03/08/2022 às 14h50min - Atualizada em 04/08/2022 às 00h41min

Mais de oito mil jovens foram beneficiados pelo Programa de Aprendizagem no Paraná em 2022

Número de jovens aprendizes atendidos pelo CIEE/PR entre janeiro e junho deste ano é 23% superior ao mesmo período de 2021

SALA DA NOTÍCIA Aline Benassi
Central Press
divulgação

Aprendiz do curso de Serviços de Caixa, Guilherme Barbosa concluiu o Programa de Aprendizagem do CIEE/PR e foi recentemente efetivado em uma empresa de varejo atacadista, em Curitiba (PR). Para o jovem, a participação no programa foi decisiva para a inserção no mundo do trabalho. “Foi muito importante para a minha efetivação. Acredito que todo jovem deveria ter essa vivência, especialmente aqueles que estão tendo a primeira experiência no mercado de trabalho”, destaca. 

Guilherme é um dos milhares de jovens impactados positivamente pelo Programa de Aprendizagem, desenvolvido pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), e que somente entre janeiro e junho de 2022 beneficiou mais de oito mil estudantes do estado. O número é 23% superior ao registrado no mesmo período de 2021, quando a entidade atendeu 7.061 jovens aprendizes. 

“Em 2022, o CIEE/PR tem atuado mensalmente com cerca de cinco mil jovens aprendizes em todo estado. Um número extremamente positivo, ainda mais se considerarmos que a aprendizagem transforma tanto a vida do adolescente/jovem, como de suas famílias e da comunidade, por meio do conhecimento e da geração de renda. O programa possibilita a inserção do participante no mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que assegura a permanência na escola, uma vez que a frequência nas aulas é um dos requisitos do programa, sem contar com a inegável importância do apoio da nossa equipe multidisciplinar, diferencial dos programas de aprendizagem. Esse é o Brasil que dá certo!”, afirma a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania do CIEE/PR, Simone Paulin.

Capacitação teórica e prática

O Programa de Aprendizagem promove a formação ampla para o estudante, aliando a capacitação teórica com a prática nas empresas, por meio de um contrato especial com vínculo empregatício de prazo determinado. Em sala de aula, as disciplinas específicas dos cursos são divididas em módulos relacionados com diversos temas.

O programa desenvolvido em todo o estado do Paraná oferta cursos nas áreas de Serviços Administrativos, Produção Industrial; Comércio e Varejo; Varejo e Supermercado e Telesserviços/Telemarketing; Agronegócio e é destinado a adolescentes e jovens estudantes com idades entre 14 e 24 anos — ou pessoas com deficiência (PCD) de qualquer faixa etária — que estejam cursando os últimos anos do Ensino Fundamental, Médio ou Superior de instituição pública ou bolsista de instituição privada e que atende prioritariamente, mas não exclusivamente, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »