31/03/2022 às 10h55min - Atualizada em 31/03/2022 às 12h40min

Dia Mundial da Saúde: Cantina Tia Lina fala sobre os benefícios do consumo de alcachofras

A típica flor, comum também em São Roque/SP, possui uma ampla variedade de vitaminas e minerais

SALA DA NOTÍCIA Guto Baptista
@cantinatialina
Divulgação
No dia 07 de abril se comemora o Dia Mundial da Saúde, essa data foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização sobre esse tema.
A população brasileira está consumindo a cada dia mais alimentos processados, é o que mostra o estudo do Datafolha, encomendado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Mas existem alimentos que apresentam uma série de benefícios para a saúde, como as alcachofras.
A Alcachofra é uma excelente aliada contra diversos problemas de saúde e como a maioria das outras verduras, a alcachofra é composta principalmente de água e fibras, o que ajuda a estimular o intestino para um bom funcionamento. Pode ser consumida de diversas maneiras, como em salada cozida ou crua, chá, in natura e em diversas receitas.
A flor possui uma variedade de vitaminas e é fonte de sais minerais, entre os quais estão sódio, potássio, fósforo e cálcio, além da vitamina K, que é considerada útil na prevenção da osteoporose. E os benefícios não param por aí, o alimento ainda ajuda na proteção da visão e na cura de doenças do fígado e por possuir poucas calorias é benéfico para o colesterol e pressão arterial.
A Chef Carol Góes da Cantina Tia Lina é especialista na iguaria tipicamente italiana, mas que também é plantada em São Roque, e segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a cidade é uma das maiores produtoras do Brasil.
A Cantina Tia Lina é referência na região em Alcachofra, durante o dia os visitantes podem encontras diversos pratos com a iguaria, como: Coração de Alcachofra, Mini Pastéis de Alcachofra, Fundo de Alcachofra à milanesa, ao Sugo e a Alho e Óleo, Saladas e diversas massa com Alcachofras, como o carro chef da casa, Rondelli de Quatro Queijos com Alcachofra. E durante a Temporada de Alcachofra que acontece entre os meses de setembro e outubro a Chef Carol desenvolve pratos originais com a flor.
Além dos deliciosos pratos, os visitantes podem encontrar uma variedade de alcachofras no empório da cantina, incluindo patês, antepastos e até mesmo a flor in natura.  “Cuide sempre da sua saúde e da sua alimentação, venha apreciar uma boa gastronomia com sabores únicos e saudáveis”, finaliza Carol Góes.
Um dos pratos mais pedidos da Cantina Tia Lina, têm a flor como acompanhante:
Rondelli 4 queijos com alcachofras
Ingredientes:
1 kg de postas de Rondelli
1 kg molho de tomate ao sugo
1 kg molho Bechamel
1 kg de fundo de alcachofras (pode ser congeladas) ou 15 alcachofras em natura.
200 gramas de mussarela ralada
50 gramas de provolone
50 gramas de parmesão
100 gramas de requeijão
4 litros de água
½ xicara de vinagre
½ cálice de vinho branco
½ xicara de óleo
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de alho picado
1 colher de salsinha
1 colher de sobremesa de orégano
2 colheres de sobremesa de sal
Modo de preparo:
Com uma faca afiada limpar as alcachofras tirando os fundos, colocando as em água com vinagre para não oxidarem. Em seguida colocar os fundos das alcachofras para cozinhar em 2 litros de água quente, meio cálice de vinho branco e 1 colher de sal, contar 5 minutos após abrir fervura e tirar do fogo, escorrer e esfria – lós. Após o esfriamento cortar os fundos de alcachofras em cubos e reserva lós.
Em uma panela refogue a cebola com o óleo, adicionar as alcachofras, salsinha, orégano e sal e reservá-los.
Montagem do Rondelli:
Em duas travessas refrataria de mais ou menos 30 cm de comprimento e 25 cm de largura, coloque 2 conchas de molho de tomate, disponha sobre esse molho o rondelli cortado em postas, cubra com o refogado de alcachofras, em seguida cubra as alcachofras com molho bechamel misturado ao requeijão, polvilhe com os queijos e leve ao forno para gratinar durante 20 minutos em forno a 250º.
Sobre a Cantina Tia Lina:
Fundada em 1999, pela filha de italianos, Lina Sgueglia Góes, a Cantina Tia Lina, oferece pratos típicos da cultura italiana, num aconchegante ambiente familiar, localizado no km 10 da Estrada do Vinho em São Roque. Todo o seu cardápio é produzido com muito carinho e ingredientes frescos, sendo o acompanhamento perfeito para boas conversas. Além disso, o restaurante conta com um Empório, onde é possível encontrar diversos produtos, como patês, geleias, massas e assados do menu congelados e grande variedade de rótulos importados, devido à parceria com a Grand Cru, maior importadora e distribuidora de vinhos da América Latina.
Informações para a imprensa:
Yago Novaes (11) 97514-5826 yago@afontecomunica.com.br
Roberta Santo (11) 97152-2110 roberta@afontecomunica.com.br
Logotipo    Descrição gerada automaticamente

Logotipo Descrição gerada automaticamente



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »