29/03/2022 às 15h32min - Atualizada em 30/03/2022 às 21h02min

FLIPOÇOS VIRTUAL TERÁ CERCA DE 120 CONVIDADOS

Evento divulga programação prévia, que reúne alguns dos maiores nomes da literatura brasileira

SALA DA NOTÍCIA Gisele Ferreira
Monja Coen se encontra com o público do Flipoços de forma híbrida dia 27 de abril, às 20h.
Ampliando fronteiras e oferecendo a possibilidade de participação do público de qualquer parte do mundo a uma programação cultural intensa, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas - Flipoços Virtual 2022 – recebe, este ano, cerca de 120 convidados em mais de 50 mesas que priorizam grandes nomes da literatura de língua brasileira e ainda incentivam a produção literária independente. A programação traz autores como a Monja Coen e mesas-redondas de acesso gratuito e online, além de ações com a presença de público e uma grade especialmente destinada ao público infantil.

Ao todo, serão mais de 50 mesas, trazendo temas como: "A pandemia como lugar para a escrita" com Maria Dolores, Cris Cortês e Elisângela Fialho; "Da negação ao despertar: Ensinamentos da Monja"; “O neocolonialismo à espreita”, com o economista e professor Marcio Pochmann, e o professor Emir Sader; "Caminhos da autodescoberta" com Ju Cirqueira e Gui Pintto; Contos de fadas e histórias clássicas" com Rui de Oliveira, um dos mais renomados ilustradores de contos e histórias clássicas do Brasil, com mediação de Raquel Matsushita e a mesa “Esperança Feminista” com duas das principais vozes do feminismo brasileiro, Debora Diniz e Ivone Gebara, mediação da escritora Marcia Tiburi. Outro tema palpitante, a escravidão, será abordada de forma diferente através da Poesia, na antologia recém-lançada pela Editora Record do escritor Alexei Bueno no livro A escravidão na poesia brasileira - Do século XVII ao XXI.

A curadoria compartilhada com as 14 editoras parceiras do Flipoços Virtual, traz um ecletismo de temas e assuntos, características da essência do Festival desde sempre. Para a curadora Gisele Ferreira, o formato no virtual também mantém esse viés. “nosso objetivo principal sempre foi o de oportunizar a todos acesso facilitado aos livros e autores, acreditamos que esse modelo inovador que lançamos em 2020 consolida ainda mais nosso Festival como um importante instrumento democrático à literatura”.

O evento acontece de 27 de abril a 01 de maio e, em iniciativa inédita, promove 1º Prêmio Literário a Escritores Independentes, que reconhecerá trabalhos em língua portuguesa advindos de qualquer parte do país, e dedica premiação especial aos escritores sul mineiros. As inscrições e informações estão disponíveis em: www.flipocos.com

Comemorando 17 anos, o Flipoços acontece com uma edição online no primeiro semestre, e uma edição presencial no segundo. Para o Flipoços Virtual, o intuito é valorizar a pluralidade da produção intelectual e artística, com temática livre, mas privilegiando editoras, autores, livros, lançamentos e o público, além de trazer à luz discussões em torno das mudanças na realidade contemporânea e das novas formas de viver, pensar e agir nestes tempos.

O Flipoços Virtual conta com o patrocínio master da Alcoa, através da Lei de Incentivo à Cultura Federal, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Patrocínio especial das editoras Record, Sextante, RoccoOficina Raquel, Planeta, Kindle KDP, Martins FontesEdições Sesc São Paulo, Rota Imaginária, Colli Books, Madrepérola, Mil Caramiolas, Brazil Publishing e Piraporiando. Apoio Cultural União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária. Realização da GSC Eventos Especiais. Mais informações em www.flipocos.com ou ligue para (35) 3697 1551.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »