01/08/2022 às 16h35min - Atualizada em 01/08/2022 às 20h42min

EMPRESA LANÇA FERRAMENTA QUE TRADUZ BULAS DE REMÉDIOS PARA OS SURDOS

Desenvolvido pela empresa brasileira Helpvox Connect, o Sign Help permite que a comunidade surda tenha acesso às informações em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

SALA DA NOTÍCIA Keyla Assunção
Assunção Comunicação
Divulgação

Diariamente, os surdos se deparam com infinitas dificuldades na comunicação devido à falta de acessibilidade. Um dos maiores desafios para essas pessoas é o entendimento do que vem escrito nas bulas de remédios. Boa parte da comunidade surda não aprendeu ou compreende muito pouco a língua portuguesa e utiliza diariamente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar. Desta forma, o oferecimento de Libras é imprescindível para a compreensão do medicamento que está sendo consumido.

 Diante desse cenário preocupante, a empresa brasileira Helpvox Connect - que desenvolve produtos com alta tecnologia voltados à inclusão e acessibilidade para a comunidade surda - criou o Sign Help. Trata-se de uma ferramenta eficaz de tradução de texto para Libras por meio de um QR Code que - ao ser inserido nas bulas dos medicamentos - basta que seja escaneado e automaticamente abrirá um vídeo explicativo sobre o produto em Libras.

De acordo com Cleber Santos, CEO do Helpvox Connect, a ferramenta permite às pessoas independência para consumirem os produtos de forma correta e com total segurança. "Atualmente, os surdos compram seus medicamentos, mas precisam do auxílio de outra pessoa para o entendimento das bulas. O Sign Help tem um papel fundamental na solução dessa barreira de comunicação. Estamos confiantes de que o mercado farmacêutico entenderá o quanto a comunidade surda precisa ser respeitada quanto aos seus direitos de saber exatamente o que está sendo ingerido, evitando problemas de saúde" , diz o CEO.

O Sign Help também está disponível para ser inserido em manuais de eletrodomésticos, por exemplo, bem como rótulos e embalagens de produtos em geral.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »