24/06/2022 às 16h48min - Atualizada em 25/06/2022 às 16h41min

Você sabia que alguns hábitos contribuem no desenvolvimento lógico das crianças?

Veja 5 atividades que podem ajudar na aprendizagem de matemática e no raciocínio infantil

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Mello
 

Veja 5 atividades que podem ajudar na aprendizagem de matemática e desenvolvimento lógico das crianças

 

Apesar de ser conhecida como um dos principais desafios e obstáculos no ensino das crianças e dos adolescentes, a matemática, ensinada corretamente desde a alfabetização, está diretamente relacionada ao desenvolvimento do raciocínio lógico. Mesmo utilizando de diferentes métodos, pais e professores lutam  para atrair a atenção dos pequenos, tentando gerar mais interesse deles pela disciplina.

 

Pensando nisso,  Eduarda Alves, psicóloga especialista em neurociência e responsável pela Atenção Pedagógica da Smartick Brasil, separou algumas dicas de atividades simples que podem ajudar no desenvolvimento de habilidades matemáticas, além de aprimorar o universo lúdico e de entretenimento dos pequenos.  Confira:

 

1 - Quebra-cabeça

Com várias opções de peças e tamanhos, um dos principais jogos para crianças, o quebra-cabeça além de desenvolver as aptidões visuais também é um importante aliado para estimular o raciocínio lógico. Trabalhando a agilidade mental, a criatividade, o raciocínio e a concentração, a atividade pode ser bem divertida e é indicada para várias idades, já que consegue acompanhar o progresso individual de cada um.

 

2- Sudoku

Uma versão oriental de um quebra cabeça que mistura raciocínio lógico com matemática, o Sudoku é um jogo individual que pode ser um divertido passatempo. O objetivo é completar espaços utilizando números que vão de 1 a 9, sem repeti-los em uma mesma coluna, grade ou linha. Esse é um jogo que, além de trabalhar muito a lógica, pode ser usado também para aprimorar o foco, o planejamento e a agilidade. Vale lembrar que, assim como nos quebra cabeças, o nível de dificuldade vai variando de acordo com a experiência do jogador.

 

3 - Blocos de montar

Abordando geometria e principalmente criatividade, os blocos de montar são ótimas ferramentas para ensinar matemática para crianças. Ao construir estruturas cada vez mais complexas, os pequenos estimulam a noção de proporção, cálculos,  além de se depararem com explicações mais visuais sobre formas e equilíbrio.

 

4- Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro são outras atividades que podem auxiliar muito no processo de aprendizagem das crianças. Alguns clássicos como Banco Imobiliário, além de ajudar no raciocínio lógico e estratégico das crianças, também estimulam a noção de valores e como lidar com dinheiro. Outro ponto importante é que jogos de tabuleiros despertam o interesse pela disciplina a partir do entretenimento, mostrando que aprender pode ser divertido.

 

5 - Sites e aplicativos

Os aplicativos já são uma realidade na vida de muitas crianças e podem ser importantes aliados no ensino da matemática através de atividades interativas. Método de aprendizagem de matemática para crianças de 4 a 14 anos, a Smartick é um exemplo de plataforma que utiliza a inteligência artificial para desenvolver a aprendizagem de forma individual, personalizada e adaptada a todos os níveis de habilidades da disciplina. Os exercícios (atrelados a jogos e brincadeiras digitais) duram cerca de 15 minutos diários e os dados apresentam uma melhora significativa no desenvolvimento das habilidades dos pequenos.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »