26/03/2022 às 14h10min - Atualizada em 29/03/2022 às 06h21min

A TRIBU Educação abre a terceira turma do curso "Abordagem Nutricional da Pessoa Trans em Tratamento Hormonal"

Juliana Gabriel ministra as aulas para nutricionistas e médicos que trabalham com saúde trans

SALA DA NOTÍCIA PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Divulgação
 
 
 
Tribu Educação abre a terceira turma do curso "Abordagem Nutricional da Pessoa Trans em Tratamento Hormonal", que será ministrado pela endocrinologista Juliana Gabriel, voltado principalmente para nutricionistas, mas também para médicos que trabalhem, ou queiram trabalhar, com saúde trans, e tenham um olhar mais integrativo e multiprofissional nesse cuidado. 
 
 
Localizada em Campinas, SP, a TRIBU Educação é uma multiplataforma online que recebe alunos de todo o Brasil e do exterior, sendo responsável pelo já concorrido Congresso de Saúde Trans, idealizado por Juliana Gabriel. 
 
 
O curso trata da importância da nutrição no acompanhamento da hormonização trans, e a Dra. Juliana Gabriel adianta o que será abordado.
 
  • Uma das coisas que sempre falei para meus pacientes, quando estava explicando sobre a hormonização e seus riscos, é que “um hormônio que entra num corpo saudável tem efeitos e riscos diferentes do que um hormônio que entra num corpo inflamado”.
  • Ter uma doença de base, como hipertensão, colesterol elevado ou diabetes, por si só aumenta muito o risco das complicações do tratamento, tanto com estrogênio (pelo risco de trombose), quanto com testosterona (pelo risco de piorar ainda mais essas condições).
  • Desta forma, sempre que eu começava o tratamento com algum paciente, fazia uma avaliação nutricional e metabólica inicial, e indicava medidas como por exemplo mudanças alimentares, prática de exercícios, redução do álcool e do cigarro. Porém, eu percebia que muitos pacientes não entendiam essa relação. Muitos vinham muito focados no hormônio e esqueciam dos demais aspectos da sua saúde.
  • Com o tempo, percebi que essa não era uma lacuna apenas dos pacientes. Nós, médicos, muitas vezes na nossa consulta (o que é um reflexo também da nossa formação profissional), focamos tanto nos medicamentos que acabamos não dando a ênfase necessária às mudanças do estilo de vida. E isso vale para qualquer paciente. 
  • No caso dos pacientes trans que estão em processo de harmonização ou começando esse tratamento, isso é ainda mais importante.
  • Então eu encaminhava os pacientes para os nutricionistas que trabalham em parceria comigo, mas eles mesmos vinham conversar, perguntando uma série de coisas relacionadas ao universo trans que eles não conheciam. E então eu entendi que havia uma necessidade de capacitação profissional também - não apenas por parte dos nutricionistas, mas também dos médicos, para que os mesmos entendessem a importância desse trabalho em conjunto, e o impacto positivo que uma mudança alimentar (e o uso de alguns suplementos específicos) pode trazer nos resultados da harmonização e do tratamento da pessoa trans como um todo.
  • Por isso, criei o curso de abordagem nutricional de pessoas trans em tratamento hormonal. Neste curso, voltado para nutricionistas e médicos, eu explico as bases do protocolo de hormonização; faço uma revisão da fisiologia endócrino e metabólica, para relembrar conceitos e aprofundo em cada uma das possíveis complicações do tratamento, onde o nutricionista pode ajudar: a saúde cardiovascular e risco de trombose; a mudança da fome e da composição corporal; as mudanças no cabelo e pele (acne); a saúde dos ossos (e o risco de osteoporose) e a proteção hepática (fígado).
  • No final, fazemos uma revisão geral e estudo de casos para fixar os conceitos.
  • Os alunos que são nutricionistas saem preparados para atender a pessoa trans, entender o procedimento médico e auxiliar, através da alimentação e suplementação, a prevenir e também minimizar os possíveis efeitos colaterais. Os alunos médicos que fazem esse curso se aprofundam na parte de gestão das comorbidades e efeitos colaterais da hormonização, aprendem novas possibilidades terapêuticas além dos hormônios (como suplementos) e fortalecem seu vínculo com os nutricionistas.
  • Esse trabalho em conjunto só ajuda os pacientes, que tem sua saúde cuidada de forma integral.
 
 
"O projeto TRIBU vem consolidar um trabalho que venho realizando nos últimos anos em conjunto com minha equipe e parceiros. É um trabalho de união, em prol da saúde e da educação, baseado na ética e na ciência, com atendimento 'artesanal'. Foi um longo caminho até a realização desse sonho, mas empreender em prol do ser humano tornou o processo incansável", explica Dra. Juliana Gabriel. "Na Tribu estamos preparados para atender indivíduos transgêneros, veganos e vegetarianos. Todxs!"
 
 
A TRIBU vem confirmar a médica como mulher empreendedora na área de saúde e educação,  já que o projeto divide-se em dois braços:
 
 
Tribu Saúde - formada por um coletivo de profissionais de saúde que, além de já fazerem parte da equipe de Juliana, têm em comum os valores e a forma diferenciada de atendimento - individualizada e  humanizada.
 
 
. Tribu Educação - escola de cursos livres para profissionais de saúde, onde serão tratados temas atuais da prática de saúde, bem como questões polêmicas e relevantes, por profissionais capacitados, com embasamento científico, metodologia moderna e dinâmica. O objetivo é ensinar, desmistificar mitos e capacitar os alunos a exercerem suas profissões de forma ética, artesanal e humana, com base científica comprovada. 
 
 
Sobre a Dra. Juliana Gabriel
CRM-SP 127584 / RQE 20007
 
Médica Endocrinologista


Formação:

- Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Especialização pela PUC-RJ/IEDE, Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (TEEM-SBEM) e Certificado de Área de Atuação em Endocrinologia Pediátrica (CAAEP).


- Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente e Doutora em Ciências pela UNICAMP


Atuação:


- Professora Colaboradora e membro do grupo de pesquisa GIEDDS da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)


- Professora na Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic.


- Médica Endocrinologista do Centro Infantil Boldrini


- Fundadora da Empresa Ribeiro de Andrade Consultoria em Saúde, que é dividida em duas frentes: assistência à saúde e ensino.


- Presta serviços de Consulta Médica Individual pessoalmente e por sua equipe.


- Ministra Palestras e Treinamentos sobre Saúde, tanto para profissionais quanto para o público leigo e empresas.


- Produção de conteúdo: textos em Blog e vídeos no Youtube, além  de ser colaboradora em diversas mídias e canais de comunicação.


- Criadora do projeto "Endocrinologia para todos", um canal de Educação em Saúde, online e gratuito.


- Fundadora da Tribu Saúde - clínica multiprofissional humanizada


- Fundadora da Tribu Educação - escola de cursos livres para a área da saúde 




Instagram: @dra.julianagabriel


@tribu.saude @tribu.education


@endocrinologiaparatodosoficial


@congressosaudetrans


Whatsapp Tribu (19) 99655-4787

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »