser dita sobre os aplicativos de mensagens, como o Whatsapp.

 

Já que através dessas plataformas digitais, que se destacam também por sua facilidade de acesso, resultado do processo cada vez mais amplo de inclusão digital, tornou-se mais prático para as pessoas manterem contato entre si, usando-as para diferentes ações.

 

Pois se inicialmente o uso dessas ferramentas era restrito ao conceito de comunicação, com o tempo o uso dessas plataformas passou a se desdobrar para outros tópicos, acompanhando o processo de adoção da sociedade às novas ferramentas digitais.

 

Tornando-se possível realizar não apenas um contato diferencial entre as empresas e o seu público, como também permitindo uma associação comercial entre eles. Com uma empresa podendo, por exemplo, ter seus serviços contratados via internet.

 

Permitindo dessa forma com que um novo cliente não só entre em contato com tal companhia através das redes sociais, como também tornando mais prático para tal público realizar o consumo de tais produtos ou serviços através das plataformas digitais.

 

Um processo que modificou a forma como o mercado atua socialmente, adotando cada vez mais as ferramentas digitais como uma forma de otimizar suas atividades no mercado. O que é válido tanto para negócios digitais, como os de base tradicional, ou seja, física.

 

Fazendo assim com que uma companhia que realiza conserto de elevadores tenha que ter atenção a tais possibilidades digitais, de forma a divulgar os seus serviços, conquistando uma atenção maior em relação aos seus concorrentes em seu setor.

 

Indo diretamente ao encontro do seu público, que pode usar da internet como um meio para buscar profissionais que atuam com tal tipo de serviço, diante de um problema que pode ter acontecido em relação a tal equipamento junto ao seu prédio.

 

E se tal transformação digital hoje é presente em praticamente todas as áreas comerciais é por causa do processo de modificação do próprio público, cada vez mais aberto às facilidades que podem ser trazidas por meio das aplicações virtuais.

 

Um processo que teve início com a expansão das redes sociais.

O impacto das redes sociais em nossas vidas

Desde sempre o surgimento de novas tecnologias teve uma repercussão direta nas relações humanas, seja no meio de trabalho ou até mesmo entre as associações a serem feitas por tal público, com a internet tendo um grande impacto ao afetar ambos.

 

Uma ferramenta que passou a ter um destaque maior com o surgimento das redes sociais, que diante do processo de barateamento das tecnologias de acesso, permitindo com que um usuário entrasse na internet por meio do celular, levou ao crescimento de audiência.

 

Proporcionando uma plataforma na qual usuários comuns e perfis comerciais pudessem trocar interações, facilitando assim com que uma empresa de desmontagem industrial iniciasse um contato aprofundado com sua audiência, independentemente do seu perfil.

 

Isso porque as redes sociais trouxeram um campo altamente diversificado, garantindo assim a presença dos mais variados tipos de audiência, passando pelo cliente comum, até o público industrial de uma fábrica que atua como um fornecedor do mercado, por exemplo.

 

E a expansão dessa associação fez com que a busca por uma empresa digital se tornasse para os mais variados perfis comerciais, passando até mesmo pelos órgão do governo, a usar das redes como um ponto de comunicação mais prático com a população.

 

Até pela presença dela dentro desses espaços. Um crescimento e público digital que levou também a ampliação das próprias redes sociais, cada uma possuindo um perfil de conteúdo diferentes, com propósitos distintos, destacando-se entre elas redes como:

 
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Youtube;
  • LinkedIn;
  • TikTok.
 

Em certos casos sendo recomendado até mesmo possuir um perfil em cada uma das redes citadas, caso seja o objetivo de uma empresa de ar condicionado expandir a sua rede de contatos, a oferecer os seus serviços para um público mais variado.

 

E associada às redes sociais, surgiram também os aplicativos de mensagem, agindo de forma similar a uma rede social, contudo, tendo como propósito principal o compartilhamento de mensagens, facilitando assim o contato entre os seus usuários.

 

Entre tais modalidades é válido destacar o trabalho do WhatsApp, que desde seu lançamento em 2009 até os dias de hoje, conquistou a posição de um dos mais importantes aplicativos não apenas no setor de comunicação, mas da própria internet como um todo.

O WhatsApp como uma oportunidade de negócios

Desde quando foi comprado pelo grupo Meta (antigo Facebook), o WhatsApp foi assumindo uma posição de destaque cada vez mais relevante na sociedade, tornando-se em muitos casos o principal meio de contato entre os usuários.

 

Inicialmente apenas como uma ferramenta de sociabilidade, mas que tamanho o seu uso passou também a ocupar outros espaços, sendo possível usar do WhatsApp como uma ferramenta de trabalho, assim como uma aplicação voltada à vendas.

 

Algo possível por causa da adoção geral da sociedade em cima desse aplicativo, com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada em 2020, revelando que o WhatsApp está instalado em cerca de 99% dos smartphones no Brasil.

 

Número impressionante, que acompanha o uso dessa ferramenta para as mais diversas aplicações, seja para bater papo com seus amigos ou trocar informações importantes com o seu gestor sobre a análise de qualidade de energia elétrica realizada em uma empresa.

 

E junto isso entrou em evidência também as possibilidades comerciais do uso desse aplicativo, com os próprios usuários usando do WhatsApp como o principal meio de contato entre os pequenos empreendedores, otimizando o contato com seus clientes.

 

Uma realidade a ser percebida pelo próprio aplicativo de mensagens, que passou a oferecer soluções comerciais para os seus usuários, como na transferência de recursos financeiros, como já é possível em países como a Índia e o Brasil.

 

Diante disso, cabe ao empreendedor atual não só observar o WhatsApp como uma possibilidade comercial, como também se preparar para aumentar sua quantidade de vendas, tudo por meio do uso adequado de tal plataforma de comunicação.

Impulsionando suas vendas via WhatsApp

Se o uso desse aplicativo de mensagens começou sendo comercialmente positivo para pequenos negócios, hoje o uso deste programa pode ser positivo até mesmo para uma empresa de instalações elétricas, ao permitir um melhor contato com o seu público.

 

E para que isso seja possível existe um conjunto de práticas que deve ser consideradas por sua empresa em relação ao uso do WhatsApp como uma ferramenta comercial, sendo elas:

Uso de listas de transmissões

Para chegar ao alcance de diversos usuários é fácil pensar na possibilidade de criar um grupo, porém, tal aplicação possui um caráter mais restrito, diferentemente das linhas de transmissões, no qual uma mensagem pode ser enviada para até 256 usuários.

 

Sendo possível modificar com frequência essa sua lista de contato, utilizando de um bom estudo de público, para formar uma lista adequada de possíveis clientes, evitando assim que o seu conteúdo seja visto como spam.

 

É importante, antes de enviar tais mensagens, com que uma empresa de automação elétrica industrial peça a permissão de tal público para o envio dessas mensagens, chegando assim a uma audiência otimizada, e seguindo às regras legais de dados.

Ferramenta de entendimento

Outra aplicação importante do WhatsApp é como uma plataforma de comunicação age com o seu público, permitindo assim a apresentação de um melhor serviço de suporte à sua audiência, por meio de um canal de fácil acesso para esse público consumidor.

Cronograma de mensagens

Assim como é importante ter um contato constante com o seu público, é importante adotar um ritmo adequado e mensagens, para não incomodar a audiência e acabar sendo visto como um serviço de spam.

 

Logo, assim como no Facebook e no Instagram, é importante ter um cronograma para o envio de mensagens, destacando-se também o contato com os públicos já presentes nessas, facilitando uma empresa de automação industrial a ter uma lista de contatos.

Campanha de vendas

Diante da relevância comercial sobre o uso do WhatsApp, é importante então trabalhar com a criação de campanhas específicas para essa rede, permitindo dessa forma uma otimização dos seus resultados em vendas a partir de tal plataforma.

Conta comercial

Por fim é importante destacar a utilização de uma conta comercial, que além de trazer melhores oportunidades de gestão da sua conta, garante também uma maior profissionalismo para o seu perfil, garantindo assim uma melhor percepção do público.

 

Permitindo com que o público se informe sobre acessórios para cabos de aço como uma empresa que comercializa tais produtos através do WhatsApp, aumentando assim a possibilidade de conversão de clientes por parte dessa companhia via tal plataforma.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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