29/06/2022 às 12h00min - Atualizada em 30/06/2022 às 06h20min

Lentes de contato dental: Mais do que estética, elas ajudam na reabilitação oral

Dra. Kátia Blume fala sobre a importância das lentes como um todo e quais cuidados são necessários antes e pós colocação

SALA DA NOTÍCIA Márcia Stival Assessoria
Freepik
Ter um sorriso bonito é uma necessidade para muitas pessoas. Existem diversos tratamentos estéticos que podem nos ajudar a realizar esse desejo, como as lentes de contato dental, que viraram moda não só entre famosos, mas para toda a população.

No entanto, de acordo com a Dra. Kátia Blume, cirurgiã dentista especialista em odontologia estética, as lentes de contato dental vão além da aparência. “Claro que elas auxiliam na autoestima, melhorando relacionamentos, vida profissional e conquistas, a partir do momento que não se tem vergonha ao sorrir, mas com as lentes é possível reestabelecer função mastigatória e ajuda a aliviar dores na articulação”, declarou ela. 

Em pacientes com bruxismo severo, que perderam estrutura do dente, há o acréscimo estratégico de resina para aumentar a dimensão vertical perdida, além de devolver guias caninos para proteger de futuro bruxismo. “As resinas são muito resistentes e estudos comprovam a sua durabilidade e eficiência tanto para fins estéticos quanto para reestabelecer função”, explica a especialista.

O cuidado prévio se dá em uma avaliação se as gengivas estão saudáveis. “Não pode ter doença periodontal, se tiver algum tipo de gengivite ou periodontal, a gente faz uma limpeza prévia. Caso os dentes estejam com cárie, a gente também faz o tratamento prévio nesses dentes, junto com a lente.”

A cirurgiã dentista afirma que não há a necessidade de os dentes estarem completamente retos e alinhados ou fazer o clareamento, já que todas essas questões serão melhoradas com o uso da lente.

Segundo Blume, também é possível colocar as lentes sobre a prótese ou prótese fixa. “Se elas estiverem bem adaptadas, a gente não precisa trocar a prótese, podemos fazer sobre elas, o que é uma grande vantagem porque antigamente precisávamos remover essa prótese e fazer tudo de novo”, expõe ela.

Já os cuidados pós a colocação das lentes dentais, são poucos. “Eu sempre falo que é vida normal, pode comer tudo normal, comer maçã, qualquer tipo de alimento, tomar vinho, bebidas escuras. Só é necessário fazer uma revisão a cada seis meses, fazer um polimento, uma limpeza de todos os dentes para preservação da saúde bucal.”, finalizou Dra. Kátia.

Dra. Kátia Blume é cirurgiã dentista especialista em odontologia estética – lentes de contato em resina. Formada em Odontologia no ano de 2008 pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, especializada em próteses com ênfase em lentes de contato; Atualizações: Curso de Harmonização Facial Avançada (Dentalshop), Curso Facetas Estéticas de Lentes de Contato (IEAPOM) e de Implantes e harmonização; Idealizadora do curso “Ao Inimaginável”, onde ensina os colegas dentistas a terem sucesso na profissão.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »