29/03/2022 às 14h17min - Atualizada em 31/03/2022 às 06h23min

Como melhorar a produtividade no home office em 5 passos?

O trabalho remoto vai continuar! Engaje seu time mesmo a distância e veja como melhorar a produtividade no home office!

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Um dos maiores receios quanto à continuidade do trabalho remoto segundo um levantamento feito pela Fundação Dom Cabral, Grant Thornton Brasil e Emlyon

Business School é o da perda de convívio com os colegas de trabalho.

De acordo com a análise essa falta de convivência empobrece a qualidade do trabalho e impacta negativamente na criatividade dos colaboradores.

Ao mesmo tempo, nos deparamos com empresas que desejam continuar mantendo o regime de home office e uma crise sanitária que se estende. 

Diante de todos esses desafios, saber como melhorar a produtividade no home office se torna um must do!  

Acha que esse processo é difícil? Pois ele pode ser mais fácil do que imagina! Para descobrir como, confira o passo a passo completo!

Como melhorar a produtividade no home office?

  1. Invista em bons equipamentos

Você já deve ter passado por alguma dificuldade com equipamentos alguma vez na vida. A impressora que para de funcionar no momento importante, o laptop que desliga sozinho, o áudio da chamada de vídeo com baixa qualidade, etc.

Todas essas falhas reduzem a produtividade da equipe. Quinze minutos podem fazer diferença na finalização de um projeto ou no fechamento de um contrato.

Uma das formas de melhorar a produtividade no home office é equipando seus colaboradores com bons equipamentos, softwares, aplicativos e ferramentas de acesso remoto que darão agilidade aos trabalhos.

Um suporte rápido e eficiente também é importante nessas horas. Afinal, imprevistos sempre acontecem e você precisa estar preparado.

 
  1. Capacite sua equipe adequadamente

Não adianta nada ter uma Ferrari e não saber pilotá-la, não é mesmo? Treinar sua equipe é fundamental para melhorar a produtividade no home office na hora da execução dos trabalhos.

A capacitação envolve a explicação das ferramentas, processos e recursos a todos os colaboradores.

Além do treinamento específico, é interessante também ter uma equipe que dialogue com a parte mais social da empresa, buscando o bem-estar dos colaboradores.

Neste sentido, é importante orientar sobre como as pessoas devem lidar com o home office, os tempos de descanso necessários, formas de distrações a serem evitadas e diversos outros fatores que fogem ao trabalho em si, mas que aumentam a produtividade da equipe.

 
  1. Tenha uma cópia de segurança em nuvem dos arquivos 

Pode parecer uma dica simples, mas é fato que muitas empresas não estavam preparadas adequadamente para o home office.

O uso de arquivos físicos para armazenamento de documentos ainda é muito comum. Além de ocupar espaço e recursos que poderiam ser direcionados a outros setores, o acesso a informações fica prejudicado.

Como praticamente todos os processos hoje acontecem digitalmente, a migração e a manutenção dos arquivos em nuvem é primordial para melhorar a produtividade da sua equipe. 

Além disso, o compartilhamento de informações em tempo real proporciona agilidade na tomada de decisões.

Algumas ferramentas permitem que várias pessoas acessem o mesmo arquivo, editando-o, sendo uma forma de interação muito interessante quando envolve processos criativos.

Procure um serviço que se adeque às suas demandas, prestando muita atenção na capacidade de armazenamento e segurança do servidor.

 
  1. Gerencie tempo e pessoas 

Uma preocupação do home office é saber se, de fato, os projetos estão se desenvolvendo de acordo com os prazos estabelecidos e de maneira adequada.

Existem ferramentas que proporcionam aos colaboradores e seus superiores a melhora na gestão dos projetos, o controle do tempo e o mapeamento das pessoas envolvidas.

Muitos trabalhos dependem de várias mãos para serem executados. Por isso, é possível que mais de uma ferramenta seja utilizada na mesma empresa, dependendo da sua especificidade.

Avalie os principais processos do seu negócio e estabeleça pessoas de comando para gerir as equipes. Trace metas possíveis de serem atendidas e gerencie de forma online toda a execução da demanda.

 
  1. Proporcione uma comunicação eficiente

Como as pessoas não estão mais lado a lado fisicamente, a falta de comunicação adequada entre pessoas e diferentes setores da empresa pode ser um gargalo.

Falhas na comunicação podem proporcionar diversos fatores negativos que impactarão seus resultados, sejam eles financeiros ou sociais.

Redução na produtividade, dificuldade em resolução de problemas simples e aumento dos ruídos internos são alguns dos malefícios causados por uma comunicação interna ineficiente.

Invista em ferramentas que sejam simples, seguras e eficientes. Há diversas opções no mercado, sendo a maioria com planos gratuitos.

Há ferramentas de chat, chamadas de voz, videoconferência, apresentação de trabalhos e outras formas de aplicações integradas. Ou seja, uma gama de aplicativos e softwares que irão proporcionar melhorias substanciais na comunicação do seu negócio

É necessário, também, atentar-se para a comunicação mais criativa da empresa. Como o home office distancia as pessoas, passar uma ideia de forma online pode ser difícil.

Por isso, destacamos duas ferramentas da Miro que permitem uma troca de ideias e soluções em tempo real, proporcionando ganho em interação, o que faz melhorar a produtividade no home office.
 

Mapas Mentais

Transmitir uma informação de maneira eficaz pode ser difícil por vários motivos, ainda mais se adicionarmos o fator trabalho a distância a essa equação. 

Saber organizar as ideias para que o processo de aprendizado seja mais eficiente, buscando novas perspectivas e soluções, pode acelerar a produtividade da sua empresa.

E é isso o que os mapas mentais fazem, te ajudam a fazer uma gestão das informações, reduzindo e simplificando tudo que é relevante, visualmente.

Todos os colaboradores podem usar uma ferramenta de mapa mental para ordenar suas ideias antes de uma reunião, para idealizar um projeto ou até mesmo para conduzir uma sessão de brainstorming em grupo, facilitando a comunicação e interação de todos em tempo real.

 

Reuniões engajadoras

Como fazer reuniões online mais engajadas e produtivas? O segredo está nos recursos visuais e nas possibilidades de interação da equipe.

Usando a lousa digital da Miro, seu time conseguirá conduzir reuniões engajadoras que tenham impacto visual, por meio dos diversos templates robustos que já existem na plataforma.

Também será possível proporcionar interação, já que você pode adicionar as pessoas do seu time ao quadro, para que elas interajam em tempo real, votem anonimamente e adicionem suas notas.

Além disso, é possível realizar workshops com convidados externos de forma totalmente colaborativa. Seus clientes saberão quais foram as estratégias e o fluxo de ideias por trás das soluções apresentadas.

Agora você já sabe como melhorar a produtividade no home office: bons equipamentos, capacitação da equipe, arquivos seguros, gerenciamento de tempo e pessoas e comunicação eficiente. Mãos à obra! 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »