28/03/2022 às 09h18min - Atualizada em 29/03/2022 às 06h21min

Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF onono celebra 3 anos de atuação

Entre as conquistas estão a atuação em ecossistema e a mudança de mentalidade voltada para a inovação colaborativa

SALA DA NOTÍCIA BASF
https://plus.onono.com.br/
Há três anos a BASF criou sua primeira estrutura de cocriação e transformação digital na América do Sul, o Centro de Experiências Científicas e Digitais – onono. Com o objetivo de conectar e aproximar clientes, fornecedores, startups, colaboradores e universidades ao ecossistema de inovação, mais do que um hub, o onono se tornou um canal importante de relacionamento, uma central de colaboração e produção de informação de qualidade para o mercado, sempre com o olhar para o futuro. Para celebrar mais um ano de atividade, será realizada uma live, no dia 28 de março, das 9 às 10h, pela plataforma onono+, que contará com a presença de parceiros que foram marcantes nessa jornada e do presidente da BASF para a América do Sul, Manfredo Rübens.
Desde 2019, o onono promoveu mais de 50 desafios em seu ecossistema de inovação aberta, envolvendo startups no desenvolvimento de protótipos de soluções para BASF e para seus clientes, como por exemplo para mobilidade agrícola, para tracking de e-commerce, para produtos com redução de consumo de água, forecasting de matérias-primas, entre outras. Também conectou mais de 300 universitários em mentoria para soluções inovadoras, como a criação de uma ferramenta de inteligência artificial para supply chain e a calculadora de emissões sustenBOT da Fundação Espaço ECO, por exemplo.
“A BASF sempre foi uma empresa inovadora, este é um de seus pilares estratégicos ao lado da sustentabilidade. E uma das conquistas mais importantes do onono nesses três anos foi a contribuição da inovação colaborativa juntando clientes, áreas da BASF e o ecossistema para uma mudança de mentalidade gerando resultados que vão além do relacionamento comercial tradicional. Aqui no onono estamos junto aos nossos clientes e convidamos eles a trazerem seus desafios”, convida Renata Milanese, diretora de Customer Enabling da BASF. “Nós também podemos nos considerar agentes de transformação da cultura na BASF globalmente, já que esta iniciativa é pioneira na companhia”, comenta.
Projetado para responder de maneira ágil às demandas do mercado, o onono é equipado com tecnologia de ponta, laboratórios de pesquisa e testes de produtos, conectividade, digitalização de processos e design, além da capacidade para conduzir metodologias de inovação atendendo desafios da BASF e seus clientes. “Após um ano da inauguração, todas as nossas atividades migraram para o universo digital. Com isso, nos empenhamos em mais de 50 desafios de cocriação e realizamos mais de 200 webinars sobre temas diversos como economia circular, negócios, carreiras, procurando envolver os negócios, parceiros, clientes e especialistas. Contamos com a participação de mais de 50 mil pessoas em todas essas iniciativas e, agora, estamos promovendo os modelos híbridos para combinar o que tem de melhor no virtual e no presencial, gerando mais conexões de valor além das fronteiras do espaço”, considera Ornella Nitardi, gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais para América do Sul da BASF.
Com a retomada das atividades presenciais, foram preparadas novidades no espaço físico do onono, como a Central de Economia Circular, que vai explorar soluções em reciclagem para a cadeia do plástico, o laboratório de impressão 3D, para novas experiências em manufatura aditiva, e um media lab que permite ampliar os canais de comunicação. “Já estão no ar o canal do onono no YouTube e o canal de podcast “Deu Química!”, onde ouvimos especialistas para falar de tendências, curiosidades e nutrir o ecossistema com um conteúdo interessante”, comenta Carlos Henrique Almeida, coordenador de experiências do onono.
A inscrição gratuita para participação na live pode ser feita pelo link do onono+.

Sobre o onono
Somos o  Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, criado para conectar e aproximar o ecossistema de transformação digital. Somos um espaço aberto, vivo, tecnológico e humano, pronto para receber quem quiser cocriar conosco, trabalhar, estudar, ou simplesmente se inspirar. Conectamos os  clientes BASF, e não clientes, com o ecossistema de inovação aberta, para discutir novos modelos de negócios ou para o desenvolvimento de projetos com foco em impactar positivamente a sociedade, tanto do ponto de vista econômico como social e ambiental. Além das startups, estudantes universitários também se conectam com a BASF e com os clientes para auxiliar na solução dos desafios existentes. Estamos gerando valor para a sociedade e apoiando a BASF a criar química para um futuro sustentável. Como se não bastasse, somos uma plataforma de conteúdos e eventos que, hoje, atinge um ecossistema composto de mais de 50 mil pessoas e continua crescendo.
Venha nos conhecer. www.onono.com.br . https://www.linkedin.com/showcase/onono/about/ . https://onono.com.br/centraldestartups . www.plus.onono.com.br.
Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em www.basf.com.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »