30/03/2022 às 14h09min - Atualizada em 30/03/2022 às 20h52min

Vendas no e-commerce alavancam marca brasileira de cosméticos. A operação online dobrou em um ano.

Conhecida por promover consumo consciente e responsável, Lola Cosmetics criou loja virtual em 2021 com a JET, especialista em soluções para o e-commerce, e montou operação que reflete sua identidade. Loja virtual da marca teve as vendas impulsionadas por boa comunicação nas redes sociais e ações com influenciadores digitais.

SALA DA NOTÍCIA Leticia Leal

Criada em 2011, no Rio de Janeiro (RJ), a Lola Cosmetics já tinha uma operação consolidada quando a pandemia afetou a dinâmica de varejo do planeta e limitou o contato entre as pessoas e os pontos de venda presenciais. A solução óbvia era apostar no online, mas a questão era: “de que maneira?”. Lançada há um ano, a loja virtual criada em parceria com a JET, empresa especializada em soluções para o e-commerce, mostra o cuidado que a companhia brasileira de cosméticos teve com essa resposta. Preocupada com sustentabilidade e com a identidade, a marca montou uma operação cuidadosa, que reflete alguns de seus pontos mais relevantes. O resultado foi imediato: em 2021, as vendas pela internet equivalem a 2 lojas conceito e contribuíram para a Lola Cosmetics registrar 100% de crescimento no canal digital.

Após colocar força total nas estratégias de social media e marketing digital, a Lola aumentou o time de atendimento e gerenciamento de redes sociais para suportar as vendas. Há menos de duas semanas, um blog foi lançado no site, justamente para direcionar o foco na geração de conteúdo. Outra prioridade são os posts frequentes e diversos nos perfis da marca, sempre relacionados com o universo feminino, o que traz identificação do público. Quanto aos detalhes da loja online, a ideia foi reproduzir no ambiente do e-commerce o “mundo lolístico”, algo tão importante para os “loletes” - termo usado pela própria empresa para se referir a seus brand lovers.

“O Brasil é o quarto maior consumidor de cosméticos do mundo. Em paralelo, nunca vimos o comércio eletrônico crescer tanto e, mesmo com a retomada das atividades presenciais, as vendas online continuam ganhando cada vez mais espaço. O desafio da Lola Cosmetics, portanto, era encontrar um meio de se diferenciar em um contexto cada vez mais significativo - e também mais disputado”, explica Gustavo Chapchap, CMO da JET e líder do Comitê de e-commerce da ABRADi-SP.

O faturamento do comércio eletrônico brasileiro em 2021 foi 48,41% maior do que o registrado no ano anterior. No mesmo período, segundo dados do índice MCC-ENET, que foi desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre e Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital, as vendas no e-commerce nacional tiveram alta de 35,26%. O lançamento da plataforma da JET, portanto, coincidiu com um período de mercado aquecido.

A aposta da marca na loja virtual, contudo, não reflete apenas um otimismo relacionado a esses números. A Lola enxergou na operação digital uma chance de usar as redes sociais para gerar leads. Por isso, também aumentou a frequência de postagens e intensificou parcerias com influenciadores, utilizando as plataformas para aumentar as vendas na loja virtual. 

Outro diferencial do e-commerce da Lola Cosmetics são as soluções ecológicas, como um produto à base de milho para envolver os itens vendidos, evitando assim o uso de plásticos ou isopores, dois vilões quando o assunto é sustentabilidade.

“Com a pandemia, a necessidade de ter um e-commerce próprio ficou ainda mais evidente. Montamos uma operação que refletia nossa identidade e que pôde mostrar alguns dos valores mais importantes da nossa marca, e esse processo cuidadoso seguiu após o lançamento. No primeiro ano, pudemos entender melhor as necessidades do nosso público e estabelecer uma relação ainda mais próxima por meio do nosso posicionamento nos ambientes digitais, utilizando redes sociais, blog posts e ações com influencers para reforçar valores e impulsionar as compras no site”, diz Barbara Cavalcante, gerente de marketing da Lola Cosmetics.

A campanha de aniversário de dez anos da Lola Cosmetics foi um case de sucesso no primeiro ano de operação do e-commerce. Com 24 horas em que todos os produtos tiveram 50% de desconto, a empresa vendeu em um único dia o equivalente a três meses de faturamento. 

“A segurança com a identidade e com o que estávamos oferecendo ao nosso público foram as bases para podermos ousar e criar iniciativas como essa. Acreditamos que tudo começa com conceitos fortes, com identidade e com uma estrutura que reflita o que a marca realmente tem de diferencial”, finaliza Barbara.

Essa personalização demandou atenção constante e minuciosa com todo o projeto. “Trabalhar com a Lola é gratificante. Existem desafios novos a cada mês, e o nosso time de suporte técnico precisa entrar com apoio e sustentação para garantir a melhor experiência possível para o cliente final”, conta Mateus Toledo, CEO da MT Soluções, agência implantadora.


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