30/03/2022 às 16h53min - Atualizada em 30/03/2022 às 20h41min

Minas Shopping investe em soluções e projetos de sustentabilidade

Empreendimento conta com soluções para gestão eficiente de água, resíduos e energia, incluindo tratamento de esgoto, coleta de lixo eletrônico e blitz educativas

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
Minas Shopping_interna_relogio_foto Fábio Ortolan

Com forte senso de responsabilidade ambiental, o Minas Shopping tem investido, desde a sua inauguração, em tecnologias que promovem a sustentabilidade e geram menos impacto ao meio ambiente. O empreendimento, que recebeu, recentemente, o Certificado de Energia Renovável, concedido pela Comerc Energia, conta com soluções para gestão eficiente de água, resíduos e energia.

Entre as atitudes socioambientais se destaca o tratamento de 100% dos efluentes domésticos e não domésticos, por meio da utilização de um sistema de tratamento de esgoto. O Minas Shopping, que recebe em média 45 mil visitantes por dia, já está desenvolvendo um projeto para reaproveitamento de água nas descargas dos banheiros. Além disso, os sanitários da praça de alimentação já contam com descargas de válvulas com duplo acionamento e aeradores em todas as torneiras, o que reduz o consumo.

Para garantir o uso racional da água, são realizadas, de maneira preventiva, rondas para identificar possíveis vazamentos na infraestrutura hidráulica e leituras diárias do consumo. O Shopping também trocou o papel toalha dos banheiros por modernos secadores de mãos que emitem raios UV e eliminam 99,9% das bactérias, fungos e vírus, reduzindo os resíduos de papel, o consumo de celulose e gerando economia operacional.

Com o objetivo de dar destino ecologicamente correto aos resíduos orgânicos gerados mensalmente na praça de alimentação, o Minas Shopping vai implantar uma composteira para transformar as sobras de alimentos em composto orgânico para as plantas. O Shopping também possui um ponto de coleta de lixo eletrônico, como pilhas e celulares, no estacionamento coberto G2 (perto da Axial), em que os clientes podem levar os itens a serem descartados com a certeza de que eles terão uma destinação correta.

Ainda pensando no descarte correto, o Minas Shopping, em parceria com empresa especialista do segmento, realiza o controle e a destinação correta dos resíduos, atendendo às leis e normas governamentais. Mensalmente, também é realizada uma blitz educacional com os lojistas e colaboradores para conscientização e identificação de possíveis melhorias no descarte de resíduos.

O Minas Shopping também faz parte do mercado livre de energia, que utiliza fontes renováveis incentivadas pelo governo, reduzindo exponencialmente os impactos ambientais, além de agregar valor ao negócio com custos operacionais mais atraentes aos lojistas. “Estamos sempre em busca de iniciativas que incentivem melhorias de gestão e de processos sustentáveis”, destaca o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »