25/03/2022 às 17h04min - Atualizada em 26/03/2022 às 06h20min

Prevenção salva vidas: saiba como evitar pulgas e carrapatos e manter a saúde do seu cão em dia

Infestações de parasitas podem causar problemas aos pets

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
A saúde dos pets preocupa cada vez mais os tutores: de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), o volume de consultas veterinárias cresceu 43% no ano passado. “O levantamento indica que os ‘pais de pets’ entendem cada vez mais que é melhor manter a rotina de cuidados preventivos com a saúde e se antecipar a eventuais problemas”, explica a médica veterinária Yolanda Antunes, gerente nacional de produtos para pet da Syntec do Brasil.
“Manter o acompanhamento da saúde dos pets é essencial para a qualidade de vida de cães e gatos”, diz. “Sempre recomendamos aos tutores irem periodicamente ao consultório veterinário, ou, no mínimo, manterem contato próximo com o profissional que acompanha o pet. Essa proximidade com o especialista ajuda a evitar diversos tipos de doenças que, devido aos sintomas, muitas vezes podem demorar a ser descobertas e têm risco de ser fatais.”
Entre esses problemas silenciosos, principalmente em cães, está a infestação de pulgas e carrapatos. Além da coceira e das alergias, esses parasitas podem transmitir doenças graves, que podem levar à morte. “Entre essas enfermidades está a erliquiose. O seu diagnóstico é tão difícil quanto o tratamento. Ela provoca febre, perda de apetite, perda de peso, manchas na pele, fraqueza muscular e, em estados avançados, sangramentoasais e vômitos”, explica a médica veterinária da Syntec.
Para garantir que os pets tenham qualidade de vida e bem-estar, é sempre importante seguir o bom e velho ditado “é melhor prevenir do que remediar”. Evitar que as infestações de pulgas e carrapatos se instalem é o melhor jeito de garantir que o pet não sofrerá com esses parasitas. “É importante manter em dia a higiene do cão, do espaço que ele frequenta e de tudo que ele utiliza (brinquedos, comedouros, roupinhas), além de estar sempre atento no retorno dos passeios e aos sinais do animal para entender se está tudo bem ou se é preciso visitar o veterinário”, esclarece Yolanda.
Além da higiene controlada, também é importante utilizar produtos que auxiliam na prevenção de pulgas e carrapatos. Um destes produtos é TecSpot®, da Syntec, produto composto por fipronil, um dos princípios ativos mais seguros e eficazes para prevenção, tratamento e controle de pulgas e carrapatos. Encontrado em forma de pipeta, a solução tem amplo espectro de ação e é utilizado regularmente e reconhecido pela classe veterinária.
TecSpot® pode ser utilizado em filhotes e adultos a partir de 8 semanas de idade e é eficaz na prevenção, tratamento e controle de doenças infectocontagiosas em pets de todas as raças e portes. Além disso, atua de forma completa nos animais e no ambiente, prevenindo o risco de reinfestação”, finaliza a gerente da Syntec. TecSpot® deve ser reaplicado a cada 28 dias para evitar risco de reinfestação.
Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade tanto para pets como para grandes animais. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »