28/03/2022 às 11h24min - Atualizada em 29/03/2022 às 06h23min

5 dicas para recrutadores encontrarem profissionais de TI qualificados

Aprender os termos técnicos e conhecer metodologias de testes estão entre as recomendações da especialista do InfoJobs

SALA DA NOTÍCIA Nicole Almeida
https://www.infojobs.com.br/
Reprodução/Canva
Não é novidade para ninguém que a área de TI é uma das que mais cresce atualmente, assim como a demanda por profissionais desse ramo. No entanto, não existem pessoas qualificadas na mesma proporção. Segundo projeção da Brasscom, o setor de tecnologia deve criar 797 mil vagas de trabalho no país até 2025, sendo que devem faltar profissionais para ocupar ao menos 532 mil dessas oportunidades.
 

"O mercado sofre tão imensamente pela falta desses profissionais que veio à tona a necessidade de uma atenção maior para atrair e recrutar esses colaboradores. Assim, surgiu o recrutador técnico, como o próprio nome já diz, o profissional que recruta pessoas no setor de tecnologia e desenvolvimento, com base em habilidades técnicas", afirma Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, empresa de tecnologia para recursos humanos.
 
Existem algumas características essenciais para um bom recrutador reter os melhores talentos de TI. Pensando nisso, a executiva preparou cinco dicas para encontrar profissionais de TI qualificados.
 

1. Compreenda as habilidades técnicas necessárias
 

Inicie a busca compreendendo as habilidades técnicas exigidas para a função. Para isso, será necessário adquirir mais conhecimento sobre as ferramentas relevantes para executar as tarefas e familiarizar-se com a tecnologia da qual está contratando. Só assim será possível fazer perguntas relevantes para os candidatos.
 
2. Aprenda os termos técnicos
 
Entender todos os termos técnicos relacionados a área de tecnologia pode ser um desafio para os recrutadores. Porém, se deseja contratar profissionais qualificados, você terá que (no mínimo) saber o básico. Isso será necessário principalmente no momento de criar uma descrição de trabalho correta. Já para o bate-papo é importante lembrar de não ser muito técnico, pois é essencial manter a comunicação com os candidatos humanizada.

3. Conheça metodologias de testes
 
Durante o processo de contratação, pode ser que haja dificuldades em avaliar as competências técnicas dos candidatos. Por isso, em geral, as empresas costumam utilizar ferramentas para avaliar o nível do profissional por meio de testes ou entrevistas técnicas. O uso dessas metodologias ajuda a avaliar os profissionais sem que, necessariamente, os recrutadores tenham um conhecimento aprofundado.

4. Use a inovação a seu favor
 
Uma vez que o mercado de TI sofre pela escassez de profissionais qualificados - e os melhores programadores são disputados pelas empresas - o processo seletivo não pode, de maneira alguma, ser desagradável e possuir muitas burocracias. Por isso, é preciso estar atento às novidades do mercado de recrutamento e fazer uma seleção focada na experiência do candidato. Por exemplo, com o PandaPé, ATS de recrutamento e seleção do InfoJobs, é possível fazer um recrutamento humanizado, criativo e otimizado. Não é porque o candidato vai fazer um teste técnico, que ele precisa perder horas e horas do seu dia para isso. Ou até mesmo tenha que comparecer presencialmente para uma entrevista, que pode ser facilmente feita por meio de uma videochamada.
 

5. Seja um bom negociador
 
Por fim, não podemos deixar de citar a importância de ser um bom negociador. Como falamos anteriormente, os profissionais de TI são concorridos e muitas vezes recebem diversas propostas de diferentes empresas, tendo o poder de escolha. Para evitar que haja um leilão de salário - e quem oferecer o maior feche a vaga - o candidato deve ver na sua empresa valor e plano de carreira, além de apenas mais uma oportunidade. Dentro desse contexto, é fundamental que o recrutador consiga transparecer todos os pontos fortes da organização, além de seus benefícios, e enfatizar por qual motivo a presença do candidato será importante para o time.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »