30/03/2022 às 12h06min - Atualizada em 31/03/2022 às 06h20min

Motorista parceira da 99 é homenageada em Campinas

Empresa tem motoristas parceiras retratadas por artistas de seis cidades em espaços públicos  como forma de reflexão da necessidade da representação feminina

SALA DA NOTÍCIA ellen costa

Motorista parceira da 99 é homenageada em Campinas

  •  Empresa tem motoristas parceiras retratadas por artistas de seis cidades em espaços públicos  como forma de reflexão da necessidade da representação feminina
  • Com uma tinta especial, que brilha ao receber luz direta e terá iluminação, intervenção será iluminada e custeada pela 99 por um ano também como melhoria ao bairro
  • Campinas recebe intervenção urbana na Avenida Governador Pedro de Toledo, 910

Campinas, março de 2022 - A cidade de Campinas (SP) recebeu uma obra de arte que homenageia mulheres da cidade, com destaque para as motoristas de aplicativos. A iniciativa é da empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência 99, com criação da agência CP+B do Brasil, cuja finalidade é fomentar a representação feminina nos espaços públicos que, historicamente, dispensa nomes e histórias de mulheres no registro urbano já que, segundo o IBGE (2019) de empresa, personalidades femininas figuram somente em 20% dos nomes de ruas. 

Cleunice Aparecida dos Santos Ribeiro, de 40 anos, é a motorista parceira homenageada em Campinas no movimento #ElasChegamJuntas, sob iniciativa do 99 Mais Mulheres, que tem como objetivo trazer mais segurança, liberdade e autonomia para motoristas parceiras e passageiras. A motorista parceira despertou a vontade de dirigir pelo fato da flexibilidade, pois por ser mãe, consegue acompanhar o filho na escola ou consultas médicas e ainda trabalhar. Ser motorista parceira da 99 proporciona um tempo maior com seu filho. Para ela ser condutora é motivo de gratidão, pois ama o que faz, faz com alegria, prazer e sempre sai de casa pensando: hoje farei um serviço melhor que ontem.

Cleu, como gosta de ser chamada, foi retratada em um painel em Campinas, com uma tinta especial, que brilha ao receber luz direta e terá iluminação custeada pela 99 por um ano também como melhoria ao bairro. A arte foi executada pela arquiteta, artista plástica e muralista, Gislaine Martins, conhecida como Gim, que é mineira e atualmente mora em Campinas, onde concluiu graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Gim gosta de retratar mulheres, abordando temas do cotidiano e do universo feminino. 

Em um levantamento feito pelo IBGE, resultados mostram que apenas 20% das ruas das cidades carregam nomes femininos e somente 35% das CNH expedidas pertencem a mulheres, que são 21,5% entre todas as pessoas que dirigem legalmente por ruas e estradas brasileiras, segundo o Denatran.

Campinas é a penúltima cidade a receber a intervenção urbana, que iniciou com a pintura da motorista parceira da 99, Jaqueline Ramos Silva, em São Paulo. Ao todo, o projeto convidou seis artistas mulheres para retratar motoristas parceiras da plataforma em painéis de arte em seis cidades brasileiras. 

Propositalmente iniciado em 09 de março, o projeto convida à reflexão da necessidade de abordar o tema o ano todo, e não somente no Dia Internacional das Mulheres, lembrado no dia 08 de março. A iniciativa faz parte das ações que a empresa desenvolve de maneira consistente desde 2019, com foco na representatividade feminina e em manter ativa a reflexão sobre a participação das mulheres nos espaços públicos.

A iniciativa, desenvolvida pela 99 e com criação da CP+B, também conta com o Instagrafite, que atua há nove anos no ramo da arte pública, criando e produzindo projetos que conectam marcas ou causas com pessoas pela arte e tecnologia. 

“Em um país ainda marcado pela hegemonia masculina, é fácil imaginar as razões que levam a ocupação como motorista ser tão pouco considerada por mulheres que buscam um ganho para seu sustento. Por considerar a luta pela igualdade de gênero uma bandeira, a ideia de um painel fixo é justamente marcar a importância do empoderamento feminino não apenas no dia 08 de março e sim sobre todos os dias. Por isso, queremos que cada dia mais mulheres assumam as direções de suas vidas e dos seus carros”, diz Juliana Biasi, diretora de Marketing da 99. 

Os painéis irão ocupar espaços públicos em São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). Em São Paulo, a obra já está pronta em uma das empenas do Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como “Minhocão”, um dos pontos mais famosos da capital paulista, por ser uma importante conexão viária da cidade, também frequentado por inúmeras pessoas que buscam lazer aos domingos, e palco já constante de intervenções artísticas. 

 A primeira motorista homenageada no Minhocão, em São Paulo, Jaqueline Ramos Silva é parceira há quatro anos.

 

Ficha Técnica 

Título: Mais Mulheres – Grafites

Agência: CP+B

Cliente: 99

Produto: Institucional

CCO: Marcos Medeiros e André Kassu

Diretora Executiva de Criação: Luciana Cardoso

Diretor de Criação: Thiago Lins

Head of Art: Tiago Pinheiro

Criação: Karen Lopes, Diego Guerhardt, Tirzar Azevedo, Tiago Pinheiro, Robson Marques

RTVC: Moema Porro, Fernando Miranda

Estratégia e Dados: Renata Serafim, Michele Gruc, Lissa Magnago e Luisa Lancellotti

Atendimento: Wilson Negrini, Thiago Barboza, Luccas Pinheiro Sá

Mídia: Andrea Ferreira, Jaqueline Rodrigues Silva, Roberta Duarte, Anderson Oliveira, Luana Brito

Conteúdo: José Diniz, Marcela Calura, Harumy Yamaguchi e Natalia Soares

Projetos: Nathalia Beividas, Fernanda Wolff e Caroline Borges

 

PRODUÇÃO

Ficha Técnica SP

Curadoria e Produção Artística: Instagrafite

Artista: Bea Corradi

Curadoria: Marina Bortoluzzi

Coordenação de Produção e Consultoria: Marina Bortoluzzi e Marcelo Pimentel

Produtora Sênior: Marcela Macário

Produtora de Campo: Amanda Alencar

Assistentes de Pintura: Afolego e André Hulk

Bombeiros: Leon Steeve, Jonathan Henrique e Thiago Silva

Administrativo-financeiro: Loraine Derewlany e Maria Augusta Orofino

Fotografia: Marcelo Pimentel

Produtora de filmagem: CURA

Diretor de filme: Julian Ed

Produção Executiva: André Bernardes

Produtor de filme: Biro

Direção de fotografia: Julian Ed e André Bernardes

1 AC: João Lucas

Logger: Caique Ribeiro

Chefe de Elétrica: Luis Otávio

Chefe de Maquinaria: Júlio Gonçalves

1 ass. Maquinaria: Reinaldo Chijo

Make: Joana Werica

Carro de Câmera: Atoniel Lima

Van de Elétrica: Carlos Eduardo

Van de Equipe: Cláudio Garcia

Aprovação pelo cliente: Juliana Biasi, Erika Aredes, Karinna Reis, Cleber Paradela, Melina Adami e Mariana Araujo.

 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »