01/08/2022 às 08h29min - Atualizada em 01/08/2022 às 09h52min

Focar em curtidas ou focar em fãs?

A resposta é simples: fãs! As curtidas são uma faca de dois gumes para quem gosta de comprar seguidores, visto que, acabam delatando o real engajamento do perfil. Já com os fãs, a segmentação é certeira!

SALA DA NOTÍCIA Camila Mateiro - New Music Brasil
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New Music Brasil
 

Afinal, focar em curtidas é uma boa estratégia? Sim e não. As curtidas realmente mostram para a plataforma, seja ela Instagram, TikTok, YouTube, dentre outras, que aquele post ou vídeo está em alta e deve ser mostrado para todo mundo.

 

Contudo, se você é uma pessoa que costuma comprar seguidores nas redes sociais ou trocar curtidas em um grupos de engajamentos, o que parece ser uma boa estratégia, acaba detonando com a entrega dos seus conteúdos para quem realmente te acompanha. 

 

Sim, quando vemos um perfil com uma quantia alta de seguidores e entramos nas fotos curtidas e vemos no máximo 10, é um sinal de alerta de que essa pessoa comprou seguidores e esse comportamento é, geralmente, banido dos engajamentos orgânicos que a plataforma oferece. 

 

Portanto, a maneira mais eficaz de manter o engajamento no seu perfil é focar nos fãs e não nas curtidas! Como assim? É sobre isso que, nós da New Music Brasil, vamos te explicar neste post!

 

Focar nos fãs é uma das estratégias de marketing digital que mais dão certo. São eles os responsáveis por divulgar o seu material para diferentes pessoas de maneira totalmente orgânica. 

 

Pensa conosco, qual desses dois exemplos é melhor visto em seu perfil:

 

1. Cinco mil curtidas de perfis aleatórios que foram gerados através de grupos de engajamento e são de um público totalmente diferente do seu;

 

Ou 

 

2. Mil fãs que irão não apenas comentar no seu conteúdo, mas compartilhá-lo, criando vídeos, montagens, mostrar para outras pessoas que se encaixam em seu público-alvo, dentre outros.

 

A resposta é bem simples: músico, pare de focar em curtidas e foque no relacionamento com os seus fãs!

Por que os fãs são tão importantes? 

 

Montar uma fanbase, irá garantir que o seu conteúdo sempre seja compartilhado, visto e consumido. O seu fã se encarregará de panfletar a música, levando a mais gente que faz parte do seu público-alvo. Um público que faz sentido, que irá gostar de te ouvir e, por consequência, irá te engajar.

 

Vamos pegar os fãs do cantor paulista Jão como um claro exemplo. A fanbase do artista se chama Alcateia ou Lober. Começamos com um dos pontos principais: eles irão se chamar por um nomes que tenha a ver artisticamente com o cantor. Outros exemplos são os Anitters, fãs da Anitta, Lovatics, fãs da Demi Lovato, Army, fãs dos coreanos BTS, dentre outros. 

 

Esses tipos de nomes não ocorrem apenas no mundo da música, mas também em outras culturas pop como, filmes, livros, dentre outros. Esses nomes inventados irão despertar uma curiosidade em quem está lendo pela primeira vez e não se sabe do que se trata. Logo, ao buscar pelo nome, encontrará o artista por trás de todo esse fandom. 

 

Os fãs são considerados os embaixadores da sua marca. Que conceito doido é esse New Music? Sim, os fãs são os embaixadores oficiais do seu projeto. São eles que irão defendê-lo das críticas na internet, que irão comprar ingressos para os shows, produtos exclusivos, mídia física como, CD e DVD, e, inclusive, divulgar edições nas redes sociais. 

 

E tudo isso você consegue organicamente. Você não precisa pagar ninguém para montar um fã clube seu nas redes sociais, basta apenas estar em contato com diversas pessoas ao ponto de gostarem tanto do que você produz, que começarão a buscar outros fãs da sua música para montarem um grupo. 

 

Em outras palavras, o fã é um dos seus maiores investidores. Ele não apenas irá investir dinheiro, mas também irá investir o seu tempo. Inclusive, confeccionando presentes como grandes cartazes que te esperarão nos aeroportos e longas cartas com declarações decoradas. 

 

Tendo esse conceito bem pontuado, vamos então ao que você já deve estar se perguntando.

 

Afinal, como eu conquisto fãs para montar um fã clube?

 

A resposta é simples e direta: conversando com potenciais fãs nas redes sociais! Engaje o seu perfil comentando e conversando diretamente com o seu público-alvo, que serão eles que irão despertar o interesse em te seguir e se tornar fãs. 

 

Separamos cinco práticas infalíveis para conquistar o seu fã clube, confira!

 

1. Crie conteúdos atuais e responda todos os comentários

2. Responda as DMs e converse com os seus seguidores; 

3. Faça lives e interaja ao vivo com todos que estejam assistindo; 

4. Sempre que possa, abra a caixinha de perguntas

5. Segmente o seu conteúdo para o seu público-alvo correto

 

O último ponto é crucial para o início de tudo. Achamos que por a música não ter engajado, automaticamente ela é ruim. Mas, na verdade, ela apenas está segmentada para o público-alvo equivocado. Portanto, tenha muito bem definido o seu público e a sua persona



 

Chegamos ao final de mais uma jornada pelo ecossistema musical. Aprenda tudo sobre distribuição digital musical, marketing digital musical e muito mais no Blog da New Music. 

 

Te vemos no próximo?


 
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