31/03/2022 às 15h02min - Atualizada em 31/03/2022 às 16h51min

Alimentação Consciente Brasil promove capacitação com profissionais da rede municipal de ensino de Niterói

Programa, que já capacitou mais de 300 merendeiras, impactou mais de 50 mil pessoas e 2,4 milhões de refeições à base de vegetais no município

SALA DA NOTÍCIA Jennifer Koppe

O programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), desenvolvido pela organização Mercy For Animals (MFA), promoveu em Niterói (RJ), nos dias 28 e 29 de março, uma capacitação para novos profissionais da rede municipal escolar, que receberam um treinamento sobre saúde, sustentabilidade e culinária. 

O conteúdo desenvolvido aborda a relação das escolhas alimentares na saúde das pessoas e no meio ambiente e um treinamento prático de culinária à base de vegetais. Algumas das receitas que serão ensinadas são grão-de-bico atolado e estrogonofe de legumes com creme de leite de inhame - sugestões que resgatam a memória afetiva, mas com versões saudáveis, sustentáveis e cheias de sabor.

Foram capacitados 60 profissionais de cozinha da rede municipal da cidade. Cada participante recebeu um caderno de receitas elaborado pelo ACB para poder executar as receitas nas escolas.

Desde 2018, o programa é executado em cerca de 90 escolas do município, já capacitou mais de 300 merendeiras e impactou mais de 50 mil pessoas e 2,4 milhões de refeições. Ao longo desses anos, o ACB ajudou a rede municipal a aumentar a diversidade de receitas à base de vegetais ofertadas e também incentivou a aquisição de insumos que não faziam parte do cardápio escolar, como grão-de-bico e feijão-branco.

Essas são conquistas importantes para que estudantes tenham acesso a uma gama maior de alimentos que, além de saudáveis, são produzidos de forma mais justa com o planeta, como recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (2014).

Entre os impactos ambientais estimados desde o início da parceria estão cerca de:

  • mais de 700 campos de futebol de terra preservados;

  • mais de 11 milhões de litros de água potável economizados;

  • mais de 2 mil toneladas de CO2 não emitidos.

O programa Alimentação Consciente Brasil 

Criado para atender às demandas e necessidades de instituições públicas que servem refeições em larga escala, o ACB promove treinamentos teóricos em educação nutricional e ambiental e treinamentos práticos em culinária à base de vegetais para nutricionistas, equipes pedagógicas e profissionais de cozinha, incentiva o preparo de receitas adequadas aos insumos licitados e infraestrutura das cozinhas das escolas ou restaurantes populares e auxilia na adequação do cardápio às resoluções que as instituições devem seguir, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ou o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Com ele, estados e municípios promovem a Agenda 2030 da ONU em seu território, impactando direta e indiretamente na promoção de 12 dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além de nutricionistas e profissionais de cozinha, todas as outras pessoas envolvidas no processo de implantação do programa, como parte das equipes pedagógicas, no caso de escolas, também recebem treinamento e materiais de suporte impressos e on-line para apoiar uma implementação de sucesso a longo prazo com estudantes. Tudo isso sem qualquer custo à instituição parceira.

Com esses treinamentos, o objetivo do programa é possibilitar a substituição de pelo menos 20% de ingredientes de origem animal por vegetais, o que equivale ao cardápio de um dia da semana, mas que também pode ser referente a refeições alternadas ao longo da semana.

Sobre a MFA

Fundada há mais de 20 anos nos Estados Unidos e presente no Brasil desde 2015, a Mercy For Animals (MFA) é uma das principais organizações sem fins lucrativos do mundo dedicada a combater a exploração de animais para consumo, especialmente em fazendas industriais e na indústria da pesca. A MFA trabalha para transformar o atual sistema alimentar e substituí-lo por um modelo que seja mais compassivo com os animais e garanta um futuro melhor para o planeta e todos que o habitam. Atualmente, a Mercy For Animals também opera em outros países da América Latina, no Canadá e na Índia.

Para mais informações sobre a organização, acesse www.mercyforanimals.org.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »